Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A abrangência do avivamento

Texto: Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. At 2.39.
A palavra avivamento significa acordar e viver. Em outras situações no Novo Testamento a palavra significa ressuscitar (Rm 14.9). Porém, na narrativa da parábola do filho pródigo o termo reviveu (Lc 15.32) corresponde à mudança de vida, que iniciou se com um desejo, foi alimentado pela humildade e por fim, foi concretizado por uma ação (Lc 15.18,20). De fato para que o avivamento de nossos dias seja abrangente deverá ser provindo em um coração desejo e anelante à vontade de Deus, que também seja humilde, pois na obra do Senhor não há lugar para estrelas e sim, a glória pertence a Ele que é Senhor de tudo e de todos (Rm 11.33-36). Mas, se desejo e se sou humilde sem ação não terei condição de presenciar e nem de proporcionar o avivamento.
O avivamento tem como ponto inicial o indivíduo e se propaga às instituições (família, empresa, estado, escola e igreja) e se concretiza com o evangelho pregado em testemunho a todas as gentes (Mt 24.14).
I – Abrange status ministeriais.
O profeta Habacuque assim orou: Ouvi Senhor a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia. (Hc 3.2). O desejo de viver e ver o avivamento surgiu da observação da palavra de Deus, porém, esta oração não foi realizada por um grupo e sim por um indivíduo. O avivamento terá como ponto inicial alguém que deseja viver segundo o plano de Deus.
1- Quando o membro é avivado. Em Jope, cidade da herança de Dã, situada 50 Km noroeste de Jerusalém que atualmente é chamada de Jafa, ocorreu um grande milagre, época esta do cristianismo em seu período a igreja primitiva. A personagem da história é Dorcas, mulher que é primeiramente identificada por discípula e em seguida o seu nome é citado Tabita, ou Dorgas, ou gazela, que significa disciplina, lealdade, confiabilidade, gosto pelo trabalho e eficiência. Dorcas influenciou os seus contemporâneos com ações benéficas (At 9.36) não porque ela queria ser salva, mas porque ela era salva em Cristo Jesus (1 Jo 5.13). Discípula no texto corresponde à aceitação da fé cristã, ou seja, Dorcas era membro do corpo de Cristo. Avivamento não é somente para líderes, mas é para todos os que servem a Deus.
2- De perseguidor a apóstolo. Homem que nasceu em Tarso, pertencente à tribo de Benjamin, foi discípulo de Gamaliel e perseguidor dos cristãos (At 8.1;9.11;Fp 3.5). Mas, ao se converte a Cristo tornou se em um grande missionário chegando a realizar três viagens missionárias, também sofreu naufrágio (At 28.1), escreveu treze epístolas e deixou seu legado de soldado, atleta e mordomo (2 Tm 4.7). O apóstolo Paulo é de fato um grande exemplo de pessoa avivada. Aqui está um grande exemplo que avivamento abrange ministros e ministros avivados transmite um legado de fé para gerações futuras.
3- Oficiais e suas funções. E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores (Ef 4.11).
a)  Apóstolos; corresponde ao ministério missionário, pois aos apóstolos cabem os demais ministérios: pregação, evangelização, administração e ensino.
b)  Profetas; ministério da pregação da palavra.
c)  Evangelistas; ministério da evangelização. Que corresponde ao trabalho missionário local.
d)  Pastores; ministério administrativo. Administração esta que visa o bem do membro da igreja, assim como ao bom estado dos pertences da igreja.
e)  Doutores; corresponde ao ministério de ensino da palavra.
II – Abrange classes sociais.
O mundo esta em colapso econômico muitos são os países em crise financeira e mesmo assim existem países que estão gozando de uma prosperidade. Momento este de emergência econômica, ou seja, crescimento. Mesmo em países ricos ou em emergência econômica encontraremos a divisão da sociedade em classes sócias. Porém, rico ou pobre o cristão deverá influenciar a sua geração.
1- A classe dominante. Daniel fazia parte da elite de Judá era da linhagem real (Dn 1.3) e foi servo fiel de três reis mundiais: Nabucodonozor, Ciro e Dario. O profeta Daniel é um exemplo de que mesmo sendo membro de uma elite o servo de Deus pode e deve viver em santidade, pois uma característica presente na pessoa avivada é a santidade. Santidade é um elo da salvação presente em Daniel (Dn 1.8).
2- A classe pobre. No mesmo período em que Daniel estava em meio à elite do império babilônico, sobre a colônia de exilados em Tel-Abib, a margem do rio Quebar estava o profeta Ezequiel. Tal profeta é fundamental para compreendermos que em meio às crises econômicas devemos viver em pleno avivamento.
O profeta Jeremias assim escreve: O Senhor nos levantou profetas na Babilônia (Jr 29.15). Sempre haverá profetas tanto em meio aos grandes assim como em meio dos pequenos.
III – Abrange povos.
1- Inicia-se com o menor grupo. Ao iniciar se no indivíduo o avivamento abrange em primeira instância à família. Josué faz menção de uma palavra que se tornou importante quando o assunto é família: Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Js 24.15).
O líder Josué conhecia o povo e os seus limites e também conhecia a sua família e os valores defendidos pelos membros da sua casa. Josué foi fiel a Deus e a Moisés. De tal fidelidade Deus outorgou lhe a oportunidade de guiar o povo até a conquista da terra prometida, porém tudo leva a entender que Josué instruiu os membros da sua família a amar a Deus. Avivamento abrange a conquista da família para Cristo.
2- abrange a todos os povos. Há um progresso no avivamento: indivíduo, família, sociedade e por fim, toda a humanidade. Que Deus nos use para sermos fundamentais em um avivamento global.
Portanto, o avivamento não corresponde a uma série de encontros com emocionalismo. Avivamento é uma atitude que influencia, surge no indivíduo e se propaga à nação.
Entretanto, avivamento verdadeiro só é possível com a presença do Senhor e com o desejo e esforço do servo de Deus. Prossigamos buscando ao Senhor e vivenciemos por meio da conduta cristã que proporciona o verdadeiro avivamento. É necessário acender o fogo da devoção para que a alegria não nos falte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário