A
palavra-chave para a 9ª lição deste 1º trimestre é “TRANSFIGURAÇÃO”. A
palavra-chave, TRANSFIGURAÇÃO,
trata-se da mudança de aparência, ou forma, mas não trata da mudança de
essência.
A
verdade prática indica o valor que há na Lei e nos Profetas por cumprir-se as
profecias em Cristo. Moisés representando a Lei, (Lei significa seta, que tem
como propósito indicar o Caminho), Elias representando os Profetas, mensageiros
do Caminho.
No
episódio da Transfiguração há seis personagens citados:
Moisés: representando a Lei.
Elias: representado os Profetas.
Pedro, Tiago e João: discípulos íntimos
de Jesus.
Jesus: a figura principal do episódio, o
cumprimento das profecias.
I – ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO.
1. Transfiguração.
2. Glória divina.
Comentário: A transfiguração
teve como propósito indicar aos discípulos presentes que Jesus é Filho de Deus
e que tanto a Lei como os Profetas testificam dEle.
Os
nomes de Jesus que se apresenta no Novo Testamento são:
Jesus: significado SALVADOR (Mt 1.21).
Cristo: Messias ou Ungido (Mt 2.4).
Filho de Deus: indica a natureza
divina de Jesus, ou seja, que Ele é Deus (Mt 4.3,6), quando o diabo tentou a
Jesus estava de fato tentando a natureza divina do Mestre se tu és Filho de
Deus.
Filho do Homem: corresponde a
natureza humana de Jesus (Mt 16.13).
No
momento em que ocorreu a transfiguração a glória do Senhor manifestou “uma
nuvem luminosa os cobriu,” fato que corrobora o Messias é de fato o próprio
Deus. A divindade do Messias é apresentada em João 1.1: No princípio era o Verbo (O Verbo é eterno), o Verbo estava com Deus (O Verbo é distinto do Pai) o Verbo era Deus (O Verbo é Deus), portanto a identidade de Jesus é:
Jesus é
eterno.
Jesus é
distinto do Pai.
Jesus é
Deus.
II – ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO.
1. Tipologia.
2. Escatologia.
Comentário:
Moisés
|
Elias
|
Prefigura a Lei
|
Prefigura os
profetas
|
Um tipo revelado em
Jesus
|
Aparece em um
contexto escatológico
|
Autoridade da Lei
|
Autoridade entre os
profetas
|
III – ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO.
1. O Messias esperado.
2. O Messias rejeitado.
Comentário: João foi de fato o
Elias que deveria vir antes ao Messias. Há algumas relações entre Elias e João
Batista.
ELIAS
X JOÃO BATISTA
|
||
Características
|
Elias
|
João Batista
|
Período de
Transição
|
De reinos
|
De alianças
|
Local onde
desenvolveu o ministério
|
Deserto
|
Deserto
|
Confronto na
mensagem
|
Confrontava os reis
|
Confrontava as
autoridades
|
Para os
rabinos a vinda de Elias estaria associada à solução de problemas. Para os
judeus da época de Cristo a vinda do Messias seria possível se Elias viesse
primeiro. Logo, fica claro que Elias era esperado, porém o que era desconhecido
Elias
já tinha vindo e o Messias já palmilhava pelas cidades da Judéia e
da vizinha a pregoar a salvação.
Porém,
por ser o Messias esperado pelos judeus era de fato Jesus rejeitado pelos
filhos da promessa. Por isso João escreve “veio para os que eram seus e os seus
não receberam” porem todos os que receberem terá o direito de serem chamados de
filhos de Deus.
Na
bíblia temos:
Filhos
de Deus
|
|
Adão
|
Filho por formação
|
Israel
|
Filho por eleição
|
Anjos
|
Filho por criação
|
Igreja
|
Filho por adoção
|
Com a
rejeição do Messias pelos judeus todos que receberam passam para a categoria de
filhos de Deus.
IV – ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO.
1. Humilhação.
2. Exaltação.
Comentário: A humilhação de
Jesus se dá na sua morte, porém, Jesus foi de fato um exemplo de humildade,
pois no Evangelho de João capítulo 13 o Senhor Jesus ensina que sendo Ele
Senhor e Mestre lava os pés dos seus discípulos e reafirma que Ele veio para
servir e não para ser servido.
A
exaltação de Jesus estava associada com a morte “Pai, é chegada a hora;
glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti” (Jo
17.2).
A transfiguração
a firma que Jesus é o centro de toda a Escritura, pois tanto a Lei como os
Profetas aponta para Ele.
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