Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 20 de maio de 2014

EBD - Subsídio da Lição: O Ministério de Evangelista.


O terceiro dom ministerial citado em Efésio (4.11) é o de evangelista. O evangelista é o obreiro que especialmente tem como vocação a proclamação do Evangelho de Jesus.
O termo evangelista tem como significado o proclamador de boas novas. O vocábulo é encontrado três vezes no Novo Testamento (At 21.8; Ef 4.11; 2 Tm 4.5). A vida do evangelista se baseia em três palavras: um homem (At 21.8), um dom (Ef 4.11) e um trabalho (2 Tm 4.5).
Um homem, por que não pode esquecer que o evangelista é um homem chamado, capacitado e enviado por Deus.
Um dom, o dom em ação é a definição de ministério, logo o evangelista é um ser capacitado por Deus para realizar a proclamação das boas novas.
O evangelista tem como missão um trabalho glorioso que é almejado pelos anjos: o de proclamar o evangelho (1 Pe 1.12).
I – JESUS ENVIA OS SETENTA (LC 10.1-20).
1-    São poucos os que anunciam.
2-    Enviados para o meio de lobos.
3-    Os sinais e as maravilhas confirmam a palavra.
Comentário:
O chamado dos dozes (Lc 6.12-19). Por mais de três anos Jesus ensinou doze homens para que os mesmos viessem a proclamar o evangelho. Porém, antes de ensiná-los, Jesus chamou cada um deles pelo próprio nome, e isto, para que os doze se transformassem em pescadores de homens (Mc 1.17). Note que onze dos doze que foram chamados mudaram o curso da história da humanidade. A prova concreta do valor do ministério dos onze apóstolos é a existência da Igreja, pois pelo intermédio destes Jesus outorgou nova direção ao mundo.
O número setenta (70) tem grande importância nos estudos da Escritura Sagrada. De setenta nações Deus escolheu e formou a Israel. Com doze apóstolos Jesus selecionou setenta para irem de dois em dois. Eles foram enviados para o meio de lobos, logo o texto tem como ratificação a perseguição que ocorre no cenário cristão. A perseguição às vezes é externa, porém na maioria dos casos é interna.
II – A GRANDE COMISSÃO (Mt 26.19,20;Mc 16.15-20).
1- O alcance da Grande Comissão.
2- O mundo está dividido em dois grupos.
3- A grande Comissão Hoje.
Comentário:
Há três palavras chaves na citação de Jesus registrada pelo evangelista Mateus, são elas: ir, ensinar e batizar.
Na tradução de língua portuguesa todas as palavras estão no sentido gramatical do imperativo, que tem como significado ordem, porém nos textos originais a primeira palavra (ir) não se encontra no imperativo e sim no gerúndio, em sentido de ação, ou seja, o pregar o evangelho não é uma ordem é um dever de todos que aceitam a Cristo como Salvador.
Portanto, na Grande Comissão algo a mais é apresentado, a importância do fazer discípulos.
O mundo se encontra dividido em dois grandes grupos: os creem em Jesus e os que não creem.
Como evangelizar?           
Onde evangelizar?
Quando evangelizar?
A evangelização deverá ser realizada por meio de folhetos, de pergunta com respostas, de literatura, de cartas, da mídia...
Já onde evangelizar? A resposta abrange: casas, escolas, praças, prisões, hospitais...
E a última tem com resposta, em todo o tempo. Em tempos difíceis o evangelho deverá ser anunciado e também em tempo oportuno.
III – O DOM MINISTERIAL DE EVANGELISTA.
1- O termo de evangelista.
2- O papel do evangelista.
3- A finalidade do ministério do evangelista.
Comentário:
Diante do ministério eclesiástico o evangelista possui três obrigações básicas: honrar o bom nome da igreja de Jesus, crer e ser fiel a Cristo.
Qualificações morais do evangelista. Paulo em sua Carta pastoral a Timóteo cita algumas qualificações morais correspondentes ao ministério do evangelista (1 Tm 3.2-7).
a) Homem irrepreensível (v.2): que ninguém o reprenda por falhas ou erros cometidos.
b) Marido de uma só mulher (v. 2): tal qualificação não corresponde à afirmação da monogamia, mas se trata da importância do evangelista ser fiel em seu relacionamento conjugal. Marido de uma só mulher indica que o evangelista deverá ser sempre fiel a sua esposa.
c) Não dado a muito vinho (v.3): o evangelista não poderá ser inclinado ao vinho.
d) Ser bom chefe de família (v.4): dirigir bem a família.
Mais uma Palavra
O evangelismo pessoal possui quatro dimensões:
Altura: conformidade com Deus, ou seja, retidão, justiça e conhecimento de Deus.
Profundidade: santidade, ou seja, todos que se aproximam de Jesus devem ter uma vida separada do mundo, com o objetivo único ser usado por Deus.
Largura: testemunho, as obras possuem mais peso do que as palavras.
Comprimento: estratégia, na evangelização as estratégias é o meio para atingir alvos, ou seja, ter êxito na tarefa exercida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário