Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Valorizando a Família na prática dos valores cristãos.

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Salmos 133.1.

Os valores sociais não são reconhecidos como eram respeitados em gerações passadas. Esta afirmativa é expressada constantemente por pessoas que por conhecimento e por experiência conhecem a sociedade atual e a compara com a sociedade de outras épocas.

São autênticos os contrastes existentes de uma geração para a outra. E o que proporciona tais mudanças é entre tantos o capitalismo por meio da tecnologia. Porém, não pode ser eliminado desta analise o aumento da iniqüidade que provoca o esfriamento do amor ao Senhor (Mt 24.12).

Os valores familiares sofrem ataques espirituais que provocam a violência no seio da família e cria uma contra cultura aos princípios de Deus para o lar cristão.

A dependência mútua no relacionamento é um dos princípios de Deus para a família. Quando há reconhecimento de dependência do marido para com a esposa e vice versa, ambos compreendem que nenhum é superior ao outro e, por conseguinte ambos se completam e tornam se fortes em uma única carne. A dependência mútua no relacionamento familiar proporciona o aumento de carinho. O afeto não é fingido é verdadeiro. Não é obrigatório é voluntário. Mas, a existência de subordinação mútua no relacionamento só é possível quando a família estiver no altar de Deus. Precisamos de Deus para tudo, a iniciar da providência e da proteção.


Os maiores males sociais que acometem a nossa família são: a corrupção, a inexistência de ética, o elevado índice de violência e principalmente a injustiça. Os princípios culturais em que os valores humanos são enfatizados no lar cristão são bombardeados por pessoas descompromissadas com as virtudes básicas, a saber: a ética, a cooperação, a integridade, o respeito, a humildade e a disciplina.


O lar em que os membros se conhecem, são caracterizados pelo perfil ético, ou seja, os limites individuais são entendidos e respeitados. Pois, o objetivo da ética é estabelecer o que é certo e o que é errado e para isto cada individuo deverá conhecer os direitos e obrigações.


A cooperação é ativa com a presença do amor. O pai que ama coopera com a educação do filho. A esposa que ama coopera com o sucesso profissional do esposo. O esposo que ama coopera com a felicidade da esposa. A cooperação é a virtude em que a família trabalha em um objetivo comum.


A maioria dos casais está alicerçado sobre a desconfiança. Isto é natural em uma sociedade libertina em que o aumento da traição conjugal tem sido comprovado. Tal fenômeno social tem provocado questionamentos sobre a retidão de homens para com as suas esposas e assim também da mulher para com o esposo. Ser íntegro no relacionamento trata se de ser reto, justo e além de tudo respeitar o consorte pelo compromisso assumido em presença de várias testemunhas.


A família é projeto de Deus composta de seres humanos, por isso, o amor que é a perfeição de Deus foi outorgado ao ser humano para que este em meio aos dilemas sociais valorize a confiança mútua, fortaleça o entrosamento e compartilhe os projetos. O amor pelo físico não deverá ser a principal atração, mas sim a satisfação pela vida afetiva. Por fim, o amor proporciona o conhecimento mútuo e a busca conjunta da felicidade da família.


A vivência dos valores alicerça a união e proporciona a paz na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário