Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 23 de setembro de 2012

Subsídio da lição - EBD: A vida plena nas aflições – Leitura em Classe Fl 4.10-13.


A palavra-chave para a 14ª lição deste 3º trimestre é “Aflição”. Aflição é o estado daquele que está aflito, trata-se de profundo sofrimento, de ânsia constante, também se refere a agoniam e a angústia.
Pode o crente sofrer?
Esta foi à pergunta em que iniciamos o trimestre. O crente neste mundo passará por aflições e privações, porém isto não corresponde que Deus não está pronto para alterar o cativeiro daquele que estar sofrendo.
Em João 10.10, está escrito: “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia.” Quando Jesus referiu a vida com abundância trata-se de ter uma vida plenamente abençoada em Cristo Jesus.
Lembre-se:
Ø  Deus não livrou Daniel das covas dos leões.
Ø  Deus não livrou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego da fornalha de fogo.
Ø  Deus não livrou Israel do Mar Vermelho.
Porém:
Ø  Deus fez leões jejuarem.
Ø  Deus fez se presente na fornalha de fogo ao por ar condicionado para os amigos de Daniel.
Ø  Deus abriu o Mar Vermelho.
Portanto, o crente pode desfrutar de uma vida cristã abundante em meio aos sofrimentos.
I – Vivendo as aflições da vida.
1- As aflições de Paulo.
2- Deixado por seus filhos na fé.
3- A tristeza do apóstolo.
Comentário: Após o Senhor Jesus o apóstolo Paulo é considerado um dos personagens da Bíblia que mais sofreu e isto por amar a Deus e ser fiel ao ministério ao qual foi chamado. Entretanto, logo que lemos sobre o chamado de Paulo perceberemos as palavras de Jesus ao dizer que Paulo conheceria o quanto deveria padecer pelo seu nome (Cristo).
Há três tipos de chamados. Chamado para ser salvo, chamado para servir e chamado para ser glorificado. O chamado para o serviço faz com que nós para sermos bem sucedidos paguemos um preço. E dois preços são os mais enfocados no dia a dia de qualquer um que se entregou a obra do Senhor. O preço da abnegação; preço que se trata de escolhas ou rejeição, abnegar valores e gostos para que o nome do Senhor seja glorificado. O preço do abandono e este é presente na vida de Paulo no final do seu ministério. Paulo foi abandonado por seus filhos na fé: Fígelo e Hermógenes.
O abandono causou em Paulo tristeza. Por mais que o crente seja fiel a Deus não estará livre do sofrimento e nem mesmo do abandono dos seus filhos na fé. Porém, um estará do nosso lado conforme ficou o médico Lucas ao lado de Paulo. Mesmo que o médico amado não era filho na fé de Paulo era por Deus instrumento de bênção e companhia para o apóstolo. Deus não te abandona.
II – Contentando-se em Cristo.
1- Apesar da necessidade não satisfeita.
2- Livre da opressão da necessidade.
3- Contente e fundamentado em Cristo.
Comentário: mesmo que não tenhamos as necessidades satisfeitas nos deleitaremos no Senhor. Paulo pediu a Deus para tirar o espinho da carne assim recebeu a resposta do Senhor: a minha graça te basta (II Cor 12.9). A graça é provedora. E a providência é decreto de Deus para governar o mundo e fazer com que a sua vontade seja permanente em nossas vidas. Portanto, a Deus devemos buscar e confiar, pois é Ele quem cuidado dos pássaros e dos lírios do campo. Muito mais cuidará Ele de nós. Leia Mateus 6. 25-34.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Estas palavras de Paulo correspondem não à fartura mais a possibilidade de viver feliz com o que temos. Mesmo abatido o apóstolo Paulo sabia ter abundância, pois meio a toda maneira e em todas as circunstâncias Paulo era instruído, tanto a ter fartura e a passar fome. A instrução de Paulo foi outorgada no momento em que o mesmo entendeu que a sua vida não tinha maior valor do que a obra de Deus.
Paulo agradece a Deus por duas ações: a disposição da igreja em Filipos em associar se com a tribulação em que vivia o apóstolo e também pela maturidade da igreja. Já presencie casos de pastores que questionaram a contribuição da igreja para o ministério do mesmo e pós tais questionamentos tais obreiros passaram por situações difíceis, portanto façamos como o apóstolo Paulo “louvemos a Deus por tudo”.
III – Amadurecendo pela suficiência de Cristo.
1- Através das experiências.
2- Não pela autossuficiência.
3- Tudo posso naquele que me fortalece.
Comentário: Experiência trata-se de conhecimento de causa. E a experiência é gerada pela paciência que foi gerada pela tribulação. Logo, a experiência dará origem à esperança. Na bíblia a esperança cristã corresponde:
Ø A esperança da ressurreição dentre os mortos.
Ø A esperança da glória de Deus (Rm 5.2).
Ø A esperança de uma nova dispensação (II Co 3.12).
Ø A esperança da justiça (Gl 5.5).
Ø A esperança da salvação.
Ø A esperança da vida eterna (Tt 1.2).
Ø A esperança que está preservada nos céus (Cl 1.5).
Tudo está no controle de Deus e esta verdade nos torna cada vez mais dependentes dEle.
Filipenses 4.13: posso todas as coisas naquele que me fortalece. Texto que corresponde à maturidade. Três são os tipos básicos de maturidade: financeira, moral e espiritual. Paulo neste versículo mostra a sua maturidade espiritual.
Que Deus te abençoe e obrigado por nos acompanhar neste trimestre. Ore por nós e lembre estou sempre orando pelo desenvolvimento e melhoramento de nossa Escola Bíblica Dominical em toda a terra. A paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário