Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ressurreição Vitória sobre Obstáculos

Texto: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá... e dito isso, partiu e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O mestre está aqui e chama-te. Jo 11.25,28.

I – Lições do texto

1- Jesus é superior as superstições. (v.17)

Para os judeus em suas crenças populares, acreditavam que a alma do individuo ficava perambulando durante três dias. Para combater esta superstição o Senhor Jesus esperou o quarto dia, isto para que nenhum judeu duvidasse da ressurreição. Portanto as superstições são crenças sobre relações de causa e efeito que não se adequam à lógica formal, ou seja, são contrárias à racionalidade; como a crença comum, no Brasil, de que quebrar um espelho causa sete anos de azar. As superstições, não fundamentadas ou assentadas de maneira irracional no ser humano, podem estar baseadas em tradições populares, normalmente relacionadas com o pensamento mágico. O supersticioso acredita que certas ações (voluntárias ou não) tais como rezas, curas, conjuros, feitiços, maldições ou outros rituais, podem influenciar de maneira transcendental sua vida. A superstição é a abertura para a idolatria. A primeira lição do texto é que a nossa esperança no milagre deverá focar em Jesus e não em superstições.

2- Devemos esperar no tempo de Deus (v.17)

No tempo do homem as necessidades falam mais alto, com isto queremos antecipar a vitória, mas devemos esperar na hora de Deus. Seria basicamente o Salmo 40, esperei com paciência no Senhor. O nosso tempo seria o já, o agora, mas o de Deus é no tempo certo. Por isso Jesus chegou no quarto dia. Isto é o tempo de Deus. A segunda lição do texto é esperar o tempo de Deus.

3- Com Cristo presente o milagre é certo (v.28)

Na presença de Jesus quatro milagres acontece, primeiro; há providência, segundo; há proteção, terceiro; há descanso e quarto há libertação de enfermidades e de demônios. Com a chegada de Jesus, logo Lázaro ressuscitaria. A terceira lição do texto é estar com Cristo.

4- Jesus estar a nos chamar (v.28)

A nossa vida tem um propósito, glorificar a Deus. Cada crente é chamado para produzir frutos e quando damos frutos as evidências se manifestam, a saber sermos instrumentos de milagres da parte de Deus. A quarta lição do texto é ouvir o chamado.

5- No caminho para o milagre devemos vencer os obstáculos (vv. 7-16, 21-37, 38 - 41)

Antes da ressurreição de Lázaro o Senhor Jesus teve que vencer os seguintes obstáculos: primeiro; o medo dos discípulos, segundo; a incredulidade das irmãs de Lázaro e dos judeus e terceiro, a pedra. A quinta lição do texto é não desistir em meio aos obstáculos.

II – Os tipos de Ressurreição

A ressurreição é analizada de duas formas, como milagre e como o início do processo eterno.

1- Ressurreição de mortos

Trata-se da ressurreição de pessoas que por ação de Deus retornaram a vida. Exemplo: Lázaro, o filho da viúva de Naim ...

2- Ressurreição dentre mortos

Esta compreende cada uma por sua ordem a iniciar por Cristo, aos que ressuscitaram por ocasião da ressurreição do Senhor Jesus, aos que serão ressuscitados no arrebatamento, as duas testemunhas e os mártires da Grande Tribulação.

3- Ressurreição dos mortos

O tipo de ressurreição que é abrangente. Em sentido figurado muitos estão mortos espiritualmente e para isto é necessário que reavivamos. Portanto leiamos mais a bíblia, oremos mais e nos consagremos para Deus e para que o mesmo seja louvado em nós. Ressuscite em nome de Jesus.

Um comentário:

  1. "esperei com paciência no Senhor."
    Concordo plenamente, ás vezes mesmo que não seja por motivos de necessidade, procuramos com sede aquilo que desejamos, eis onde a maioria dos homens erram , pois nem tudo que nós queremos é o que devemos ter... E se formos merecedores , Deus em seu tempo preparará !

    - Prof. Ótimo blog! Já estou seguindo ! Muito sucesso! (:

    ResponderExcluir