Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 15 de dezembro de 2012

Os três gemidos


Texto: Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemido inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. Rm 8.22-26.
A palavra gemido do grego, stenazó, significa sentimento de pesar interior, exprime dor moral e física. É de fato suspirar, causar dor, afligir, entristecer, prantear e padecer.
Até o próprio Deus se condói do gemido dos necessitados (Sl 12.5) e levanta do seu trono e põe a salvo aqueles que nEle confiam.
Portanto, Paulo ao escrever a carta à igreja em Roma transmite no capítulo oito os três gemidos: o gemido da natureza, o gemido da igreja e o gemido do Espírito Santo.
I – Carta aos Romanos.
1. Autor. O apóstolo dos gentios era possuidor de dois nomes, Saulo, que significado o desejado ou escolhido, e Paulo, que significa pequeno. O apóstolo Paulo escreveu 13 epístolas que são fundamentais para a compreensão da fé cristã. Dentre tantas virtudes do apóstolo notamos que ele era uma pessoa decidida, e também um detentor de conceitos firmes e de muita atitude. Na última epístola escrita por Paulo o mesmo o define como: soldado, atleta e mordomo “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” 2 Tm 4.7. Como soldado o apóstolo enfrentou hostilidades espirituais utilizando a capacidade de um atleta e sendo sábio e prestativo como um mordomo.
As cartas de Paulo poderão ser divididas em:
a) Quando o fim é a principal preocupação. As cartas sobre esta temática são: 1 e 2 Tessalonicenses.
b) Quando a igreja é a principal preocupação. As cartas são: 1 e 2 Coríntios.
c) Quando o evangelho é a principal preocupação.  As cartas são: Gálatas e Romanos.
d) Quando a prisão é uma realidade. As cartas são: Filipenses,Colossenses, Filemom e Efésios.
e) Quando a morte se aproxima. As cartas são: 1 e 2 Timóteo e Tito.
2. Propósito. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (Rm 1.16,17), aqui está o propósito da epístola aos Romanos. Além do propósito da epístola também notamos a entrega do apóstolo Paulo à propagação do evangelho. Pois, no evangelho há poder.
3. Lições do capítulo oito. Há lições importantes do capítulo oito da carta aos romanos que são fundamentais para os cristãos de todas as épocas.
Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (v.1), está é a primeira lição encontrada no capítulo que indica a qualidade de libertação que temos em Jesus pela sua obra. E a obra de Jesus torna-se notória na sua vida, morte e ressurreição.
Deus conosco não teremos inimigos à altura (v.31) a grande questão do versículo não é quem será contra nós, mas se Deus é por nós.
Em Cristo somos mais do que vencedores (v. 37), a nossa vitória está garantida pela obra que Cristo Jesus consumou por nós.
II – O gemido da natureza.
1. É motivado pelo pecado. Pelo pecado de um só homem todos tornaram pecadores (Rm 5.12), sendo assim, Deus enviou o seu filho unigênito para morrer em nosso lugar e nos livrar de toda condenação provinda do pecado. O pecado é toda transgressão contra a lei de Deus. O pecado tem como salário a morte (Rm 6.23) e dentre todas as consequências do pecado a que mais transmite dor, sofrimento e gemido é a morte, pois a morte física é a separação do corpo para com o espírito.
2. É o gemido que exprime aflição. O primeiro gemido é da natureza que abrange os seres inanimados e animados. As catástrofes físicas são de fato o gemido da natureza, não porque há vida na terra (terra planeta, como chama alguns de mãe terra), mas trata-se do cumprimento profético. A pobreza que tanto mata no dia a dia é também um dos causadores do gemido da natureza animada, em seis segundos morrem uma criança de fome ou doença relacionada à mesma, dados de 2010. Tal exemplo somará vários gemidos: gemido do que sofre a fome, gemido dos que perdem o filho, gemido pela incapacidade de resolver os problemas sociais.
Portanto, o gemido da natureza indica que o pecado deturpou a criação.
III – O gemido da igreja.
1. É motivado pelo anelo de gozar a eternidade ao lado do Senhor. Estamos aqui, mas não somos daqui. A nossa morada está nos céus de onde esperamos o nosso Salvador (Fp 3.20), e na casa do Pai há muitas moradas (Jo 14.2).
2. É o gemido profético. O gemido da igreja é profético, pois mostra o futuro. Trata-se do gemido da adoção concretiza e também da glória do porvir, pois ainda não é manifestado o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos (1 Jo 3.2).
3. Gemido que revela duas virtudes do cristão: paciência e esperança. Dentre tantas virtudes do cristão no texto encontraremos duas que de fato caracterizam muito bem o autêntico cristão: paciência e esperança. Tornamos pacientes mediante as tribulações e assim sendo tornamos experientes e esperançosos (Rm 5.3-5).
IV - Gemido do Espírito Santo.
1. Revela que não estamos sozinhos. Aos discípulos Jesus disse que não os deixaria órfãos (Jo 14.18), mas enviaria o consolador (Jo 14. 16-17). A missão do Espírito Santo é tríplice: convencer o homem do pecado, do juízo e da justiça (Jo 16.7), guiar os crentes (Jo 16. 13) e glorificar a Jesus (Jo 16. 14).
2. Ensina que há poder na oração. No dia 6 de agosto de 1945, último ano da 2ª Guerra Mundial os Estados Unidos lançou às 8 horas e 15 minutos na cidade Hiroshima uma bomba atômica que matou de imediato 50 mil pessoas e feriu mais 80 mil pessoas somando no contexto geral 130 mil pessoas morreram no lançamento da pomba atômica em Hiroshima, enquanto que, Deus ouviu a oração de Ezequias e enviou um anjo e matou 185 mil pessoas, portanto, o poder da oração de Ezequias foi quase duas vezes mais explosivo do que a bomba atômica. Você não está sozinho o Espírito Santo é com você e o gemido do Espírito Santo é forte para destruir exércitos, quão mais poderoso será para fazer com que você continue sendo mais do que vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário