Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – O TERCEIRO SINAL: O PARALÍTICO DE BETESDA

 O TERCEIRO SINAL: O PARALÍTICO DE BETESDA

Conforme a Síntese:

A cura do paralítico de Betesda nos mostra que o Filho de Deus não tinha, e não tem, limitação de qualquer natureza para realizar milagres.

Com base na descrição acima da verdade prática, conclui-se que:

ü    Jesus é o Senhor dos milagres.

ü    Não há limitação para a operação de milagres ministrada por Jesus.

A presente lição tem como objetivos:

Compreender porque João registra várias viagens de Jesus a Jerusalém;

Mostrar que o paralítico teve que esperar muito pelo seu milagre;

E, Conhecer o quadro espiritual dos judeus no tempo do milagre relatado por João.

I – DE VOLTA A JERUSALÉM

O capítulo inicia afirmando que Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há interrogações sobre que festa seria esta, pois os judeus comemoravam três festas, que eram: a festa da páscoa, a festa de pentecostes e a festa dos tabernáculos. Porém, compreende na narrativa joanina que Jesus veio para os seus, mas os seus não o receberam (Jo 1.11), o evangelista mostra por meio das peregrinações de Jesus a Jerusalém a rejeição destes ao ministério do Messias.

Betesda tem como significado casa de misericórdia. O tanque de Betesda transmite a ideia de que Deus é misericordioso. O tanque localizava próximo da porta das ovelhas, ou seja, a porta que tinha como objetivo o acesso das ovelhas para o sacrifício. A porta é um tipo de Cristo, Betesda corresponde a misericórdia, sendo assim, compreende-se que por meio do sacrifício de Jesus na cruz somos conduzidos ao Pai.

Sobre o anjo agitar as águas percebe que:

[...] Essa narrativa de João é objeto de muita discussão entre os estudiosos do Novo Testamento, que debatem sobre o seu real significado, com alguns considerando que o anúncio milagroso das águas era fruto de uma mera crença popular (QUEIROZ, 2022, p. 76).

II – UMA LONGA ESPERA

O paralítico sofria há trinta e oito anos, por ter problema físico correlacionado ao movimento. O paralítico achava-se impossibilitado em movimentar para ser o primeiro a chegar-se no tangue quando a água fosse movimentada. O tangue tem como significado casa de misericórdia, assim sendo, chegou-se até o paralítico o Senhor de toda a misericórdia.

Os judeus questionaram a realização do milagre no sábado, porém é necessário compreender que:

[...] uma vez que o sábado foi feito para o homem, as duas principais exigências, o descanso e a adoração não podem ser exigidas a ponto de se tornarem hostis ao bem-estar do homem, e de fato prejudiciais para a pessoa, ou mutuamente destrutivas. A regra: “Descansarás”, não deve ser aplicada de modo a excluir toda a ação e todo o trabalho; pois a completa inércia não é descanso, e a completa abstinência de trabalho de toda espécie seria, muitas vezes, prejudicial para o bem estar privado e público. Deve-se deixar espaço para atos de “necessidade e misericórdia”; e uma legislação muito categórica e minuciosa em relação ao que são ou não atos de qualquer dessas espécies deve ser evitada, visto que esses assuntos podem variar para diferentes pessoas, tempos e circunstâncias, e os homens podem realmente diferir de opinião em detalhes que são perfeitamente fiéis aos princípios gerais da consagração do sábado (BRUCE, 2007, p. 100, 101).

III – REVELANDO-SE A UMA GERAÇÃO INÍQUA

O assunto central da instrução de Jesus para com os judeus no capítulo cinco corresponde a “Jesus e o Pai”, assim sendo, o nome que o identifica no capítulo é o Cristo, isto é, todo o judeu compreenderia que o nome Cristo indica o ungido. A unção na Antiga Aliança era ministrada a reis, profetas e sacerdotes.

A quem fosse ministrada a unção indicava que este alguém desenvolveria um ministério. Sendo Jesus apresentado como o Cristo indica que Ele seria a misericórdia personalizada de Deus por meio da obra da cruz.

Por fim, a manifestação dos judeus em pleno capítulo foi de incredulidade.  

Referência

BRUCE, A.B. O Treinamento dos Doze. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

QUEIROZ, Silas. Jesus, o Filho de Deus: os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário