Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 12 de abril de 2011

Um Panorama Histórico da Igreja em Atos dos Apóstolos

Texto: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria a até os confins da terra. At 1.8.

O texto áureo do livro de Atos, expressa a missão da igreja que é ao mesmo tempo o motivo da existência da mesma, proclamar o evangelho do Senhor Jesus. Lembrando que quando somos obedientes a esta tarefa colheremos os frutos da colheita. A obra deveria ser iniciada em Jerusalém, e dar continuidade até os confins da terra. A igreja local possui seus limites em conquistar todas as nações, porém Deus tem levantado o seu exército em toda parte da humanidade, até mesmos em países não laicos a porta da salvação tem sido anunciada e vidas salvas sendo assim concretizada a obra com a abertura de novas congregações.

I – Conteúdos do livro de Atos

O livro de Atos se resume em três partes básicas, sendo que cada uma delas possui uma abrangência histórica com fatos marcantes para a organização da Igreja.

1- Eventos Pré – Pentecostais

No capítulo um de Atos, notaremos o último discurso de Jesus para com os seus discípulos, a ascensão de Jesus e a escolha de Matias para compor o colégio apostólico, estes fatos marcam a primeira parte do livro de Atos. É importante salutar a mensagem dos anjos a respeito do retorno do Senhor Jesus. Concluímos que a doutrina escatológica é ensinada nos primeiros momentos do livro de Atos.

2- Eventos Pentecostais

No capítulo dois de Atos, notaremos a inauguração da igreja com a descida do Espírito Santo. No primeiro versículo deste capítulo o evangelista Lucas em seu estilo histórico de narrar os fatos nos ensina a maneira de recebermos o batismo com o Espírito Santo, notemos a citação descritiva estavam reunidos em um mesmo lugar, isto nos ensina que não devemos está só reunidos, mas em especial unidos. O batismo com o Espírito Santo é o revestimento de poder que nos introduz numa nova dimensão com a seguinte evidência o falar noutras ínguas.

3- Eventos Missionários

Período de proclamação do evangelho. A salvação era anunciada pala igreja. Neste período nomes importantes apareceram no cenário histórico da Igreja, por exemplo: Paulo e Barnabé.

II – Colunas da Igreja de Atos

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2.42).

1- Doutrina dos apóstolos

Os apóstolos deram continuidade aos ensinamentos de Jesus, com isto a doutrina dos apóstolos trata se do que eles receberam do Senhor. Doutrina fala se de ensino transformativo, isto é, passamos a vivenciar novas práticas. Práticas cristãs em que o amor deixa de ser um simples sentimento e passa a ser motivo de ações frutíferas.

2- Comunhão

O termo no seu original se define como participação e integração. A igreja primitiva vivenciava a necessidade de cada irmão, com isto participavam de suas dores e alegrias e se integravam no propósito de serem um como Jesus e o Pai.

3- No partir do pão

Indica que a igreja se alimentava em conjunto. Podendo descrever o suprir das necessidades de um para com os outros.

4- Nas Orações

Você está tendo dificuldade para orar? Você quando dobra os joelhos para um momento de oração percebe que não possui motivos para realizar um clamor? Se sim ou não segue aqui algumas dicas para você avivar o seu momento diário com Deus. A oração é além de tudo um diálogo entre o cristão e Deus. Quando oramos demonstramos o nosso reconhecimento para com Deus como o nosso provedor, sustentador, pai, conselheiro, pastor...

Porém por se tratar de uma atividade para o enlevo espiritual do cristão e aproximação para com Deus quatro inimigos se apresentam para impedir este diálogo. Os inimigos são; pressa – para com o tempo, gasto em oração e pressa para com o tempo em receber o que foi pedido em oração; desânimo – a perca de ânimos é notável em uma sociedade materialista; distração – é interessante como crianças, celulares e os pensamentos consegue tirar a nossa atenção; e cansaço - por termos uma vida diária cheia de compromissos a oração é deixada para o último instante do dia, sabe o que resta? o cansaço. Vença os inimigos da oração, pondo em prática a oração.

Veja os motivos que você tem para orar diariamente;

1. Antes de tudo seja grato a Deus pelo o que Ele tem realizado e também pelas promessas que irão se cumprir em sua vida e de todos os que você ama.

2. Apresente as suas necessidades diante de Deus.

3. Apresente as necessidades da sua família.

4. Apresente as necessidades da sua sociedade no contexto; cidade, estado e país.

5. Apresente as pessoas que estão perecendo sem salvação.

6. Apresente as autoridades; política, legislativa e judiciária.

7. Clame por uma igreja unida, crescente e avivada.

Com estes sete motivos de oração acredito que a sua vida devocional não será mais a mesma e você desfrutará neste pouco de tempo que temos um grande avivamento da parte de Deus para as nossas vidas.

Em suma a igreja em Atos dispunha de três temas notórios, a saber, era dependente do Espírito Santo, possuía uma paixão pelas almas e era compromissada com a comunhão. Que a igreja de hoje tenha estes mesmos princípios de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário