Deus é Fiel

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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Subsídio da lição – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO.


A palavra-chave para a 9ª lição deste 1º trimestre é “TRANSFIGURAÇÃO”. A palavra-chave, TRANSFIGURAÇÃO, trata-se da mudança de aparência, ou forma, mas não trata da mudança de essência.
A verdade prática indica o valor que há na Lei e nos Profetas por cumprir-se as profecias em Cristo. Moisés representando a Lei, (Lei significa seta, que tem como propósito indicar o Caminho), Elias representando os Profetas, mensageiros do Caminho.
No episódio da Transfiguração há seis personagens citados:
Moisés: representando a Lei.
Elias: representado os Profetas.
Pedro, Tiago e João: discípulos íntimos de Jesus.
Jesus: a figura principal do episódio, o cumprimento das profecias.
I – ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO.
1. Transfiguração.
2. Glória divina.
Comentário: A transfiguração teve como propósito indicar aos discípulos presentes que Jesus é Filho de Deus e que tanto a Lei como os Profetas testificam dEle.
Os nomes de Jesus que se apresenta no Novo Testamento são:
Jesus: significado SALVADOR (Mt 1.21).
Cristo: Messias ou Ungido (Mt 2.4).
Filho de Deus: indica a natureza divina de Jesus, ou seja, que Ele é Deus (Mt 4.3,6), quando o diabo tentou a Jesus estava de fato tentando a natureza divina do Mestre se tu és Filho de Deus.
Filho do Homem: corresponde a natureza humana de Jesus (Mt 16.13).
No momento em que ocorreu a transfiguração a glória do Senhor manifestou “uma nuvem luminosa os cobriu,” fato que corrobora o Messias é de fato o próprio Deus. A divindade do Messias é apresentada em João 1.1: No princípio era o Verbo (O Verbo é eterno), o Verbo estava com Deus (O Verbo é distinto do Pai) o Verbo era Deus (O Verbo é Deus), portanto a identidade de Jesus é:
Jesus é eterno.
Jesus é distinto do Pai.
Jesus é Deus.
II – ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO.
1. Tipologia.
2. Escatologia.
  Comentário:
Moisés
Elias
Prefigura a Lei
Prefigura os profetas
Um tipo revelado em Jesus
Aparece em um contexto escatológico
Autoridade da Lei
Autoridade entre os profetas

III – ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO.
1. O Messias esperado.
2. O Messias rejeitado.
Comentário: João foi de fato o Elias que deveria vir antes ao Messias. Há algumas relações entre Elias e João Batista.
ELIAS X JOÃO BATISTA
Características
Elias
João Batista
Período de Transição
De reinos
De alianças
Local onde desenvolveu o ministério
Deserto
Deserto
Confronto na mensagem
Confrontava os reis
Confrontava as autoridades

Para os rabinos a vinda de Elias estaria associada à solução de problemas. Para os judeus da época de Cristo a vinda do Messias seria possível se Elias viesse primeiro. Logo, fica claro que Elias era esperado, porém o que era desconhecido Elias já tinha vindo e o Messias já palmilhava pelas cidades da Judéia e da vizinha a pregoar a salvação.
Porém, por ser o Messias esperado pelos judeus era de fato Jesus rejeitado pelos filhos da promessa. Por isso João escreve “veio para os que eram seus e os seus não receberam” porem todos os que receberem terá o direito de serem chamados de filhos de Deus.
Na bíblia temos:
Filhos de Deus
Adão
Filho por formação
Israel
Filho por eleição
Anjos
Filho por criação
Igreja
Filho por adoção

Com a rejeição do Messias pelos judeus todos que receberam passam para a categoria de filhos de Deus.
IV – ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO.
1. Humilhação.
2. Exaltação.
Comentário: A humilhação de Jesus se dá na sua morte, porém, Jesus foi de fato um exemplo de humildade, pois no Evangelho de João capítulo 13 o Senhor Jesus ensina que sendo Ele Senhor e Mestre lava os pés dos seus discípulos e reafirma que Ele veio para servir e não para ser servido.
A exaltação de Jesus estava associada com a morte “Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti” (Jo 17.2).
A transfiguração a firma que Jesus é o centro de toda a Escritura, pois tanto a Lei como os Profetas aponta para Ele.

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