Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Subsídio da EBD: Ética Cristã e Redes Sociais


Ética Cristã e Redes Sociais
A presente lição tem como objetivo geral conscientizar de que as redes sociais são um fenômeno social, porém os relacionamentos virtuais não podem substituir a relação interpessoal. A sociedade hodierna vivencia os efeitos diretos do capitalismo informacional (também chamado de técnico-científico-informacional), ou seja, um capitalismo voltado para o neoliberalismo político e para os avanços no contexto tecnológico, exemplo marcante é a internet e os seus derivados científicos.
I – REDES SOCIAIS
1- O que é a rede social?
2- Uma oportunidade para o Evangelho.
3- O uso da Rede Social.
Comentário:
O presente tópico tem como objetivo apresentar as redes sociais como um fenômeno social.
Portanto, as redes sociais podem ser consideradas de modo genérico como sites de relacionamentos. Como fator positivo, possibilitam às pessoas se relacionarem virtualmente; todavia oferecem riscos aos seus usuários (BAPTISTA, 2018, p.144).
É importante compreender que as redes sociais torna-se uma oportunidade direta para a evangelização. Pois, evangelizar por meio das redes sociais requer vocação por parte da pessoa que evangeliza, sendo que a mensagem deverá ser bíblica e cristocêntrica, e o evangelista deverá ter as habilidades específicas.
Há três tipos de chamados na Bíblia por parte de Deus ao homem:
Deus chama o homem para ser salvo.
Deus chama o homem para servir.
Deus chama o homem para ser glorificado.
Ao chamar o homem para servir, Deus proporciona meios para que este pregue o Evangelho. Na atualidade as redes sociais é um meio importante para a propagação do Evangelho.
A mensagem a ser pregada deve ser bíblica e deve ter Cristo como centro. Não é recomendável que o cristão crie discussões religiosas ou discuta religião nas redes sociais. Pois, o cristão deverá olhar para a internet como uma ferramenta para pregar-se a Cristo o único que salva e liberta o pecador de seus vícios.
II – O PERIGO DA RELAÇÃO DESCARTÁVEL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
1- A distorção da felicidade.
2- O isolamento e a solidão.
3- Relações sociais efêmeras.
4- A falsa sensação de privacidade.
Comentário:
Mostrar os perigos das relações descartáveis e as novas tecnologias é o objetivo do presente tópico. Nos dias atuais tornou-se visível que as redes sociais aproximam os distantes e afasta os próximos. Porém, danos maiores têm sido contabilizados, que são: a distorção da felicidade, o isolamento e a solidão, relações efêmeras e a ausência de privacidade.
Para o cristão é notório que a felicidade só é possível em Cristo Jesus, porém para quem está entregue as práticas do pecado a procura da felicidade é voltada para as coisas materiais. Fato que conduz as pessoas a procurarem a felicidade em coisas fúteis e até mesmo em sorrisos falsos.
No aproximar os distantes por meio de conversas virtuais as redes sociais têm isolado os indivíduos das pessoas de seu convívio, basicamente transformando o indivíduo em uma máquina. O ser humano está integrado à tecnologia e tratado como se fosse também uma máquina. Essa falta de equilíbrio tem desencadeado crises emocionais, ansiedade e isolamento (BAPTISTA, 2018, p. 146).
Há também o curto tempo em que amizades são firmadas, pois a composição dos relacionamentos é proporcional a serem passageiras e não duradoras.
Por fim, não há privacidade nas redes sociais, sendo que a grande tristeza corresponde com a distribuição de fotos sensuais pelas redes sociais e até mesmos os nudes que provocam danos morais à pessoa, sem comentar o sofrimento originário na prática do bullying.
III – A REDE SOCIAL A SERVIÇO DO REINO
1- O bom testemunho nas redes sociais.
2- O uso correto da evangelização digital.
Comentário:
Discutir o uso das redes sociais para o sérvio do Reino de Deus é o objetivo especifico do presente tópico que descreve a respeito da importância do bom testemunho nas redes sociais para a propagação do Evangelho.
As redes sociais tem outorgar a oportunidade para a evangelização. Portanto, caberá ao cristão a estratégia para iniciar o processo da evangelização.
Logo, qual é o ponto de contato? Descubra e pregue o Evangelho.
No facebook compartilhe mensagens bíblicas, textos bíblicos e vídeos que proporcione paz para as outras pessoas. No whatsapp um meio instantâneo de comunicar permite que o cristão de maneira objetiva pregue o Evangelho.
Portanto, em tempo e fora de tempo o crente deve pregar o Evangelho. Utilize os meios digitais da melhor maneira para a propagação do Evangelho.
Referência:
BAPTISTA, Douglas. Valores Cristãos, enfrentando as questões morais de nosso tempo. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário