Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 6 de março de 2012

Paracletologia: Conhecendo e defendendo a doutrina do Espírito Santo contra heresias.

Texto: Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência. I Tm 4.1,2.
E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. Jo 14.16,17.

Conforme escreveu o apóstolo Paulo nos últimos tempos apareceriam falsas doutrinas de ordem demoníaca. É fundamental compreender que um dos alvos de satanás é desviar os cristãos da verdade, por isso, os demônios são especializados em omitir e alterar a verdade Bíblica, um bom exemplo é quando Jesus foi tentado por satanás, porém, pela Palavra Jesus venceu o inimigo da mesma maneira nos dias atuais o cristão vencerá as falsas doutrinas pela Palavra de Deus. E nos últimos dias muitos ensinos contrários a doutrina do Espírito Santo tem sido enfocada. Os erros se repetem sobre a pessoa do Espírito Santo. Para muitos o Espírito Santo não é uma pessoa e sim uma força, erro cometido pelas Testemunhas de Jeová. E outro erro gravíssimo é sobre a manifestação do Espírito Santo, especificamente o batismo no Espírito Santo.

I – Conhecendo o Espírito Santo pelas ações.

O Espírito Santo é uma pessoa, esta verdade é possível por razões básicas, como: Ele age como uma pessoa, o Espírito Santo tem características de uma pessoa e Ele é tratado como uma pessoa.

As ações desenvolvidas pela pessoa do Espírito Santo são: Ele vive nos crentes (Jo 14.17), ensina os crentes (Jo 14.26), testifica de Cristo (Jo 15.26), fala com os crentes (At 8.29), intercede pelos crentes (Rm 8.26), santifica os crentes (Rm 1.4) e dentre tantas outras operações renova o crente (Sl 104.30, Tt 3.5).

A terceira pessoa da Trindade possui vontades próprias, pois na Bíblia estar escrito: mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (I Cor 12.11). Se os dons são distribuídos pela pessoa do Espírito Santo conforme o seu querer é porque Ele tem vontade. Porém, o que mais caracteriza o Espírito Santo a uma pessoa para os seres humanos é a possibilidade dEle se entristecer: “e não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).

O Espírito Santo é entristecido pelas ações carnais como: mentira contra os irmãos, iras que provocam pecados, quando ao diabo é outorgado lugar, quando furtamos e quando proferimos aquilo que não edifica (Ef 4.25-29).

II – Conhecendo o Espírito Santo pelos nomes.

O Espírito Santo é Deus. Deus Pai é a plenitude da divindade invisível. Deus Filho é a plenitude da divindade manifesta. E o Espírito Santo é a plenitude da divindade operante na criação. Logo, para conhecer o Espírito Santo é necessário conhecer e entender os nomes a respeito do mesmo que é citado na Bíblia.

Em Atos 5.3,4 o Espírito Santo é chamado de Deus. O nome Deus mostra que Ele é poderoso. Tão poderoso que criou os céus e a terra, portanto, o Espírito Santo tem poder absoluto. São importantes também as descrições que se encontram na Bíblia relacionando o Espírito Santo com o nome Deus, ou seja, o Espírito de Deus: e o Espírito de Deus se movia (Gn 1.2), relaciona ao poder do Espírito Santo; e o Espírito de Deus apoderou dele (I Sm 10.10) relaciona a profecia e por fim, e todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8.14), logo aqui a associação se refere a direção promovida pelo Espírito Santo.

O Espírito Santo guia o crente pela Escritura Sagrada e pela consciência transformada. Paulo escreve a Timóteo e classifica os falsos mestres por terem cauterizado a consciência, isto indica a perca da sensibilidade para com as coisas de Deus. Esta perca é definida por escolhas direcionadas pelo ego humano.

Portanto, quando na Bíblia o Espírito Santo é chamado de Espírito de Deus a Ele estar associado poder, profecia e direção.

Já na segunda carta aos Coríntios está escrito: e todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Cor 3.18). Quando o Espírito Santo é chamado de Senhor, o mesmo é associado ao amor de Deus. Portanto, devemos a nossa salvação ao verdadeiro amor do Espírito Santo como do Pai e do Filho (Rm 15.30).

III – Conhecendo o Espírito Santo pelos símbolos

O símbolo torna concretas as coisas abstratas. O vento por ser uma força poderosa é um símbolo do Espírito Santo (Jo 3.8). E a água por ser necessária ao sustento da vida torna se um dos símbolos da terceira pessoa da trindade, com esta verdade, definimos: o Espírito é indispensável para a vida espiritual (Jo 7.39). Já o fogo representa uma força purificadora, por isso, o fogo como símbolo do Espírito Santo indica a atuação do mesmo em purificar (Is 6.6,7. At 2.3).

Além destes o Espírito Santo têm como símbolos o óleo (At 10.38), que indica consagração e também a pompa que indica mansidão e paz, virtudes provindas da pessoa do Espírito Santo.

Portanto, para conhecer uma pessoa é realizada uma análise ao que se trata a personalidade (o ser das pessoas), as características (o ser físico das pessoas) e as manifestações da pessoa (o ser social das pessoas). Por isso, o Espírito Santo é uma pessoa; Ele age como uma pessoa, Ele possui características de uma pessoa e Ele tratado como uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário