Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Subsídio da lição – O LEGADO DE ELIAS.

A palavra-chave para a 8ª lição deste 1º trimestre é “SUCESSOR”. A palavra-chave, SUCESSOR, corresponde a aquele que sucede a outro, ou que o substitui em cargo, ou funções.
A verdade prática torna-se nesta lição o primeiro ponto de contato do professor com o aluno, pois para ser grande homem de Deus é fundamental que aquele que a tal posto anela, seja antes de tudo servo de Deus.
Outra palavra chave seria o CHAMADO. Sobre o chamado teremos tais lições básicas:
No contexto bíblico três são os chamados de Deus para com o ser humano. O primeiro chamado que Deus trata com o ser humano é o chamado para a salvação. Já o segundo corresponde ao chamado para o serviço. E por fim, o terceiro tipo de chamado é o da glorificação.
Após o pecado de Adão todos os homens tornaram pecadores, por isso, o primeiro chamado feito ao ser humano da parte de Deus é o chamado para que o mesmo volte a ter comunhão com o criador. Porém, não há um limite aqui, pois quando o indivíduo é chamado para ser salvo é lhe inserido por natureza o dever de propagar o evangelho, logo se concretiza o chamado para o serviço. Todavia, um dia o céu se abrirá e todos os que entregaram as suas vidas ao Senhor Jesus terão os seus corpos revestidos de glória e semelhantes ao corpo de Cristo (Hb 12.23, Rm 8.17,18).
Uma das características que mais marca um líder é a capacidade do mesmo preparar um sucessor a altura. Duas coisas ocorreram antes de Eliseu suceder o profeta Elias: primeira coisa, Eliseu foi escolhido e, segunda, Eliseu foi preparado.
I – O LONGO PERCURSO DE ELIAS.
1. Uma volta às origens.
2. Uma revelação transformadora.
Comentário: A fé de Elias estava alicerçada nos princípios bíblicos. Logo, o retorno ao Monte Horebe, onde Moisés recebeu da parte de Deus a Lei e os mandamentos, foi primordial para o profeta Elias. Nós devemos a todos os momentos retornar aos nossos princípios. Há inúmeros cristãos que queixam da mudança ocorrida no cenário cristão, porém os mesmos foram os primeiros a mudarem, pois não mais buscam a Deus como buscavam e de fato mudaram, pois abandonaram os princípios da fé. Portanto, Elias ao contrário da maioria das pessoas, no final do seu ministério fez uma peregrinação de quatrocentos quilômetros o que foi fundamental para a reflexão da sua missão.
Elias teve a confirmação de que Deus cuidava do seu ministério. Ótima lição aqui é revelada: “Deus chama, e ao chamado Deus capacita, e ao capacitado Deus envia, e ao enviado Deus supri as necessidades” Assim, Deus fez com o profeta Elias.
II – ELIAS NA CASA DE ELISEU.
1. A exclusividade da chamada.
2. A autoridade da chamada.
Comentário: Sobre a exclusividade do chamado de Eliseu a lição apresenta quatro detalhes importantes para debate:
Ø  Primeiro: Deus chama pessoas fiéis.
Ø  Segundo: Deus chama pessoas ocupadas.
Ø  Terceiro: aquele que é chamado por Deus reconhece o preço do chamado.
Ø  Quarto: Eliseu percebe o valor do serviço. Em 2 Reis 3.11, encontramos a primeira obra realizada por Eliseu que foi lavar as mãos do profeta Elias. Eliseu reconheceu que um ministério bem sucedido é construído sobre bases bem fortificadas, que são resumidas na palavra serviço.
Elias não era descartável, porém, era substituível. Por mais que amemos os nossos líderes é fundamental saber e entender que em determinado período os mesmos nos deixarão, entretanto a obra não parará porque a obra é de Deus e Deus levanta pessoas certas para continuar o crescimento.
III – ELIAS E O DISCIPULADO DE ELISEU.
1. As virtudes de Eliseu.
2. A nobreza de um pedido.
Comentário: Fazendo relação entre o discipulado de Eliseu com a aprovação do obreiro nos dias de hoje é importante em classe analisar o capítulo 2 de 2ª Timóteo. “Se fosse para destacar um capítulo para o obreiro na Bíblia Sagrada, sem dúvida todos os estudiosos das Escrituras chegariam ao consenso do capítulo dois de 2ª Timóteo. Mas, por quê?
Como resposta, temos a seguinte explicação, toda a carta a Timóteo é considerada uma epistola pastoral, juntamente com 1ª Timóteo e Tito. Logo, entendemos que na epístola em apreço existem ensinamentos referentes à vida do obreiro.
O capítulo dois de 2ª Timóteo é considerado o capítulo bíblico do obreiro. Porque o obreiro é chamado de:
Ø  Filho (v.1)
Ø  Soldado (v.3)
Ø  Atleta (v.5)
Ø  Lavrador (v.6)
Ø  Obreiro (v.15)
Ø  Vaso (v.21)
Ø  Servo (v.24)
O texto bíblico em análise ainda apresenta o versículo chave do obreiro na Bíblia.
Procura apresenta-te a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneje bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15).
Três condutas são apresentadas no versículo acima que de fato são exercidas por todos os que têm chamado da parte de Deus. A primeira conduta é a espiritual, aprovado. Já a segunda conduta é a disciplinar, que não tem de que se envergonhar. E por fim a terceira conduta é pedagógica, que maneje bem a palavra da verdade.”
Aos chamados Deus outorga poder espiritual. Este poder não é para que o cristão venha a ser superior aos outros e se vangloriar, mas o poder é outorgado para que vidas venham a ser abençoadas e libertas em Cristo Jesus (Mc 16.16-18).
IV – O LEGADO DE ELIAS.
1. Espiritual.
2. Moral.
Comentário: Um grande líder além de preparar um sucessor de fato deixará um grande legado. O profeta Elias não é diferente em sua caminhada de bom líder, preparou um sucessor e deixou o legado espiritual e moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário