Deus é Fiel

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terça-feira, 20 de março de 2012

O ministério apostólico

Texto: Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos, mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra pela pregação que foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador, a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.. Tt 1.1-4.

Apóstolo, termo originário do grego que quer dizer enviado. No Novo Testamento a palavra apóstolo, aparece 79 vezes e corresponde ao significado provindo do grego; enviado. Nos escritos do Novo Testamento Jesus chamou os doze e os enviou para propagarem a mensagem do Reino e de início estes foram os únicos que receberam o título, mas com a propagação do evangelho outros líderes como Paulo também receberam o ministério e o título de apóstolo. Nos dias atuais existem líderes que exercem o ministério apostólico sem possuírem o título. O ministério apostólico é superior ao título. Há alguns que são conhecidos pelo título, mas as suas obras não correspondem ao ministério apostólico.

1- O ministério apostólico de Paulo enfatizado na saudação da carta escrita a Tito

Era comum nas correspondências da antiguidade a apresentação pelo nome e credencias do remetente e também a saudação ao destinatário.

O remetente é Paulo, apóstolo conhecido pela igreja primitiva. Porém, o nome do mesmo antes da conversão era Saulo, que quer dizer pedido. Nome que corresponde ao primeiro rei de Israel e há também correspondência por ambos serem da mesma tribo a de Benjamin. O nome Paulo quer dizer pequeno. A mudança de nome foi realizada pelo próprio Deus. Se o primeiro Saul cometeu erros e não prevaleceu no ministério administrativo da nação israelita o segundo prevaleceria no ministério apostólico.

Como de costume Paulo se apresenta como servo e também como apóstolo. O que difere nesta carta é a utilização das duas credenciais sendo também citadas na carta aos Romanos. Já aos Coríntios nas duas cartas a credencial cita foi apóstolo, o mesmo acontece aos Gálatas, aos Efésios, aos Colossenses, a Timóteo; enquanto, aos Filipenses, somente a credencial de servo e na carta a Filemom a credencial de prisioneiro e nas cartas aos Tessalonicenses as apresentações foram realizadas sem a utilização de credencias.

Servo, primeira credencial de Paulo, por ele mesmo citada a Tito. Servo do grego é “doulos”, trata – se de quem não é livre, que presta serviço de criado e que não pertence a si mesmo.

Apóstolo, segunda credencial de Paulo, por ele mesmo citada a Tito. Nas demais epístolas quando Paulo fazia menção do termo apóstolo tinha como propósito defender o seu ministério e enfatizar a autoridade que o mesmo possuía igualando aos demais. Visto que a sua chamada apostólica não era da parte de homens, nem por intermédio de homem algum (Gálatas 1.1).

O exercício do apostolado Paulino contribuiu e muito para a proclamação da salvação aos pecadores, tendo em vista as três viagens missionárias e as igrejas abertas pelo mesmo. Em segundo, a edificação dos cristãos, daí o nível profundo das epístolas escrita por Paulo. E em terceiro, as mensagens eram cheias de esperança baseadas nas promessas de Deus.

E Paulo saúda Tito expondo os seguintes desejos:

Graça; no Novo Testamento é uma palavra caracteristicamente paulina. A idéia principal da palavra é a de um dom gratuito e imerecido. Também utilizada constantemente nos aniversários dos Imperadores, daí a sua importância no campo militar. Para o cristão tudo é de Deus, Deus o fez e Deus o deu.

Misericórdia; termo que está carregado de emoções ou a compaixão é aqui o amor profundo. No sentido bíblico é muito mais do que um aspecto do amor de Deus é a grandeza e a transcendência de Deus.

Paz; é a tradução da palavra hebraica shalom. Termo que significa tudo quanto contribui para o bem do homem, ou seja, tudo que faz com que a vida seja verdadeiramente vida. A paz provém da fé (Romanos 2.10), provém de Deus (Filipenses 4.7) e a paz é um dom de Cristo (João 20.19,21,26). A paz é o novo relacionamento entre os judeus e gentios (Efésios 2. 14-17).

2- O ministério apostólico

O ministério apostólico tem como objetivo o aperfeiçoamento dos santos e a edificação do corpo de Cristo (Efésios 4.12) com finalidade até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4.13). O dom de apóstolo foi outorgado por Deus para o preparo da igreja e para o crescimento e desenvolvimento espiritual do corpo de Cristo.

O termo apóstolo é usado no Novo Testamento indicando duas maneiras. Uma refere se aos pregadores do evangelho sem importar com sua classe e a outra para a mais elevada ordem da igreja, correspondendo aos discípulos. E por isso, Paulo ao utilizar esta credencial se iguala a Pedro e aos demais discípulos.

Por fim, o termo apóstolo no Novo Testamento se refere a um mensageiro nomeado e enviado como missionário que cuidavam do estabelecimento de igrejas, arriscavam suas vidas pela propagação do evangelho e acima de tudo eram cheios do Espírito Santo e agiam com unção e poder de Deus. Nos dias atuais a necessidade da igreja não é preencher seus púlpitos com pessoas que tenham o título de apóstolo, mas é fundamental que os servos de Cristo desenvolvam o dom ministerial apostólico. Não necessitamos de homens com títulos, mas sim de verdadeiros apóstolos.

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