Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Avivamento é renovação

Texto: E puseram a arca de Deus em um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Geba; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo...E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus...E temeu Davi ao Senhor naquele dia e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?...E sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados. 2 Sm 6.3,6,7,9,13.
A palavra avivamento significa acordar e viver. A igreja de Coríntios estava passando por crise espiritual. A igreja valorizava os dons espirituais mais do que manter uma vida de comunhão com o Senhor. Havia pecado no seio da igreja, havia desordem nas reuniões e faltava atitude cristã e comunhão para com Deus. Portanto, havia a necessidade de renovar espiritualmente.
A igreja dos dias hodiernos muitas das vezes preocupa em inovar para conquistar. Quando nos preocupamos em inovar para agradar ao ser humano perderemos o foco maior da nossa existência, que é o de servir ao Senhor.
Muitas igrejas ao inovarem retiraram a palavra dos púlpitos e igualaram os templos ao comercio e palmilharam pelo sincretismo religioso.
I – Davi entre o inovar e o renovar.
A arca era de fato o símbolo da presença de Deus. E aos levitas foi confiado e outorgado a missão de guardar e conduzir a arca (Dt 31.9), que também é chamada de a Arca da Aliança ou a Arca do Testemunho.
Quando Deus está presente haverá; prosperidade, cura e libertação. Sendo a arca o símbolo da presença do Senhor proporcionou à casa de Obede- Edon bênçãos inefáveis (2 Sm 6.11).
1. Davi e a inovação. Pela instrução Divina a Moisés, caberia aos levitas à missão de guardar e conduzir a arca do Senhor. Esta de fato era a liturgia cerimonial do conduzir a arca. Porém, Davi como rei de Israel gozando do status adquirido proporcionou mudança no conduzir a arca. Olhando de maneira simplista o conduzir a arca por meio de carro e bois (2 Sm 6.3,6) não afetaria em nada, mas é de fato o nada que provoca catástrofes sociais, naturais, econômicas e até mesmo, espirituais. Ao inovar a liturgia consagrada pelo e ao Senhor os israelitas presentes que somavam trinta mil visualizaram a morte de Uzá (2 Sm 6.8).
2. Davi e a renovação. O incidente proporcionou na vida do monarca a renovação. Ser avivado é uma questão possível para aqueles que querem. No dia a dia muitas são as catástrofes que servem para despertar e renovar a vida daqueles que estão parados. Após o incidente Davi preocupado faz a seguinte interrogação: Como virá a mim a arca do Senho? (2 Sm 6.9) ao passar três meses e saber que a casa de Obede tinha sido abençoada Davi faz conforme o querer de Deus, “e sucedeu que, quando os que lavavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados (2 Sm 6.13).
Portanto, a cada um de nós cabe uma determinada função, lembrando que cada função deverá ser conduzida conforme o propósito de Deus. A função de Davi era proporcionar segurança aos levitas no momento em que eles conduzissem a arca e também servir ao Senhor com cântico. Porém, Davi fez o que não cabia a ele, inovar a liturgia consagrada por Deus.
Quando inovamos não mudamos um simples estilo de vida, mas alteramos uma prática consagrada a Deus.
II – Inovar e Renovar.
De fato as palavras são sinônimas, porém, o termo inovar corresponde a induzir novidades ou mudanças, enquanto a palavra renovar tem como significado fazer ou ficar outra vez como novo, substituir por mais novo.
Quando falamos de estratégias é necessário inovar as mesmas de acordo a cada necessidade, pois a inovação quando voltada a não alteração do padrão bíblico e com finalidade maior unir os crentes e evangelizar aos pecadores é de grande importância,
Todavia, é necessário irmos além. Devemos renovar nossas atitudes e aproximarmos mais e mais de Deus.
Quando desfrutamos de uma vida renovada teremos como atitude básica permanecer no que aprendemos. Cristo no seu ministério particular, ou seja, o ministério de Jesus com os seus discípulos, Ele nos outorga lições importantes sobre o permanecer.
O nome de Jesus no capítulo 15 do evangelho de João é a “Videira verdadeira” e o assunto do capítulo é: “Jesus e seus discípulos”. No versículo 16 Jesus assim expressou: não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vos conceda.
Por três vezes Jesus fala sobre permanecer com sentido diferente: permanecer no meu amor (v.9), tenho vos dito isto para que a minha alegria permaneça em vós (v.11) e o vosso fruto permaneça (v.16).
Portanto, a nossa atitude deverá ser; permanecer na Palavra (v.7) manter a alegria da salvação (Sl 51.12) e vivermos em união (Jo 17.20,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário