Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Subsídio da lição – A vinha de Nabote.


A palavra-chave para a 7ª lição deste 1º trimestre é “COBIÇA”. A palavra-chave, cobiça, corresponde Ao desejo veemente de possuir bens materiais, e tem como sinônimas as seguintes palavras: avidez e cupidez.
A verdade prática demonstra que é danoso render-se aos desejos da cobiça. De fato a entrega para agradar aos desejos pessoais sem ser autêntico a Palavra de Deus trás consigo consequências sem medida.
O episódio em estudo tem três personagens básicos:
O primeiro é Nabode, um israelita da cidade de Jezreel, viveu no período do rei Acabe e recusou por direito vender sua terra a Acabe.
O segundo personagem é Acabe, rei de Israel que casou com Jezabel e foi duramente reprovado pelo profeta Elias.
E o terceiro personagem é Jezabel, rainha de Israel que casou com Acabe e tornou se o símbolo da tirania na administração de Acabe.
I – O OBJETO DA COBIÇA.
1- O direito à propriedade no Antigo Israel.
2- A herança de Nabote.
Comentário: No Antigo Testamento o israelita não poderia passar a sua herdade para um outro israelita que fosse de uma outra tribo (Nm 36.7).
Duas lições são importantíssimas para nós no primeiro subtópico:
1ª Lição: Não devemos cobiçar aquilo que é do próximo. “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Êx 20.17).
2ª Lição: Não devemos lançar fora aquilo que Deus nos confiou. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28).
Acabe queria a herdade de Nabode. O argumento do proprietário foi o seguinte “guarde o Senhor de que te dê a herança de meus pais”, tal argumento fez com que Acabe percebesse o seu limite, sendo monarca não poderia de maneira alguma tomar posse do que fosse de um israelita, porém a terrível Jezabel posicionou se de maneira tirana.
II – AS CAUSAS DA COBIÇA.
1- A casa de campo de acabe.
2- A horta de Acabe.
Comentário: A principal causa da cobiça é a insatisfação com o que tem. Sempre haverá o desejo de querer mais e o indivíduo buscará realizar os seus desejos naquilo que é do outro, isto foi o que ocorreu com Acabe, porém a insatisfação vivenciada pelo monarca era ocasionada pela ausência de Deus.
Portanto, a pessoa que é conduzida pelo pecado da cobiça terá disposição de sacrificar os outros em seu lugar, e isto ocorrerá em todas as circunstâncias da vida.
III – O FRUTO DA COBIÇA.
1- Falso testemunho.
2- Assassinato e apropriação indevida.
Comentário: Dentre tantos frutos da cobiça sempre o que virá como cabeça será o falso testemunho. O falso testemunho girou entorno da religiosidade dos israelitas “Nabote blasfemou contra Deus” I Rs 21.13. O falso testemunho contará com pessoas que expresse a língua da mentira.
Outro fruto da cobiça é o fato de que pessoas justas poderão sofrer a injustiça. Há casos em que bens são perdidos porque alguém se engraçou por aquilo que é do outro, porém no caso de Nabote o fim foi a perca da vida, fim ocasionado pela cobiça de Acabe.
IV – AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA.
1- Julgamento divino.
2- Arrependimento e morte.
Comentário: E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas (Hb 4.13). Os homens de Israel estavam sendo enganados, imaginemos que após o ocorrido os israelitas se posicionaram aos comentários sobre a ação injusta de Nabote, a blasfêmia. De fato para os homens Nabote era o erro da vez, porém nada estar oculto à pessoa de Deus, nisto Deus revela ao seu profeta Elias a situação em que se encontrava a família real.
Acabe arrependeu-se do seu ato, porém as consequências do pecado sobrevieram sobre ele e sobre a sua casa. O pecado sempre tem seu alto custo!
Nossas ações deverão agradar a Deus e para isto deveremos andar conforme a palavra de Deus. Viver em conformidade com Deus outorga ao indivíduo três características: justiça, retidão e conhecimento. O homem que tem conformidade com Deus será justo, reto e conhecerá ao Senhor. E neste episódio o homem que se caracteriza como justo, reto e conhecedor de Deus e dos seus desígnios é o profeta Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário