Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Jesus é Deus

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – JESUS É DEUS

Conforme a Verdade Prática:

A divindade de Jesus está muito clara e direta na Bíblia, além de ser revelada no seu ministério terreno, na manifestação dos seus atributos e obras divinas.

Da verdade prática compreende-se que:

A divindade de Jesus está clara na Bíblia;

A divindade de Jesus está diretamente revelada no desenvolvimento do ministério terreno;

Os atributos e as obras divinas estão diretamente descritas à pessoa do Senhor Jesus.

É válido lembrar que os objetivos da presente lição são:

Demonstrar na Bíblia a natureza divina de Jesus;

Explicar a heresia do Arianismo;

E, Apresentar as implicações do Arianismo na atualidade.

Emanuel é a palavra-chave da presente lição. Emanuel tem como significado Deus conosco.

I – A DOUTRINA BÍBLICA DA DIVINDADE DE JESUS

Há três razões para compreender a Bíblia quando ensina que o Senhor Jesus é Deus: primeira razão, Jesus é mencionado com os nomes que revelam a divindade; segunda razão, Jesus possui atributos corresponde aos atributos divinos; e, terceira razão, Jesus faz as obras unicamente desenvolvida por Deus.

Os nomes unicamente correlacionados ao Senhor em que Jesus recebe menção, são: Senhor (Jo 20.28), e Deus (Jo 20.28; Fl 2.6; Tt 2.23).

Já os atributos divinos que Jesus é reconhecido como detentor, são os seguintes: onipotência (Mt 28.18), eterno (Jo 1.1), onipresença (Mt 28.20), e onisciência (Jo 1.47).

Assim como Jesus desenvolveu as obras unicamente realizadas por Deus, são elas: criar (Jo 1.3), iluminar (Jo 1.9), e regenerar (Jo 1.12).

João 1.1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Versículo que apresenta a riqueza do Evangelho. Primeiro, no princípio era o Verbo, frase que indica que o Verbo é eterno. Segundo, e o Verbo estava com Deus, frase que apresenta distinção entre o Verbo e o Pai, logo são duas pessoas distintas. E, em terceiro, e o Verbo era Deus, frase que corresponde em dizer que Jesus é Deus.

É importante ressaltar que existem inúmeros versículos que faz referência à divindade de Jesus Cristo:

Em Isaías 7.14 – Emanuel, Deus Conosco, isto é, Jesus é chamado de Emanuel.

Em Isaías 9.6 – Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, isto é, Jesus é chamado de Deus Forte, nome que revela um dos atributos pertencente unicamente a Deus.

II – A HERESIA QUE NEGA A DIVINDADE DE JESUS

Ariansimo é uma corrente herege que negava e nega a divindade de Jesus. Em resumo compreende que o arianismo se caracterizava em:

Negar a natureza divina de Jesus;

Apresentar Jesus como criatura e não como criador;

Classificar Jesus em natureza inferior a divindade;

Negar a eternidade de Jesus.

Para explicar a palavra de ordem do arianismo “houve tempo que o Verbo não existia” Ário e os seguidores da presente heresia citavam Colossenses 1.15: O que é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

[...] A palavra não descreve Cristo como o primeiro ser criado em se tratando de tempo [...] (Radmacher; Allen; House, 2013, p. 544). Mas subentende-se que [...] Ser primogênito referia-se mais à posição e ao privilégio do que à ordem de nascimento. Sendo Deus, Cristo tem a posição mais alta em relação a toda a criação (Radmacher; Allen; House, 2013, p. 545).

III – IMPLICAÇÕES DO ARANISMO NA ATUALIDADE

O grande erro do arianismo moderno é não compreender a respeito da natureza divina e natureza humana do Senhor Jesus. Isto é, Jesus é 100% Deus e aqui na terra viveu 100% como homem.

Conforme João 1.14, o Verbo se fez carne, verdade que se trata da encarnação do Verbo, ou seja, Jesus se fez carne.

A necessidade da encarnação do Verbo tendo como foco a morte de Jesus na cruz pode ser definida em:

1- A Santidade de Deus tornou-a necessária (Hc 1.13).

2- O amor de Deus tornou-a necessária (1 Jo 4.10).

3- O pecado do homem tornou-a necessária ( 1 Pe 2.25).

4- O cumprimento das Escrituras tornou-a necessária (Lc 24.25-27).

5- O propósito de Deus tornou-a necessária (At 2.23). (BANCROF, 2006, p. 143-145).

Ao relatar a respeito de Jesus como homem é necessário entender que Jesus em sua natureza humana teve mãe e não teve pai. Jesus em sua natureza divina tem Pai e não tem mãe.

Referência:

BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

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