Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 10 de julho de 2018

Subsídio da EBD: Os Ministros do Culto Levítico


Os Ministros do Culto Levítico
A presente lição tem como objetivo geral conscientizar de que o chamamento divino exige, de cada um de nós, amor, excelência e dedicação integral. Lembrando que três são os tipos de chamados na Bíblia Sagrada: chamado para ser salvo, chamado para servir e chamado para ser glorificado. O presente estudo corresponde com o tipo de chamado para o serviço, especificamente o serviço sacerdotal.
E como objetivos específicos:
Apresentar a tribo de Levi como a tribo sacerdotal.
Explicar o chamamento e os requisitos do sumo sacerdote.
Identificar os direitos e deveres dos levitas.
Os levitas são descendentes de Levi que se destacaram no episódio do bezerro de ouro ao não se comprometerem na profanação e por levantarem e agirem contra os idólatras (Êx 6.25;32.26;32.28). Porém, com o passar do tempo os levitas se focaram em duas atividades: o sacerdócio que pertencia à família de Arão e os demais levitas que ficaram com a missão de auxiliarem os sacerdotes.
I – LEVI, A TRIBO SACERDOTAL
1- O nascimento de Levi.
2- O zelo dos levitas.
3- A vocação sacerdotal dos levitas.
Comentário:
Levi cujo nome tem como significado, associado, que pode ser definido como unido ou ajuntado. No que se trata do personagem percebe-se que o nome foi outorgado por sua mãe, Lia, que expressou as seguintes palavras: agora, esta vez se ajuntará meu marido comigo, porque três filhos lhe tenho dado (Gn 29.34).
Portanto, o chamado da tribo de Levi está associado com o caráter santo por saber que a adoração pertence unicamente a Deus (Êx 32.26-28). O termo caráter no grego χαρακτήρ significa reprodução ou representação. Corresponde a uma ferramenta para gravação, isto é, uma coisa estampada, cunhada, ou seja, um caráter, uma marca, ou sinal de distinção.
Caráter é a qualidade inerente a um indivíduo e corresponde com o temperamento próprio e a índole de cada pessoa, no caso da lição corresponde com o temperamento próprio da tribo de Levi.
II – O SUMO SACERDOTAL
1- Descendente de Arão.
2- Ungido para o ofício.
3- Vitalício no cargo.
4- Servo de Deus.
Comentário:
No Antigo Testamento o homem deveria aproximar se de Deus através de um sacrifício e manter-se junto de Deus por meio da intercessão. O sacerdote era responsável pelo sacrifico e também pela intercessão. Logo, o sacerdote era o elo entre o homem e Deus. Ao contrário do profeta que era o elo entre Deus e o homem.
A principal função que vem a mente no que se refere ao sacerdote é o sacrifício. Pois, o sacerdote tinha como principal função a de sacrificar, ou seja, oferecer vítimas a Deus. Porém, o sacrifício era incompleto, pois o sacerdote se apresentava constantemente perante Deus com sacrifícios.
No dia dez do sétimo mês, no contexto histórico da nação israelita no Antigo Testamento o sumo sacerdote tinha a oportunidade de entrar no Santo dos Santos para interceder por meio do sacrifício o perdão para com o povo (Êx 30.10, Hb 9.7, Lv 16). Porém, o sumo sacerdote deveria ser descendente de Arão, ungido por Deus, isto é, separado para o uso exclusivo de Deus, e o cargo era vitalício.
III – DIREITOS E DEVERES DOS LEVITAS
1- Viver do altar.
2- Santificar-se ao Senhor.
3- Tornar-se uma referência espiritual e moral.
Comentário:
Os levitas estavam divididos em três grupos: os gersonitas, os coatitas e os meratitas. Asafe foi um dos mais ilustres dos gersonitas que tinham por missão o cuidado com o tabernáculo, ou seja, no serviço e na carga (Nm 3.25,26). Já os coatitas tinha como cargo a arca, a mesa, o candelabro, ou seja, o cuidado com o ministério da tenda da congregação (Nm 3.35). E aos meratitas estava a responsabilidade do ministério da tenda da congregação (Nm 3.30,31).
Segue-se seis atribuições aos levitas.
1- Auxiliares dos sacerdotes. A função dos levitas estava associada à sua herança que era o Senhor (Nm 18.20) e receberiam das demais tribos 48 cidades (Nm 35.1-7) e tinham como direito receberem os dízimos por herança, pelo seu ministério que exerciam na tenda da congregação (Nm 18.21).
Israel é de fato considerado filho da eleição de Deus. Deus escolheu a Israel para que as nações viessem a ser abençoadas pela obra missionária israelita que era uma obra centrípeta, ou seja, as nações iriam a Israel para aprenderem de Deus. E de fato os levitas eram ministros do Senhor nesta grande obra.
2- Superintendentes da construção. Quando Josias (2 Cr 34.8-21) trabalhou no reparo do templo foram de fato os levitas fundamentais nesta grande obra. Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari, foram os superintendentes da obra (v. 12). Superintendente corresponde ao encarregado, ao chefe, ao dirigente, ou ao gerente. Portanto, aos levitas estava inserida a missão de administrar a reforma do templo. Ao superintendente cabe disciplina e habilidades. A disciplina o torna mais eficiente e a habilidade lhe dá maior segurança e garante uma execução bem sucedida nas atividades.
3- Instrumentistas. Os levitas eram peritos em instrumentos de música (2 Cr 32.12). Perito genericamente exprime a ideia de um experto, uma pessoa que pelos seus conhecimentos adquiriu determinados aptidões acima do normal relativo a um sujeito, técnica ou conhecimento. De fato o conhecimento veio por meio de dedicação.
4- Porteiros. Outra missão dos levitas era o cuidado com a casa do Senhor como porteiros (1 Cr 9.22,23). O trabalho de um porteiro requer vigilância. Vigiar é estar alerta com os que necessitam de ajuda e com os que de fato podem trazer transtorno ao ambiente. Sendo assim cabia aos levitas proporcionar segurança e proteção.
5- Confecção de especiarias. O cuidado com os elementos utilizados no culto estava sobre o domínio dos levitas. A eles cabia a função de preparar os elementos fundamentais para que não limitasse o culto ao Senhor. Objetos sagrados, assim como a flor da farinha, o vinho, o azeite, o incenso e a especiaria era missão aos levitas (1 Cr 9.29-32).
6- Cantores. Os cantores são de fato os mais citados quando o assunto é sobre os levitas. Porém, descrever sobre os levitas é ir além da música e do cântico. Entretanto, esta era a missão que no período pós-governo de Davi mais ficou conhecido os levitas. O cântico estar inserido a gratidão, a petição e o agradecimento. Assim se expressavam os levitas com os salmos que foram escritos por eles (1 Cr 9.33; Sl 73).
Os levitas tinham como missão o cuidado da obra do Senhor, eram auxiliares dos sacerdotes e desenvolviam com primazia as suas obrigações. Assim, como nós também eles tinham os seus limites, porém dentro deste limite buscavam fazer o melhor para Deus. Como levitas desta geração cabem a Igreja do Senhor Jesus, desenvolver com primazia o chamado valorizando a identidade cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário