Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 12 de abril de 2011

Igreja, o povo de Deus

Texto:pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mt 16.18 O termo igreja deriva se da palavra grega ekklesia, que tem por significado assembléia pública. O termo aparece no Novo Testamento, quando Jesus disse que edificaria a sua igreja. A doutrina que estuda a igreja é conhecida como eclesiologia, sendo que esta doutrina expõe diferença entre igreja local (visível) e igreja universal (invisível). A igreja invisível se caracteriza por todos que receberam a Jesus como único Salvador, já a visível trata se do grupo local de irmãos que se reúnem para adorarem a pessoa do Senhor Jesus.


I – Verdades sobre a Igreja

1- A igreja possui autoridade.

Autoridade quer dizer direito ou capacidade de se fazer obedecer. Logo compreendemos que os demônios obedecem à igreja, por que os membros do corpo de Cristo possuem autoridade sobre os principados da maldade. Notemos a concretização destas verdades na vida dos discípulos, quando os mesmos expulsavam os demônios no nome de Jesus. Além dos demônios as enfermidades também obedecem à autoridade que foi outorgada a igreja.

2- A Igreja é um organismo.

Organismo quando se refere à igreja indica a vivacidade da mesma perante todo o longo da história. Notemos esta verdade acima citada no poema escrito por A. Z. Conrad acerca da imortalidade da Bíblia, onde que adaptaremos a imortalidade da Igreja.

Firme está ela

Século após século - Firme está ela.

Impérios se levantam e caem e são esquecidos – firme esta ela.

Dinastias se sucedem – firme está ela.

Reis são coroados e destronados – firme está ela.

Desprezada – firme está ela.

Tempestades de ódio rugem ao seu redor – firme está ela.

Os agnósticos sorriem – firme está ela.

Profanos e ímpios escarnecem – firme está ela.

Relâmpagos de ira dão contra ela – firme está ela.

O progresso liberal tenta diminuir o seu valor – firme está ela.

Tentaram acabar com a igreja através de perseguições da mais vasta crueldade humana, mas em um determinado dia os oponentes tiveram que aceitar a seguinte verdade, quanto mais o sangue dos cristãos era derramado mais crescia o número dos que se entregavam a Jesus como único Salvador.

3- A Igreja expõe a verdade

As doutrinas bíblicas são verdades ensinadas pela igreja. A igreja tem mostrado ao mundo o que é pecado e também os seus efeitos para o ser humano tanto nesta vida como na vida vindoura. No exercício da sua missão de proclamar a salvação a igreja possibilita aos ouvintes o conhecimento bíblico de todas as doutrinas, como: hamartiologia, soteriologia, eclesiologia, escatologia e cristologia.

II – Histórico da Igreja no contexto Bíblico

1- A Igreja prevista na Antiga Aliança

Para um bom hermenêutico a origem da igreja encontra se em Gênesis, quando Deus disse a Abraão e por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo (Gn 12.3b). No entanto é em Cantares de Salomão que encontramos uma linda declaração que simbolicamente é feita para a igreja; Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras? (Ct 6. 10).

a) Alva do dia: trata se da purificação da igreja.

b) Formosa como a lua: esta frase assegura a importância da igreja no que se trata da esperança. As pessoas não tem tido sucesso em suas escolhas, principalmente no que se trata da política, outros até mesmo em seus relacionamentos amorosos. Com isto se conclui que a esperança de muitos está morta, enquanto que a da Igreja está viva, porque a nossa esperança é o Senhor Jesus Cristo.

c) Brilhante como o Sol: trata se da justiça provinda pela presença da igreja.

d) Formidável como um Exército: como exercito devemos seguir ao capitão que é o Senhor Jesus. E a nossa luta não é contra a carne, mas sim contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século.

2- A fundação da Igreja

Os antecedentes a fundação da igreja na Nova Aliança estão relacionados ao ministério do Senhor Jesus. Ministério de três anos e seis meses, onde que o nosso Mestre separou doze homens e neste período os despertou a obra do Pai. O evangelista João em seus escritos revela de maneira bem clara a dedicação de Jesus ao preparar os doze apóstolos. Lembrando que este evangelista escolhe relatar os discursos de Jesus e os sinais realizados pelo mesmo com objetivo preparar os discípulos a continuidade da obra.

Em Mateus 16. 18 está escrito: pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E em Atos dos Apóstolos o evangelista Lucas relata como ocorreu a inauguração da Igreja, havia 120 crentes que se reuniam em um salão superior para orar, como Ele lhes havia ordenado. No décimo dia os crentes ali presentes vivenciaram o cumprimento da profecia de Joel, sobre o derramamento do Espírito Santo. Com este acontecimento a igreja surgia com toda força no contexto histórico. Como cumprimento das profecias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário