Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 8 de janeiro de 2012

Elementos Indispensáveis ao Obreiro

O obreiro que reconhece o chamado de Deus possui como qualidades eminentes; fidelidade, submissão, temperança (Tt 1.8), é sincero, reto, temente a Deus e desvia se do mal (Jó 1.1).

1- Responsabilidade do Obreiro.

Existem na Bíblia figuras que representam a missão do obreiro.

1.1- Em Isaías 43.10, diz; Vós sois as minhas testemunhas... Toda testemunha tem como responsabilidade testificar de algo ou de alguém. Logo o obreiro tem como missão testificar do Reino de Cristo.

1.2-Em Mateus 5.13, diz; Vós sois o sal da terra... O sal só é fazendo. O obreiro só é obreiro se fazer a preservação.

1.3-Em Mateus 5.14, diz; Vós sois a luz do mundo... Aqui estar mais uma missão do obreiro iluminar.

1.4-Em João 15.5diz; Eu sou a videira, vós, as varas... Segundo o texto lido se as varas estiverem ligas ou unidas na videira, produzirão frutos. O obreiro tem como missão produzir frutos.

1.5 – Em II Coríntios 3.2, diz; vós sóis a nossa carta ...A carta instrui, logo o obreiro tem como missão instruir aqueles que estão ligados diretamente ou indiretamente a sua pessoa.

1.6 – Em II Coríntios 5.20, diz; de sorte que somos Embaixadores... O obreiro é representante direto de Cristo Jesus.

1.7 – Em I Pedro 4.10, diz; cada um administre aos outros...O mordomo tem como função básica distribuir.O obreiro como mordomo de Cristo tem a missão de distribuir aos outros o dom como recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

2 – Escolhendo bons Obreiros

Três são as características básicas na vida de um obreiro eficaz. São elas; boa reputação, cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria.
Boa reputação relaciona se ao posicionamento ético e moral do obreiro. Ou seja, que este tenha boa fama na sociedade.
Cheios do Espírito Santo, se relaciona o recebimento do batismo e também indica um ministério profético sob a inspiração do Espírito Santo.
Em suma o obreiro deve ser sábio. A sabedoria indica a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente.

3 – Obreiros no Novo Testamento

3.1 – Diácono. A palavra no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6. 1-6, é servir às mesas e cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia, Estevão e Filipe.

3.2 – Presbítero. A palavra no grego quer dizer o mais idoso. O presbítero é indicado no Novo Testamento como pastor, como educador cristão e ainda como administrador dos bens materiais da congregação.

3.3 – Evangelista. No grego indica o mensageiro de boas novas. É o missionário da igreja local que leva o evangelho a lugares que necessitam ouvir a mensagem da salvação. Também é considerado o melhor amigo do pastor.

3.4 – Pastor. É o responsável pelo rebanho, aquele que apascenta as ovelhas. Entre as funções do pastor a principal é administrar a igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário