Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 1 de dezembro de 2013

Subsídio da lição – Cumprindo as Obrigações diante de Deus.


Subsídio da lição – Cumprindo as Obrigações diante de Deus.
A palavra-chave para 10ª lição deste 4º trimestre é “OBRIGAÇÃO”. O real significado de obrigação corresponde com ação de obrigar, fato de estar obrigado a fazer uma ação.
A leitura Bíblica em classe enfatiza sobre a importância do trabalho para a conquista dos sonhos (v. 3), porém, em contra partida as conversações identifica quem de fato é considerado um tolo.
O estar na igreja requer compromisso e conhecimento de causa. Pois, a igreja é um lugar consagrado ao Senhor para que aconteça neste ambiente a adoração ao Deus Criador de todas as coisas. Adoração poderá ser compreendida de maneira didática da seguinte maneira:
Adoração
Adora: corresponde com o momento do louvor, isto é, cantar...
Oração: também é um meio de adoração ao Senhor. Por meio da oração o cristão declara seu amor ao Criador.
Ação: atividades filantrópicas desenvolvidas pelos cristãos demonstra seu real compromisso com Deus, isto também é adoração.
I – OBRIGAÇÕES E DEVOÇÃO.
1- Obrigações de natureza político-social.
2- Obrigações de natureza religiosa.
Comentário:
A prioridade do tempo dos cristãos deverá ser o Reino de Deus. Por isso, Jesus disse: buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentada (Mt 6.33). Logo, o servo de Deus deverá priorizar três relacionamentos que marcará e fará diferença na sua vida. São eles: o relacionamento com Deus, o relacionamento com a família e o relacionamento com a igreja.
Pagar os impostos e participar das eleições, votando de maneira correta sem vender o direito de cidadão, são deveres que o cristão deverá executar como cidadão exemplar. Entretanto, como cidadão do céu o cristão não poderá esquecer-se do seu papel de adorador.
II – OBRIGAÇÕES ANTE A SANTIDADE DE DEUS.
1- Reverência.
2- Obediência.
Comentário:
Reverência tem como significado respeito e veneração, porém, isto não tem ocorrido em muitos ambientes religiosos onde o celular toca mais do que os instrumentos musicais. E obreiros deixam suas responsabilidades no culto para dá atenção ao chamado do celular. Nas sinagogas a reverência era tão grande que não se ouvia barulho e alguns estudiosos chegam a descrever que se até mesmo uma folha caísse no chão daria para perceber o barulho. Estar na hora de valorizar e reconhecer o valor do culto.
Sobre a obediência cabe reconhecer que “tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros (1 Sm 15.22).
III – OBRIGAÇÕES FRENTE À TRANSCENDÊNCIA DE DEUS.
1- Deus, o criador.
2- Homem, a criatura.
Comentário:
O termo utilizado em hebraico para criar é bará, que significa uma ação divina que produz um resultado novo e imprevisível.
E em seis dias tudo foi criado, observe as tabelas sobre a criação.
Tabela Reinos e Reis

Dia
Reinos
Rei
Dia
Luz – dia e noite
Sol, lua e estrelas
Firmamento
Pássaros e peixes
Terra seca
Animais e o ser humano
 

Tabela: a ordem da criação

Dias
Obras criadas
Ordem da criação
Luz – dia e noite
Deus põe em ordem a criação
Firmamento
Terra seca
Sol, lua e as estrelas
Pássaros e peixes
Deus dá vida à criação
Animais e o ser humano
O descanso
Deus termina a criação e a declara boa

Portanto, Deus é o criador de todas as coisas e o ato de criar é pertencente somente a pessoa dEle.
IV – OBRIGAÇÕES DIANTE DA IMANÊNCIA DE DEUS.
1- Deus está próximo.
2- O valor das orações e votos.
Comentário:
Ninguém é obrigado a fazer voto, porém o voto feito deverá ser realizado conforme o proposto pelo votante. Entretanto, o cristão não poderá prometer entregar o dízimo se Deus realizar algo, pois o dízimo é um teste de fidelidade.
O maior exemplo de voto impensado foi realizado por Jefté que prometeu oferecer em sacrifício o que saísse da sua casa no seu retorno caso o Senhor deste os filhos de Amom em suas mãos(Jz 11.31), logo quem saiu foi a sua filha. Porém, conforme os estudiosos Jefté não ofereceu a sua filha em sacrifício, pois o sacrifício que ela teve que passar foi a vida de castidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário