Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 25 de novembro de 2012

Subsídio da lição – EBD: Habacuque – A soberania divina sobre as nações.


A palavra-chave para a 9ª lição deste 4º trimestre é “Soberania”. A palavra-chave soberania é qualidade ou condição de um soberano, ou seja, aquele que tem poder, autoridade e domínio.
Dois são os textos mais citados do livro do profeta Habacuque: primeiro; “o justo viverá pela sua fé” (Hc 2.4) e o segundo é “Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).
Os efeitos do primeiro texto tem sido marcante na história da igreja, principalmente no período da reforma protestante com Martinho Lutero. Já o segundo também tem sido presente no dia a dia da igreja, pois pela misericórdia de Deus o avivamento tem sido presente em cada período, quando em algum lugar as chamas se apagam em outros ela se acende e o avivamento torna-se presente e veemente.
I – O LIVRO DE HABACUQUE.
1. Contexto histórico.
2. Vida pessoal.
3. Estrutura e mensagem.
Comentário: O profeta Habacuque profetizou no período auge do império babilônico. O império babilônico na sua humilde origem pertenceu ao império Assírio, porém no ano 622 a.C., Nabopolassar pai de Nabucodonozor foi proclamado rei em Babilônia. Com este passo iniciava se uma nova dinastia na mesopotâmia. Nos dias de Nabucodonozor houve a reconstrução da babilônia que tinha sido destruída por Senaqueribe rei da Assíria.
É neste período de auge babilônico que Deus levanta o profeta Habacuque. Deus consolou a Judá ao falar por intermédio de Naum sobre a destruição de Nínive, porém Habacuque questiona a Deus sobre a ação cruel dos babilônicos aos judeus.
Segundo alguns estudiosos Habacuque pertencia à família sacerdotal e provavelmente era um profeta bem aceito pela sociedade.
Assim como Naum o profeta Habacuque transmite o peso de Deus aos judeus (Hc 1.5-11) e aos babilônicos (Hc 1. 12-2.1).
Livro de Habacuque
Capítulo 01
Denuncia da corrupção generalizada da nação e a consequente resposta divina
Capítulo 02
Resposta de Deus; O justo viverá pela fé.
Capítulo 03
Oração de Habacuque.

II – HABACUQUE E A SITUAÇÃO DO PAÍS.
1. O clamor de Habacuque.
2. A descrição do pecado.
3. O colapso da justiça.
Comentário: os dois primeiros capítulos do livro são marcados por queixas, exortações e por palavras de consolo. Habacuque é o primeiro profeta a questionar o agir de Deus no mundo, Deus é santo porque então Ele tolera o mal (Hc 1.13-17). Portanto, a queda de Nínive não resolveu o problema de Judá, de fato, somente houve mudança da origem da opressão, porém a opressão continuava. O profeta não queria justificar os judeus, porém não aceitava que Deus castigasse os judeus usando uma nação pior do que eles.
A contenda existe pela frouxidão da lei e na ausência da lei aumenta se a corrupção.
III – A RESPOSTA DIVINA.
1. O juízo divino é anunciado.
2. Os caldeus e a questão ética.
Comentário: o pior viria sobre Judá e posteriormente o pior viria aos caldeus era uma questão de tempo. O profeta Habacuque deveria entender que Deus estava no controle de tudo.
Judá sofreria o cativeiro, enquanto o império babilônico sofreria o colapso final. Tal império não teve uma vida longa, em menos de um século demonstrava sinal de fraqueza e no ano 538 a.C., foi conquistado e destruído pelo império Medo-persa.
IV – DEUS RESPONDE PELA SEGUNDA VEZ.
1. A esperança de Habacuque.
2. A visão.
3. O justo viverá da fé.
Comentário: em resposta a Habacuque Deus lhe mostra por meio de visão a respeito do que iria acontecer e em que tempo iria acontecer. Na resposta divina duas coisas merecem análise e respeito. Primeira, a Deus pertence o poder e o domínio de tudo. Segunda, as coisas irão piorar e para isto o justo viverá pela fé.
Boa aula. Conclua sua aula citando Habacuque 3.17-19. E descreva sobre a importância da adoração e da confiança em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário