Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Somos um exército de irmãos


Somos um exército de irmãos
Texto: E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo (Ez 37.10).
A visão do profeta Ezequiel permite a observação de duas importantes descrições: vale e ossos. O vocábulo vale pode ser definido como um lugar de conflito interior (2 Rs 3.16-20); uma situação perigosa e estreita (Sl 23.4a); ou um lugar de dificuldade (Jz 4.13); e por fim, também poderá ter como descrição significativa um lugar de confronto com forças inimigas (2 Rs 9.16). Enquanto, o verbete ossos se associa com restos mortais.
O tema outorga como objetivo compreender que um exército possui as mesmas vestes, porém com membros que possuam titulações diferentes; titulações diferentes com a utilização das mesmas armas; e a utilização das mesmas armas com o desfrutar da mesma unção.
Lembrando que o vocábulo exército tem como significado manter ocupado, e ou guiar; compreende-se que o termo no sentido prático corresponde a manter-se ocupado a uma missão e guiar pessoas a uma organização social com a segurança devida.
Mesmas vestes com diferentes títulos
Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação, e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas joias (Isaias 61. 10).
A primeira benção de Deus outorgada para com os homens corresponde com a salvação, sendo que a salvação se consolida por meio da justificação, santificação e glorificação. As ações do pecado se manifestam em três instâncias: penalidade, poder e presença. A penalidade do pecado é real na vida daqueles que não foram justificados em Cristo. O poder do pecado é notável na vida daqueles que não se santificam em Jesus Cristo. E a presença do pecado só perpetuará na vida daqueles que não serão glorificados com o Senhor Jesus Cristo.
Titulações diferentes com a utilização das mesmas armas
Deus tem outorgado dons de serviço que corresponde com o ofício diaconal, exortação, repartir, presidir exercer misericórdia. Os dons de serviço correspondem com atos em benefício ao próximo.
Assim também como tem outorgado os dons ministeriais que são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Os apóstolos são aqueles que diretamente são chamados por Deus para exercerem um ministério que agrega outras funções como: a de profeta, a de pastor, a de evangelista e a de doutor. O ministério profético corresponde ao ato de apresentar Deus aos homens. Evangelista é o ministro externo, sempre preocupado com as almas perdidas. Pastores são servos com a missão de pastorear o rebanho. Doutor corresponde com os sábios que foram levantados por Deus para instruir o rebanho do Senhor.
Apóstolo – dom especial e agregador dos demais ofícios. Profeta – dom revelador e anunciador das maravilhas do Senhor. Evangelista – dom desbravador que corresponde ao ato de ir ao encontro dos perdidos. Pastor – dom administrativo. Doutor – dom solucionador que proporciona conhecimento aos membros do corpo de Cristo.
Portanto, os dons são importantes para a execução do ministério no qual o cristão foi vocacionado.
Mesmas armas com as habilidades outorgadas de uma mesma unção
A unção corresponde à separação de alguém para a execução de uma determinada missão. Separação que se caracteriza em ser uma consagração específica para que o indivíduo possa executar com habilidades naturais e sobrenaturais a obra de Deus.
A unção na Nova Aliança tem como símbolo o derramamento do Espírito Santo. Derramamento que correlaciona com o batismo no Espírito Santo com a evidência física inicial do falar línguas estranhas. O derramamento do Espírito Santo é considerado como a segunda bênção de Deus para com a Igreja.
Porém, o batismo no Espírito Santo não é salvação. Para alcançar a salvação o meio de apropriação é a fé em Cristo. Também o batismo no Espírito Santo não é santificação. A santificação ocorre de maneira progressiva. Porém, dentre os efeitos do Batismo no Espírito Santo se destacam a edificação espiritual do próprio crente, pois mediante o falar das línguas o cristão é edificado (1 Co 14.4), a obtenção de maior dinamismo espiritual, ocasionando maior disposição e maior coragem na prática da vida cristã. Lembrando que o batismo é também o meio para que Deus outorgue os dons espirituais (1 Co 12.7-10) que são:
Dons que manifestam o saber de Deus (a palavra da sabedoria, a palavra da ciência e dom de discernimento);
Dons que manifestam o poder de Deus (fé, dons de cura e operação de maravilhas);
E, dons que manifestam a mensagem de Deus (profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas).
Em suma, é necessário lembrando que há unidade na formação, um exército, e unidade de comando, um general, sendo este general é Jesus Cristo de Nazareth que outorga a Igreja as armas espirituais: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” (2 Co 10.4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário