Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Relacionamento do cristão com o ministério no qual foi chamado

Texto: Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. II Tm 4.5

Tudo foi criado por Ele e para Ele (Cl 1.16 b). E o ser humano é a coroa da criação, criados e formados para a glória de Deus. Mas, o propósito de Deus ao criar o ser humano não se resume a adoração no campo do louvor e da oração, mas sim também, ao campo da ação. Adoração possui no mínimo três características: o cântico, a oração e a ação.

A ação do cristão corresponde à missão da igreja. Deus elegeu a igreja como sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pe 2.9), portanto é missão da igreja evangelizar, ensinar, batizar e atender as necessidades dos desamparados (Mt 28.19,20; Tg 1.27). Se evangelizar, ensinar, batizar e ajudar aos necessitados é a missão do povo eleito, logo estas devem ser a tarefas executadas por cada crente.

Cabe a esposa cristã que o seu marido não é convertido ganhá-lo pelo procedimento (I Pe 3.1) e aos pais ensinar o menino no caminho em que deve andar (Pv 22.6). Tais atitudes de ser o exemplo e educar tornam os cristãos ativos a sua missão: fazer discípulos.

I – Os tipos de Chamados

Na leitura bíblica três serão os tipos de chamados encontrados; chamados das trevas para a maravilhosa luz, chamados para servir e chamados para a glorificação.
Pelos escolhidos missões nobres foram executadas.

Noé teve como missão executar a tarefa de construir uma arca e apregoar a mensagem de arrependimento.

Jonas teve como missão executar a tarefa de pregar a mensagem de arrependimento em Nínive.

Moisés teve como missão guiar, proteger, amar, em suma, liderar um povo numeroso no deserto.

Davi teve como missão firmar o reino israelita.

Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor.

Os doze tiveram como missão pregar o evangelho primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10. 6-8).

II – Obra de um Evangelista

O evangelista é aquele que proclama o evangelho de Cristo. O termo evangelista só ocorre três vezes na Bíblia Sagrada (At 21.8;Ef 4.11; II Tm 4.5), Que como dom corresponde a proclamação da mensagem cristã apregoada com carisma e dedicação.

A obra do evangelista é pregar a palavra em tempo e fora de tempo (II Tm 4.2), porém a indagação que surge é como pregar?

A maneira de pregar deverá levar em conta o teor da mensagem. A mensagem do evangelista deverá ser bibliocêntrica e cristocêntrica. Pois, o livro central para a exposição do evangelho é a Bíblia e a pessoa a ser anunciada é Jesus Cristo.

Porém, a mensagem deverá ser simples e objetiva. Quem estará recebendo a instrução será um indivíduo que não é conhecedor da Escritura Sagrada.

Por outro lado, a mensagem evangelística deverá ser constantemente repetida. E toda mensagem evangelística tem como teor fundamental a mensagem da cruz juntamente com a doutrina da ressurreição. Mensagem evangelística só é evangelística com a narrativa do sacrifício perfeito.

Cerca de noventa e cinco por cento daqueles que vêm à salvação fazem através da exposição do evangelho por uma testemunha. Restando apenas cinco por cento pela exposição da mensagem realiza por outros meios, como por exemplo: pela televisão.
Esta verdade acima se torna autêntica por ser o cristão um evangelista que além de ganhar a pessoa para Cristo passa a ensiná-la. O discipulado é importante. E ao fazer discípulos o evangelista passa para a sua segunda missão a que envolve a preparação para o batismo.

Portanto, o evangelista deverá ser em tudo moderado e sofrer as aflições com paciência e cumprir o seu ministério. Para realçar a exortação ao jovem Timóteo o apóstolo Paulo assim conclui o seu ministério: combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Tm 4.7).



Nenhum comentário:

Postar um comentário