Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Subsídio da EBD: A Beleza e a Glória do Culto Levítico


A Beleza e a Glória do Culto Levítico

O valor do culto se estabelece mediante a manifestação da glória de Deus, sem a glória divina o culto torna-se inválido. A presente lição tem como objetivo geral conscientizar de que o verdadeiro culto divino não se impõe pelo ritualismo, mas pelo quebrantamento de coração e pela integridade de espírito.
E como objetivos específicos:
Mostrar como era o culto no Antigo Testamento.
Elencar os elementos do culto levítico.
Explicar as finalidades do culto levítico.
O termo culto (grego: προσκυνέω) é definido por ser a ação daqueles que prestam reverência, e homenagem, que rendem honras divinas, ou seja, corresponde à adoração com a ideia de prostração.
I – O CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO
1- Definição.
2- Na era patriarcal.
3- No período de Moisés.
4- No tempo de Davi e Salomão.
5- Após o cativeiro babilônico.
Comentário:
Adoração deverá ser unicamente desenvolvida e oferecida à pessoa de Deus, e esta é a verdade que se aprende com alguns dos grandes vultos históricos que se apresentaram nas narrativas do Antigo Testamento.
Com Abel se aprende a oferecer o melhor para Deus (Gn 4.4).
Com Abraão, Isaque e Jacó se aprende a construir altares para adorar a Deus (Gn 12.7, 26.25;35.1-7).
Com Moisés principalmente no final de seu ministério se aprende que a adoração expressa gratidão a Deus por toda benevolência outorgada ao povo de Israel.
Já com Davi, escritor de setenta e três dos cento e cinquenta salmos da Bíblia, se aprende que Deus é o único que deve ser adorado.
Portanto, dois personagens do período pós-cativeiro babilônico podem e devem ser citados e são eles: Neemias e Esdras.
Após 100 anos em Jerusalém, após o cativeiro, o povo não teve condição de erguer os muros da cidade. O único avanço do povo foi à reconstrução do templo e isto por causa dos povos inimigos que estava em redor dos judeus. Sendo assim Neemias copeiro do rei persa (Ne 2.1) sacrificou a sua vida para servir o povo judeu em reconstruir as muralhas e fortificar a cidade de Jerusalém. A perseguição era tão acirrada que os judeus trabalhavam de prontidão para a guerra (Ne 4.17), mas para Neemias uma coisa era certa que o Deus dos céus o faria prosperar (Ne 2.20).
Já a missão de Esdras frente aos judeus foi de conduzi-los a presença do Senhor. As duas funções de Esdras era a de sacerdote e escriba. Tais funções possibilitou a Esdras o conhecimento sadio e benéfico da Palavra do Senhor (Es 7.10). E pelo ensino da Palavra do Senhor (Ne 8.1-12) o povo chorou e consagrou aquele dia ao Senhor, e isto só foi possível pelo ensino da Palavra de Deus.
II – ELEMENTO DO CULTO LEVÍTICO
1- Sacrifício.
2- Cânticos.
3- Exposição da Palavra.
4- Oração.
5- Leitura da Palavra.
6- Bênção.
Comentário:
O desenvolvimento dos cultos na atualidade de fato segue a este padrão: oração, cânticos, Palavra e bênção apostólica.
Porém, no Antigo Testamento a bênção era chamada de sacerdotal. E a respeito da bênção sacerdotal é necessário saber que:
Deus é protetor (Nm 6.24).
Deus é presente (Nm 6.25). A ideia da expressão faça resplandecer o seu rosto sobre ti indica o prazer da presença de Deus, de uma íntima experiência que é semelhante àquela experimentada por Moisés quando ele falou com o Senhor no monte Sinai (ALLEN; RADMACHER; HOUSE, p. 273).
Deus outorga paz (Nm 6.26).
III – FINALIDADES DO CULTO LEVÍTICO
1- Adorar ao único e Verdadeiro.
2- Reafirmar as alianças antigas.
3- Professar o credo divino.
4- Aguardar o Messias.
Comentário:
Conforme o que está escrito em Êxodo: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão”, aprendem-se duas cláusulas.
Sendo que a primeira cláusula descreve a pessoa de Deus, Eu sou o Senhor, teu Deus. Cláusula que ratifica a existência de um único Deus, sendo este Senhor, isto é, misericordioso, e sendo este Deus, isto é, o Todo Poderoso.
Já a segunda cláusula fala da ação divina em libertar o povo de Israel da escravidão, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão.
Portanto, Deus é o único Deus e somente Ele deve ser adorador, logo o líder cristão, assim como todos os oficiais de Deus, deverá tomar cuidar para não deixar de ser adorador e torna-se um profissional religioso. Isto é, realizar mais pela obrigação do que pelo fato de ser adorador.
Pois, o cristão:
Adora a Deus quando prega.
Adora a Deus quando canta.
Adora a Deus quando evangeliza.
Adora a Deus quando visita.
Adora a Deus quando oferta.
Adora a Deus quando ministra ensino.
Portanto, a ação do cristão não poderá torna-se uma obrigação, mas deverá continuar sendo adoração ao Senhor, sendo esta em espírito e em verdade.
Referência:
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário