Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 15 de dezembro de 2013

Subsídio da Escola Bíblica Dominical: Lança o teu pão sobre as águas.


Subsídio da Escola Bíblica Dominical: Lança o teu pão sobre as águas.
A palavra chave para a 12ª Lição deste quarto trimestre é “lançar”, palavra que tem como significado jogar, estender, projetar e atirar. A mesma torna-se importante para a compreensão da lição, pois é encontrada no texto áureo “lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás”.
Para alguns expositores da Escritura Sagrada o versículo teve como base os investimentos realizados pelos reis no período de Salomão que patrocinavam viagens marítimas em busca de ouro e outros metais preciosos. Isto corresponde com investimento, porém, o versículo dois chama atenção para outro episódio importante a repartição que é comparada à semeadura.
I – VIVENDO COM PROPÓSITO.
1- Tomando uma atitude.
2- Evitando a passividade.
Comentário:
O evangelista João em seus escritos é marcante, pois o mesmo deixava claro o motivo que o levava a escrever. Quando escreveu o Evangelho, assim definiu o propósito do livro: “estes, porém, foi escrito para que creiais que Jesus é o Cristo o Filho de Deus” (Jo 20.31). Já na sua primeira epistola João escreve “estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus” (1 Jo 5.13).
No campo da administração três são as competências conferentes ao indivíduo: conhecimento, perspectiva e atitude.
O conhecimento se resume na palavra saber.
Perspectiva se resume nas palavras saber fazer.
E por fim, atitude é definida em saber fazer acontecer. Logo, o viver em propósito é saber fazer acontecer e, isto é, atitude.
John Maxwell destaca três razões que explica o motivo do líder tomar uma atitude.
1- A atitude determina as ações.
2- Os seguidores são um espelho das atitudes dos líderes.
3- Manter uma boa atitude é mais fácil do que readquiri-la.
II – VIVENDOO COM DINAMISMO.
1- A imobilidade da árvore caída (vivendo do passado).
2- O movimento do vento e das nuvens (vivendo o presente).
Comentário:
A vida é composta por momentos bons e por momentos desagradáveis.
No ano de 2.000 houve um acidente com uma tia e ao saber do fato fui para o hospital para outorgar apoio aos parentes. Ao chegar ao local o meu primo começou a falar mal de Deus e até mesmo questionar a existência dEle, porém, entendi que aquilo era um desabafo. Quando ele não tinha palavras perguntei para ele qual seria a pior coisa da vida? Em seguida houve um silêncio, porque era óbvio que aquele momento era terrível para ele e de fato seria o pior momento, porém, quebrei o silêncio dizendo que a pior coisa da vida poderia ser, quando estar com fome e não ter nada para alimentar, continuei dizendo que quando estar com sede e não tem água para beber esta situação torna-se a pior coisa. Porém, resumi que a pior coisa na vida é a própria vida... Logo perguntei para ele qual a melhor coisa da vida? Novamente quebrei o silêncio dizendo que quando está com fome e tem alimento a melhor coisa é por saciar a fome e, quando está com sede e tem água para beber a melhor coisa é poder saciar a sede, porém, mais uma vez conclui dizendo que a melhor coisa da vida é a própria vida.
Portanto, a vida só tem valor se Cristo for o Senhor do nosso ser.
Entretanto, qual quer que for a situação o cristão deverá viver a vida com dinamismo.
III – VIVENDO COM FÉ E ESPERANÇA.
1- Plantando a semente.
2- Germinando a semente.
Comentário:
Conforme o apóstolo Paulo o cristão é conhecido por três virtudes: o amor, a fé e a esperança. O presente tópico trabalha com a fé e a esperança.
A fé e a esperança são virtudes indispensáveis para o agricultor, personagem milenar, que no desenrolar das suas atividades planta o grão com a perspectiva do amanhã e de fato é o que ele sabe fazer.
IV – VIVENDO COM RESPONSABILIDADE.
1- Fazendo escolhas responsáveis.
2- Assumindo as consequências.
Comentário:
Para este tópico deixo como sugestão o nosso vídeo “resultados são provenientes de escolhas” que está no youtube como evangelista Andreson Côrte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário