Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O avivamento e o AMOR

Texto: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna... Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Jo 3.16, I Jo 3.16.
A igreja que cresce em todas as dimensões é favorecida pela maior virtude presente no cristianismo, o amor. Dentre as palavras chaves para o crescimento da igreja, o amor é de fato o marco separador de águas. Pelo amor que foi manifestado na cruz o passado, o presente e o futuro tornam diferenciados no que éramos, no que somos e no que nos tornaremos (Rm 6. 6,19,23).
As três palavras chaves para o crescimento da igreja são: poder, amor e ordem (I Co 12.6; 13.13;14.40). A presença de poder sem amor não é poder genuíno de Deus. A ordem sem amor não corresponde a uma ordem cristã e bíblica. Portanto, não há avivamento sem amor. Pois, quando há amor em uma instituição, a mesma, terá condição para se erguer e continuar firme com seus objetivos. O amor cura feridas e restaura almas.
I – O amor na bíblia.
Na língua grega, três são os termos utilizados para expressar o amor: ágape, philis e Eros.
1- O amor de Deus. Ágape, amor de Deus. O termo amor do latim, amorem, corresponde à dedicação afetiva. Deus doou o seu único filho para a salvação da humanidade (Jo 3.16), não há em toda história da humanidade prova maior de amor do que esta.
Dentre os atributos divinos o amor é considerado um dos mais altos e mais sublimes. O amor é um dos atributos morais de Deus. Deus é amor (I Jo 4.8). Tal dedicação afetiva é altruísta, pois aceita o mundo inteiro em meio à natureza pecadora da humanidade (Rm 5.8).
2 - O amor entre amigos. Philis, amor entre amigos. A amizade poderá ser exercida entre pessoas de sexos diferentes, entre crianças, entre parentes e assim por diante. Todavia, por mais que tenhamos inúmeros amigos o amigo de fato se revelará no dia da angústia. O amigo será aquele que rejeitará nossas emoções pecaminosas e nos levará para mais perto de Deus. Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão (Pv 17.17).
Na narrativa bíblica depararemos com a história de Davi e Jônatas um grande exemplo de amizade sincera sem egoísmo. Saul odiava a Davi por ver em Davi uma ameaça ao trono. Saul não temia por si só, mas por sua genealogia. Em meio ao ciúme de Saul, o seu filho Jônatas não concentrava desejos em obter o reino (I Sm 20.12-17).
3- O amor entre os cônjuges. Eros, amor entre os cônjuges. Tipo de amor em que há conotação sexual. Amor em que há submissão e dedicação (Ef 5.22-25). Quando a esposa auxilia o esposo em tudo, tal entrega é possível pelo amor (Tt 2.4). Da mesma forma quando o esposo é presente, é amigo e é protetor isto inclui o amor. Quando a submissão, a humildade, a mansidão, a paciência e a tolerância são presentes em um lar, logo o amor é à base desta família.
Porém, para melhor compreensão o amor (Eros) é associado às conotações sexuais e o amor (storge) à conotação familiar.
Portanto, o amor de Deus é incondicional, enquanto o amor entre amigos e entre familiares são condicionais.
4- Características do amor.
O amor tem efeitos impactantes. A humanidade tem vivenciado dias difíceis pelo aumento da violência e da corrupção que são ocasionadas pela depravação humana. Seguem-se os efeitos do amor:
a)           O amor perdoa; o ódio provoca brigas, mas o amor cobre todas as transgressões (Pv 10.12).
b)           O amor edifica; o amor que edifica requer abnegação, ou seja, limitação da própria liberdade para não enfraquecer as convicções de outros cristãos (I Co 8.1).
II – O amor e a igreja.
1- Sem amor não existiria a igreja. Deus escolheu a Israel para mostrar a sua glória ao mundo. O Egito era a grande potência da época enquanto Israel era um povo escravo. Segundo, Deus escolheu a Israel para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas. E por terceiro, Deus escolheu Israel para entregar o Salvador ao mundo. Por fim, o deserto é lugar de aprendermos a dependermos de Deus e a reconhecermos os nossos limites. Porém, Jesus veio para os seus, mas os seus não o receberam (Jo 1.11). Daí todos quando o receberam passaram a ter o direito de serem filhos de Deus (Jo 1.12). A existência da igreja é associada ao amor de Deus.
2- A igreja propagou-se pela presença do amor. Com a revelação do amor de Deus manifestada na obra de Cristo Jesus os apóstolos assumiram eficazmente a vocação pela qual foram chamados e propagaram o evangelho. Segundo dados históricos o apóstolo André foi crucificado em Acáia, em uma cruz de cussata (X), diz que foi atado e não cravado à cruz, para assim prolongar seu sofrimento. Já o apóstolo Pedro, segundo a história foi martirizado no período da perseguição de Nero e por receber a condenação de morte em cruz achou se indigno de morrer conforme o mestre e escolheu morrer de cabeça para baixo, porém em uma cruz.
3- O crente que vive em amor. As três virtudes de um autêntico cristão são: esperança, fé e amor. O cristão é conhecido por estas virtudes, entretanto, o maior destes é o amor (I Co 13.13). O cristão que ama não cobra atenção para si, mas requer que as atenções sejam voltadas para Deus (I Jo 4.19). Quem ama tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (I Co 13.7).
Avivamento significa trazer de volta à vida. Porém, o avivamento só é possível aos vivos, pois um pecador não pode ser avivado. Quando alguém é avivado isto indica que ele está vivo, está despertado, é um ser animado e é um indivíduo estimulado. Estimulo este produzido e motivado pelo amor. Todos aqueles que estão a desfrutar de um autêntico avivamento conhecem o valor do amor. Amemos e doemos a nossa vida em prol do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário