Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

EBD - Subsídio da Lição: A BÍBLIA COMO UM GUIA PARA A VIDA

 A BÍBLIA COMO UM GUIA PARA A VIDA

É fundamental compreender que o cristão é moldado pela Palavra. Pois, a leitura da Bíblia proporciona sabedoria, o acreditar na Bíblia possibilita salvação e o praticar o que está na Bíblia proporciona santificação.

A lição em apreço apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

A Bíblia é um guia seguro para a nossa caminhada cristã. Alicerçados nos ensinos da Palavra de Deus, somos instigados a viver com sabedoria e prudência.

Sendo que a presente lição tem como objetivos específicos: Enfatizar que o crente deve alicerçar a sua vida na Bíblia; Esclarecer que Deus é a fonte da verdadeira sabedoria; e Mostrar que o salvo em Cristo deve viver com sabedoria e prudência.

I – A BÍBLIA É UM ALICERCE PARA A VIDA

A Palavra de Deus conforme o presente tópico é alicerce, luz e é imutável.

No que tange descrever a Palavra de Deus como alicerce compreende-se que trata de ratificar que a Bíblia é a base de sustentação para o ser humano, que é a imagem e semelhança do Senhor. [...] O próprio Cristo é a rocha sobre a qual devemos edificar a nossa casa (1 Co 10.4). É somente pela nossa união com Cristo que podemos ter esperança e segurança. Ele tem as palavras de vida eterna (Jo 6.68). A síntese desse grande ensinamento é que nem as crises dessa vida e nem a eternidade poderá abalar quem está firmado em Cristo e na sua Palavra (Mt 7.25) (BAPTISTA, 2022, p. 69).

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho (Sl 119.105).

Para Spurgeon um dos benefícios mais práticos dos textos sagrados é a orientação nos atos da vida diária; esta tocha não é enviada pra nos assombrar com seu brilho, mas para nos orientar com a sua instrução (apud BAPTISTA, 2022, p. 70).

A Palavra de Deus não se altera, pois é imutável. Os ensinos da Bíblia servem para as gerações hodiernas, assim como foram regras de fé e prática dos antepassados da igreja cristã. Os ensinos provenientes da Bíblia são inalterados e produz nos cristãos valores permanentes.

[...] Os valores cristãos são permanentes, pois a fonte de autoridade é permanente (Mt 5.18). Não cabe ao cristão contradizer e nem ajustar as Escrituras para atender aos interesses das ideologias pós-modernas. Assim sendo, o comportamento e o caráter do cristão se alicerçam nas doutrinas bíblicas (Ef 2.20) (BAPTISTA, 2022, p. 71).

II – A BÍBLIA NOS TORNA PESSOAS SÁBIAS

A sabedoria humana é tendenciosa e orgulhosa, pois busca a satisfação dos desejos carnais.

Já a sabedoria de origem em Satanás é pretenciosa ao pecado.

Por fim, a sabedoria que tem a sua origem em Deus é libertadora, pois outorga ao ser humano o conhecimento do bem e conduz o mesmo a tomar decisões que agrade a Deus.

Todos que desejam a sabedoria deverão pedir a Deus e a busca-la. Salomão assim escreveu: “eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Pv 8.17). Os que buscarem a sabedoria a encontrarão. Buscar significa desejar e correr atrás para obtê-la.

Salomão no início do seu reinado pediu a Deus sabedoria para governar um povo grande e numeroso. 

Por fim, a sabedoria é fundamental para uma liderança eficiente e eficaz (Gn 41.39), e também muito importante para a tomada de decisões (At 15.13-34).

A sabedoria divina outorga ao indivíduo saúde física, financeira, emocional e espiritual [...] que possamos conjugar mentes sábias e corações humildes para a glória de Deus (COELHO; DANIEL, 2014, p. 45).

III – A BÍBLIA E A PRUDÊNCIA PARA A VIDA

A prudência corresponde a sabedoria na prática, logo, uma pessoa prudente é uma pessoa que sabe ser sábia, tem cautela em suas práticas, tem discernimento e além de tudo sabe fazer corretamente suas escolhas.

[...] Contudo, convém esclarecer que biblicamente a prudência está unida estreitamente à sabedoria. E, como já visto, a sabedoria procede de Deus (Ef 1.8,9). Por isso, a prudência é sobretudo uma virtude de quem é sábio, e, portanto, habilitado a realizar as escolhas certas (Dt 30.19; Lc 10.42) (BAPTISTA, 2022, p. 77).

Por fim, os benefícios da prudência são: fazer do indivíduo uma pessoa sábia, outorgar ao ser humano o autocontrole, proporcionar na prática ações humildes e além de tudo permite que a pessoa prudente faça escolhas corretas. É necessário compreender que resultados são provenientes de boas escolhas, logo, pessoas prudentes saber fazer boas escolhas.

Referência:

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Fé e Obras: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário