Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – O CARÁTER MISSIONÁRIO DA IGREJA DE JERUSALÉM
Conforme a Verdade Prática da lição:
Faz parte da missão da Igreja
a evangelização de povos não alcançados.
Da verdade prática compreende-se que:
A igreja tem uma missão
evangelizadora;
A missão evangelizadora da
igreja abrange os povos não alcançados.
É válido lembrar que os objetivos da presente
lição são:
Destacar o papel da
dispersão cristã na expansão missionária da igreja primitiva;
Enfatizar a importância da
contextualização da mensagem do Evangelho para diferentes contextos culturais,
sem, contudo, perder sua essência;
E, Valorizar a prática do
discipulado como base para o crescimento saudável e a manutenção da identidade
da igreja.
Missão é a palavra-chave da presente lição.
Silva analisa a igreja em Atos sendo dividida
em três momentos importantes, sendo descrita por eventos, isto é, o
pré-pentecostal, pentecostal e eventos missionários.
Sobre os eventos missionários entende-se [...] que o
evangelho é proclamado. A salvação era anunciada pela igreja. Neste período
nomes importantes aparecem no cenário histórico da igreja, por exemplo: Paulo e
Barnabé (Silva, 2015, p. 119).
I – UMA IGREJA COM
CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA
O evangelho foi além dos
espaços de Jerusalém, isto é, foi propagado para outras regiões. O fator
primordial para a propagação do evangelho para além das fronteiras de Jerusalém
se explica pela perseguição que os cristãos sofreram. A perseguição aos
primeiros crentes os forçou a irem para outras regiões, ou seja, para outras
terras.
Algo a ser observado
corresponde é que os primeiros cristãos ao serem perseguidos não recuaram ou
abandonaram a fé. Pelo contrário eles continuaram testificando a respeito do
Senhor Jesus como único Salvador. Compreende-se que a perseguição foi marcante
para a propagação do evangelho em terras que ainda não conheciam a grandeza do
Senhor.
Entende que o evangelho que
chegou a terras distantes não foi pregado por obreiros consagrados, exemplo,
apóstolos, pastores, evangelistas, presbíteros, ou até mesmo por diáconos. O evangelho
foi anunciado por pessoas simples, cristãos que possuíam grau ministerial, no
entanto, eram pessoas revestidas pelo o Espírito Santo, assim como eram pessoas
cheias do testemunho transformador.
A perseguição não limita o
crescimento da igreja, ao contrário a perseguição proporciona o crescimento do
Reino de Deus.
II – UMA IGREJA COM VISÃO TRANSCULTURAL
A cultura que prevalecia no período do
surgimento da igreja primitiva era a grega. Os povos adjacentes a Jerusalém
estavam sobre a dominação cultural grega, logo era necessário conhecer os
costumes e práticas dos povos receptores para de forma eficaz anunciar a
salvação em Jesus.
Para Andrade a evangelização para povos de
cultura diferente requer dos evangelistas o seguinte preparo cultural:
O preparo cultural do evangelista contempla dois campos
interligados: a informação acerca de outros povos e a habilidade linguística
para se falar a todos, em todo o tempo e lugar, por todos os meios possíveis (Andrade, 2016, p.48).
Os judeus e os samaritanos esperavam o
Messias, logo a pregação para esses atendia a explicação em afirmar que Jesus
era o Messias anunciado pelos os profetas da Antiga Aliança.
Já os povos de cultura grega não conheciam a
Jesus, por isso não teriam não nenhum efeito anunciar que Jesus era o Messias
para eles, pois eles desconheciam as promessas veterotestamentária.
A contextualização do evangelho então passou
a ter como ênfase que Jesus era o Senhor, isto é, passaram a ensinar que Jesus
era Deus.
III – UMA IGREJA
QUE FORMA DISCÍPULOS
Discipular é ensinar, instruir, isto é, é proporcionar saberes de algo. No
que tange a igreja o discipulado corresponde com a educação continuada dentro
do espaço eclesiástico. Barnabé foi fundamental para a instrução outorgada aos
primeiros crentes de Antioquia.
Em Antioquia os crentes foram chamados pela primeira vez de cristãos. Ser
cristão é ser seguidor do Senhor Jesus. Fator que requer que os cristãos
testifiquem do Senhor Jesus. Válido lembrar que o evangelho é pregado
inicialmente pelo o testemunho do crente, isso ocorre mediante a vida definida
pela fidelidade, a fé confirmada na confiabilidade no agir do Senhor Jesus e
nas atitudes consagradas ao Senhor.
Referência
ANDRADE,
Claudionor de. O desafio da evangelização.
Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
SILVA,
Andreson Corte Ferreira da. Introdução ao Novo Testamento. In: SILVA, Roberto
Santos da. Seteblir. Goiânia:
Mundial Gráfica, 2015.
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