Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 12 de março de 2011

Pregador Aprovado

Pregador Aprovado
Conjuro – te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. II Tm 4.1 e 2.

O pregador é aquele que ensina a palavra de Deus em todo o tempo oportuno tendo como objetivos; combater com argumentos ( lembremos que só combatemos com os inimigos e eles são: carne, mundo e satanás. E ambos tem como objetivo a transgressão do ser humano), repreender e exortar ( encorajar) com bondade, paciência e com a autenticidade da verdade, isto é, doutrina.
I – Missão do Pregador
O pregador tem como missão expor a Palavra de Deus. Lembremos que estilos são próprios de pessoas, mas pregar a palavra é dever de todo cristão. Haverá momentos que o pregador focalizará em uma mesma coisa, por que os pontos essenciais são os mesmos.
O pregador deverá preferir discursos verdadeiros e simples em lugar de discursos elegantes e mentirosos. Levando também em conta as imitações, seja sempre você mesmo do que o excelente imitador de grandes pregadores. A nossa missão é expor a palavra de Deus e isto deve ser feito com prudência e com espiritualidade.
O pregador ao exercer a sua missão inicial alcançará os frutos com isto suje uma nova etapa no ministério do pregador a de discipular, isto é a de fazer discípulos.
II – Cuidados que o Pregador deve ter
Dentre muitos cuidados, em primeiro o pregador aprovado deverá zelar da própria pessoa, como cristão; desenvolvendo a leitura da bíblia, orando constantemente e jejuando. Também cuidados físicos como zelar da saúde.
O pregador deverá ter prioridade para com a sua família, assim como escreve o apóstolo Paulo se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família negou a fé e é pior do que o infiel ( I Tm 5.8).
Em terceiro é necessário que o pregador cuide do rebanho de Jesus.
III – O Pregador Aprovado é Disciplinado
Em primeiro lugar devemos saber se somos disciplinados e para isto é necessário levar em conta algumas perguntas básicas.
• Você tem objetivo ou metas futuras?
• Você age por impulso?
• Você muda de metas antes mesmo que a mesma se conclua?
• Você não é flexível a planos definidos?
Lembremos que uma pessoa disciplinada possui controle sobre o tempo, sobre a tecnologia, sobre amigos, sobre dinheiro, sobre comida em suma sobre tudo que queira retira a pessoa de Cristo de nós.
Concluiremos com Gregório que disse: Devemos ser como galo. Antes de cantar, ele bate as asas e se golpeia com elas para ficar mais vigilante. Semelhantemente, os pregadores, quando estão para proclamar a Palavra de Deus em público, primeiramente devem exercitar-se na devoção espiritual. E também com Jerônimo: quando estiver pregando na igreja, não comova excitadamente o povo com um grito, mas faça com que ele cresça aos poucos, porque as lágrimas dos seus ouvintes tenderão para um verdadeiro louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário