Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Subsídio da EBD: Levítico, adoração e serviço ao Senhor


Levítico, adoração e serviço ao Senhor

Mais um trimestre para honra e glória do Senhor Jesus, e nesta nova etapa de estudos, o livro de Levítico será a fonte de análise doutrinária. A primeira lição tem como objetivo geral mostrar que a verdadeira adoração a Deus compreende o nosso serviço voluntário, santo e amoroso ao seu Reino.
E como objetivos específicos:
Apontar a canonicidade, o gênero literário, autoria e data do livro de Levítico.
Explicar a razão do livro de Levítico.
Compreender que o livro de Levítico era o manual do sacerdote.
As palavras adoração e serviço estão diretamente associados ao terceiro livro da Bíblia Sagrada que ressalta os seguintes temas: os sacerdotes santos, os sacrifícios santos, e a vida santa. Logo, percebe-se que a santidade está sempre presente na escrita do livro.
I – SOBRE O LIVRO DE LEVÍTICO
1- Canonicidade.
2- Gênero literário.
3- Autoria.
Comentário:
O termo Levítico no hebraico é vaicrá que significa “e chamou”, que pode também ser definido pelos seguintes termos: separado e consagrado. Cujo tema central é: santidade ao Senhor.
O esboço do livro poderá ser encontrado de diferentes formas por concepções dos estudiosos, porém o que se encontrará em comum serão os pontos que interligam as mensagens ao tema: santidade.
O livro poderá ser assim distribuído em tópicos:
Ofertas e sacrifícios (1.1-7.38).
Consagração do sacerdote (8.1-10.20).
Leis referentes à pureza e impureza legais (11.1-15.33).
O dia da expiação (16.1-34).
A Lei da santidade (17.1-25.55).
Bênçãos e maldições (26.1-46).
Sobre o que é consagrado a Deus (27.1-34).
No que refere ao autor é notável que o livro tenha como autoria a Moisés. Grande legislador do povo de Israel que em sua trajetória escreveu os cinco livros do Pentateuco.
A percepção tradicional é de que Moisés escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia (o Pentateuco ou livro de cinco volumes), embora alguns achem que suas histórias só foram escritas muito tempo depois. Mas uma vez que Moisés mantinha registros escritos (Êx 17.14; 24.4; 34.27), não parece haver nenhum bom motivo para duvidar de sua autoria, à medida que Jesus mesmo a confirmou (Mc 7.10; 12.26). (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.130).
II – A RAZÃO DO LIVRO
1- Purificar Israel das abominações do Egito.
2- Preservar Israel das iniquidades de Canaã.
3- Transformar Israel num povo santo, adorador e obreiro.
Comentário:
Portanto, tendo como propósito ensinar o povo de Israel a viver em segurança diante do Deus Santo, percebe-se que a nação estava saindo do meio de um povo idólatra (Egito) e passando para uma região em que predominava os cananeus que também se destacavam pela prática da idolatria. Para refutar esta prática pecaminosa o livro de Levítico outorga as seguintes razões para sua escrita: purificar, preservar e transformar.
A purificação corresponde com a retirada da existência de algum mal que prejudica a real convivência do indivíduo para com Deus. Enquanto a preservação relaciona com a não permissão do afetar com as coisas que prejudicam a real convivência para com Deus.
Já a transformação relata da preparação dos levitas ao serviço do Senhor como obreiros que exerçam o ministério santo como verdadeiros adoradores. O ministério dos levitas seria centrípeto, já a missão da Igreja é centrífuga. Ou seja, a missão da nação de Israel por meio dos levitas era fazer com que as nações fossem até Israel para serem abençoados por Deus. Já a missão da Igreja é diferente, pois a Igreja tem que ir até os confins da terra.
III – O MANUAL DO SACERDOTE
1- Atividades culturais.
2- Atividades santificadoras.
3- Atividades intercessoras.
Comentários:
No Antigo Testamento o homem deveria aproximar se de Deus através de um sacrifício e manter-se junto de Deus por meio da intercessão. O sacerdote era responsável pelo sacrifico e também pela intercessão. Logo, o sacerdote era o elo entre o homem e Deus. Ao contrário do profeta que era o elo entre Deus e o homem.
1- Sacrifício.  A principal função que vem a nossa mente do sacerdote é o sacrifício. Pois, o sacerdote tinha como principal função a de sacrificar, ou seja, oferecer vítimas a Deus. Porém, o sacrifício era incompleto, pois o sacerdote se apresentava constantemente perante Deus com sacrifícios.
No dia dez do sétimo mês, no contexto histórico da nação israelita no Antigo Testamento o sumo sacerdote tinha a oportunidade de entrar no Santo dos Santos para interceder por meio do sacrifício o perdão para com o povo (Êx 30.10, Hb 9.7, Lv 16).
2- Intercessão. Se a principal função de um sacerdote era o sacrifício. A ideia fundamental do sacerdote era a de um mediador entre o homem e Deus. Isto é, o sacerdote levava a Deus as necessidades dos homens e por meio de orações colocava o individuo diante de Deus. O homem chegava-se a Deus por meio de um sacrifício e se mantinham diante de Deus por meio da oração. Tanto o sacrifício e a intercessão cabiam ao sacerdote e por meio de tais ações o indivíduo aproximava-se de Deus.
Por meio do sacrifício Deus perdoava o indivíduo e pela intercessão Deus santificava o indivíduo. Seria hoje a conversão que é à saída do homem do mundo e também seria a santificação que é a saída do mundo de dentro do cristão. Logo, o perdão do pecado do povo era realizado por meio do sacrifício e por meio da intercessão.
Referência:
GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário