PAULO E SUA DEDICAÇÃO AOS VOCACIONADOS
A presente lição apresenta a seguinte
descrição na verdade prática: No Reino de Deus, a
liderança mais antiga zela pelas lideranças mais novas. Os jovens vocacionados
precisam de cuidado e zelo.
Sobre
a instrução a novos líderes aprende-se com o apóstolo Paulo que:
Durante o tempo em que se
dispôs a ficar em Éfeso, Paulo dedicou-se não só a doutrinar a igreja, como
também a ensinar os obreiros vocacionados para a obra e prepará-los para serem
os líderes nas igrejas plantadas por ele e abrirem outras em nome do Senhor (CABRAL, 2021, p. 108).
Sendo que a presente lição tem como objetivo
geral:
Afirmar o papel cuidador
da liderança mais antiga acerca da mais jovem. E
como objetivos específicos: Apontar Éfeso
como o ponto de partida do aprendizado dos vocacionados; Assinalar o legado
doutrinário de Paulo para os novos líderes; e, Enfatizar o apelo de Paulo aos
líderes.
I – ÉFESO, O
PONTO CENTRAL DO APRENDIZADO DOS VOCACIONADOS
Conforme o título do presente tópico
compreende-se que a localidade de Éfeso foi essencial para que novos líderes
fossem formados pelo mestre Paulo. Porém, ao observar Éfeso torna-se notório e
necessário compreender a importância de Antioquia como igreja representante
direta da obra missionária.
De Antioquia Paulo e Barnabé foram enviados a
desenvolverem a obra missionária. Logo, a presente igreja foi essencial para a
propagação do evangelho. Paulo entendeu que era necessário ir além de pregar,
necessário era ensinar e abrir igrejas. Porém, a atividade não correspondia a
apenas abrir igrejas, era também fundamental preparar líderes para cuidar dos
novos trabalhos.
E para compreender o apóstolo Paulo como
mestre inspirado é só observar com cautela os escritos deste aos líderes
Timóteo e Tito.
Por fim, a respeito da igreja presente na
cidade de Éfeso compreende-se que:
Paulo evangelizou a cidade e o
seu entorno durante três anos (At 20.31).
Destes três anos, três meses
foram dedicados à evangelização dos judeus nas sinagogas (At 19.8).
Deus usou o apóstolo Paulo de
maneira poderosa, de forma que os próprios lenços e aventais do apóstolo eram
objetos usados para a ministração de cura (At 19.12).
E a igreja de Éfeso segundo alguns dados
históricos teve os seguintes líderes, dentre tantos outros: Timóteo, Apolo e
João.
II – O LEGADO
DOUTRINÁRIO DE PAULO PARA OS NOVOS LÍDERES
Paulo advertiu os seus discípulos a terem
cuidado com os judaizantes e com os gnósticos.
Sobre os judaizantes compreende-se que
tratava de cristãos convertidos a Cristo, porém estes não compreendiam a
necessidade da separação do olhar para com as práticas do Antigo Testamento e a
vivência do cristianismo autêntico. Eles cultivavam a prática cristã e as
tradições judaicas, porém o pior estava em querer que os gentios convertidos a
Cristo tornassem também praticantes dos rituais interligados ao judaísmo.
No que tange ao gnosticismo eram adeptos do
ensino que negava a humanidade de Jesus. Assim como rejeitavam a Bíblia como a
fonte da palavra divina aos homens.
Nota-se que as doutrinas hereges terão sempre
em comum o ato de negar verdades bíblicas referentes à pessoa de Jesus no que
tange a sua humanidade e divindade, assim como negam a veracidade da Bíblia
como palavra de Deus.
III – PAULO APELAS
AOS LÍDERES
Dois versículos merecem cautela no presente
tópico.
Primeiro:
Mas de nada faço questão, nem
tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha
carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do
evangelho da graça de Deus (At
20.24).
Aprende-se do presente texto:
Ø Não faço questão de nada.
Ø Não tenho a minha vida por preciosa.
Ø Desejo cumprir com alegria a carreira e o ministério outorgado
por Cristo.
Ø Desenvolver o ministério tendo como objetivo dar testemunho do
evangelho aos que necessitam de Cristo.
Já o segundo versículo:
Olhai, pois, por vós, e por
todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue (At 20.28).
Aprende-se
no presente versículo:
Ø O olhar para si, ou seja, o cuidado próprio.
Ø O olhar para o rebanho de Jesus, ou seja, o cuidado para com a
obra de Deus.
Ø E, compreende-se que a separação para o episcopado corresponde ao
cuidado para com a obra do Senhor.
Referência:
CABRAL,
Elienai. O apóstolo Paulo: lições da
vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de
Janeiro: CPAD, 2021.
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