Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Subsídio da EBD: A Doutrina do Culto Levítico


A Doutrina do Culto Levítico
A presente lição tem como objetivo geral explicar que tudo quanto existe pertence ao Senhor e ao Senhor deve ser consagrado, principalmente o nosso ser. E como objetivos específicos:
Saber que a Terra é do Senhor.
Mostrar que os animais e vegetais são do Senhor.
Compreender que o ser humano é do Senhor.
Três objetivos podem resumir o livro de Levítico de maneira teológica: tudo quanto existe foi criado pelo Senhor; sendo Ele o Criador de todas as coisas, somente Ele deve ser adorado; e, tudo quanto há deve ser consagrado ao Deus Único e Verdadeiro.
A presente lição enaltece a doutrina da criação outorgando visualidade com maior amplitude para a criação do homem, sendo este a criatura que deverá sempre adorar o Único e Verdadeiro Deus.
I – A TERRA É DO SENHOR
1- Deus é o Criador dos Céus e da Terra.
2- Deus é o libertador de Israel.
3- Israel é o templo de Deus.
Comentário:
O termo utilizado em hebraico para criar é bará, que significa uma ação divina que produz resultado novo e imprevisível. Sendo que em seis dias tudo foi criado por Deus. Portanto, Deus é o criador de todas as coisas e o ato de criar é pertencente somente à pessoa de Deus. Deus não é limitado pelo tempo e nem pelo espaço, porque Deus é eterno e onipresente. A eternidade de Deus é visível no momento em que se lê: Deus criou os céus e a terra. Logo, se Deus criou todas as coisas outorgando à criação o tempo, isto indica que Deus não é limitado pelo tempo, pois Ele é eterno. E Ele está presente porque Ele não é limitado pelo espaço.
A obra da criação indica a ação organizada de Deus. Pois, a terra é criada para depois serem criados os seres vivos. A organização é a palavra chave para compreender o dinamismo da criação.
Vale salutar que a criação da luz outorga a compreensão de duas verdades. A primeira verdade é que a luz criada no primeiro dia não correspondia com a criação do sol. E a segunda verdade é que a luz era proveniente do próprio Deus.
A separação das águas estão diretamente relacionas com duas ações espaciais. A primeira é com a criação da atmosfera e a segunda com a camada de água que compõe a atmosfera. A segunda se associa com duas verdades bíblicas que são questionadas por críticos.
A existência da separação das águas no firmamento outorgar a possibilidade da vida humana ter chegado mais de 900 anos, pois não havia ações que possibilitavam o envelhecimento produzido pelos raios solares.
Seguindo a ordem e sendo organizado, Deus separa as águas abaixo da atmosfera, fazendo com que surgisse o reino vegetal. O reino vegetal era na sua totalidade frutífero. Não existiam as briófitas, nem as pteridófidas e nem as gimnospermas, pois todas as espécies de plantas eram angiospermas, isto é, eram frutíferas.
E no corresponde ao sistema solar é necessário enfatizar a perfeita harmonia que há entre o sol e os astros que estão a sua volta. A perfeita harmonia existente no sistema solar indica que Deus é perfeito. Só sendo perfeito para criar uma obra tão perfeita.
E para concluir nos dois últimos dias Deus deu vida à criação. Portanto, Deus é o criador de todas as coisas e o ato de criar é pertencente somente a pessoa dEle.
II – OS ANIMAIS E OS VEGETAIS SÃO DO SENHOR
1- No Egito, os animais eram deuses.
2- Os animais e a adoração a Deus.
3- Os vegetais e a adoração a Deus.
Comentário:
Para os egípcios os animais eram deuses que deveriam ser adorados, porém na narrativa Bíblica o Único e Verdadeiro Deus é o Criador de todos os animais. Portanto, o que difere de fato a religião egípcia para com a realidade espiritual definida por Deus está na concepção de que animais no Egito eram dignos de honra e adoração, porém na realidade estes não passavam de seres criados.
No culto israelita os animais tornavam em oferta a serem outorgados a Deus. Portanto, o único que é digno de todo louvor e glória é Deus e ponto final.
III – O SER HUMANO É DO SENHOR
1- O ser humano é a imagem de Deus.
2- A vida humana é sagrada.
3- O ser humano é servo e adorador.
4- O sacrifício pacífico.
Comentário:
A Bíblia é a Palavra de Deus, logo a Bíblia é o manual para o cristão se identificar como obra prima, como filho e como imagem e semelhança de Deus. Portanto, no livro de Gênesis as principais descrições que são notáveis a respeito do homem no que se refere ser este o que a Bíblia diz, são: obra, sendo esta prima; filho, tendo como pai Deus; e imagem e semelhança do Todo Poderoso.
Em seis dias todas as coisas foram criadas. A criação foi conduzida por uma ordem, pois Deus já na criação demonstrava para a sua obra prima que a ordem é de total importância para a concretização do inexistente e do inesperado.
O homem é considerado a obra prima por duas razões:
Primeira razão, o homem foi criado de forma diferente. Os demais seres, tantos os inanimados como os vivos, foram criados pelo poder da Palavra de Deus: haja luz (v.3), haja uma expansão no meio das águas (v.6), produza a terra (v.11), haja luminares (v.14), produza as águas abundantemente... (v.20). Porém, no sexto dia a Palavra divina foi, façamos o homem (v.26) que no capítulo dois de Gênesis estará escrito à forma em que explica o modo da criação do homem, Deus tocou ao criar o homem. Deus mudou o modo no sexto dia da criação, porque ali estava a obra prima da criação.
Já a segunda razão está relacionada com o fato de o homem ser o único da criação a receber missão da parte de Deus. Primeiramente o homem recebeu o mandamento cultural, frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra (v.28), e em segundo, o controle da administração com o direito de sujeitar e dominar os demais seres vivos, e por poder ser beneficiado pela natureza (vv. 29,30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário