Deus é Fiel

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domingo, 2 de dezembro de 2012

Subsídio da lição – Sofonias – o juízo vindouro.


A palavra-chave para a 10ª lição deste 4º trimestre é “Juízo”. A palavra-chave juízo é o ato de julgar, isto é, um julgamento.
Dentre tantos tipos de juízos tratados na Bíblia, cinco são de suma importância para análise nesta temática:
Primeiro: o julgamento dos pecados dos homens na cruz de Cristo (Jo 13.31).
Segundo: o julgamento das obras dos crentes diante do Tribunal de Cristo (Rm 14.10).
Terceiro: o julgamento das nações vivas, na parousia de Cristo (Mt 25.32).
Quarto: o julgamento de Israel, na volta de Cristo (Ez 20.33, Mt 19.28).
Quinto: o julgamento do Grande Trono Branco (Ap 20.11-15).
O Juízo Final não é uma hipótese é um acontecimento que está determinado por Deus para julgar e condenar os ímpios sem nenhuma apelação.
I – O LIVRO DE SOFONIAS.
1. Contexto histórico.
2. Genealogia.
3. Estrutura e mensagem.
Comentário: Sofonias apresenta-se como descendente de Ezequias um dos reis de Judá. O que o profeta deixa claro é o seu tempo “palavra do Senhor vinda a Sofonias ... nos dias de Josias, portanto o profeta transmitiu a sua mensagem nos dias de Josias monarca que proporcionou reforma religiosa e possivelmente foi por Sofonias  motivado a conclamar o povo a renovar-se e a obedecer ao Senhor e a sua lei.
Por ser membro da família real, isto garantia a Sofonias livre acesso no governo, bem como noutros segmentos da sociedade.
A mensagem de Sofonias tinha como objetivo advertir Judá e Jerusalém no que correspondia ao juízo divino. O juízo divino na obra de Sofonias é chamado de “o grande dia do Senhor” (Sf  1.14), logo o livro tem como tema: O dia do Senhor.

O livro de Sofonias
Introdução
Sf 1.1
 
 
Julgamento e o Dia do Senhor
 
 
Capítulo 1.2 – 3.8
Julgamento sobre a terra (1.2,3).
Julgamento contra o povo de Judá (1.4-18).
Chamada ao arrependimento (2.1-3).
Julgamento das Nações (2.4-15).
Julgamento de Jerusalém (3.1-7)
 
A salvação e o Dia do Senhor
 
Capítulo 3.9-20.
Remanescente restaurado e Jerusalém purificada (3.9-13).
O povo jubiloso com Deus no seu meio (3.14-17).
Promessas finais a respeito da restauração (3.18-20).

O dia do Senhor tanto no Velho como no Novo Testamento tem como significado dia de juízo ou de julgamento.
II – O JUÍZO VINDOURO
1. Toda a face da terra será consumida (v.2).
2. A linguagem de Sofonias.
3. Descrição detalhada.
Comentário: portanto, a mensagem de juízo transmitida por Sofonias leva-nos a entender que haverá o aniquilamento de todos que vivem sobre a terra. A mensagem não é uma hipérbole é uma palavra verídica que no seu tempo se cumprirá. O termo utilizado por Sofonias é o mesmo que foi utilizado por Moisés ao escrever sobre o dilúvio na terra. Conforme a narrativa bíblica tal tempo será de aflição, angústia, perturbação e ruína.
Porém, o nosso descanso não será aqui, esperamos no Senhor a nossa morada, que descerá do céu ataviada como uma noiva para os santos a nova Jerusalém (Fl 3.20).
Três são os indicadores que define a Nova Jerusalém a uma cidade sublime: primeiro, a cidade é grande, logo a grandeza da cidade corresponde ao suprimento da necessidade dos seus habitantes; segundo, a cidade é santa, isto é, a cidade é perfeita e livre de todo mal e em terceiro a cidade descia do céu, por isso nela há a glória de Deus (Ap 21.10,11).
A frase “na casa de meu Pai há muitas moradas” transmite dois ensinamentos básicos: primeiro ensino, a casa pertence ao Criador e segundo nesta casa há muitas moradas. Na tradução NVI a expressão muitas moradas corresponde a uma casa pequena com muitos cômodos envolta de um pátio que é o ponto de encontro para o lazer dos filhos que mora envolta do seu pai. Na Nova Jerusalém estaremos envolta do nosso Pai celestial.
III – OBJETIVO DO LIVRO.
1. Sinceridade dos sacerdotes.
2. Sincretismo do povo.
3. O modismo do povo e a violência dos príncipes.
Comentário: o povo de Judá estava sendo conduzido pela cultura de outros povos e isto se tornou em um modismo até mesmo na prática diária de se vestir.
Sincretismo consiste em unir dois ou mais valores para alcançar um terceiro valor, o sincretismo religioso está muito ligado às culturas, pois valores de duas ou mais culturas se unem quando nasce uma nova religião. Isto ocorreu com os judeus nos dias do profeta Sofonias.
IV – O DIA DO SENHOR.
1. Significado bíblico.
2. O sacrifício e seus convidados.
Comentário: O dia do Senhor corresponde ao dia de julgamento, este dia é destinado aos que se recusaram a ouvir e a obedecer ao Senhor.
Sofonias 1.7, tem como significado a destruição de Judá pelos babilônios e também tem como significado o juízo de Deus que será aplicado a toda a terra em escala mundial.

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