Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Subsídio da lição – A viúva de Sarepta.


A palavra-chave para a 6ª lição deste 1º trimestre é “PROVISÃO”. A palavra-chave, Provisão, corresponde a fornecimento, abastecimento e mantimentos.
O lugar seguro para o profeta Elias no período de escassez foi a casa da viúva. De fato o lugar seguro não se caracteriza pela riqueza humana e nem pela segurança provinda de homens, mas trata-se da presença do Senhor. Observe as palavras de Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna (Jo 6.68). Pedro sabia que a providencia provinha da presença do Senhor. Não se trata do lugar, mas sim da presença de Deus.
Providência é a ação de Deus em governar o planeta terra suprindo a necessidade de todos, principalmente dos que são fiéis a Ele.
I – UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA.
1. A fonte de Querite.
2. Elias em Sarepta.
Comentário: A providência divina está além da fonte de Querite. A frase acima citada transmite a seguinte lição: A providência divina está além da fartura e de fato a providência virá da parte de Deus.
No segundo subtópico está escrito: são nas coisas menos prováveis que Deus realiza seus desígnios.
Peça a seus alunos para continuarem citando casos como estes que se seguem abaixo na tabela:

Eram improváveis
Foram fundamentais nos desígnio de Deus
Serepta
Tornou-se esconderijo do profeta Elias.
Davi
Que tornou se rei de Israel.

II – UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS.
1. A soberania e graça de Deus.
2. A providência de Deus.
Comentário: Quando Deus abençoa Ele usa quem Ele quer para outorgar vitória a seus escolhidos. Notemos que Deus usou uma viúva (mulher que esperava a morte após a última refeição) e também, o corvo foi fundamental para que o profeta Elias tivesse o suprimento necessário.
A viúva é desconhecida no que trata da sua história, da sua família e do seu valor social para com a sua época. Porém, da ação da viúva Deus abençoa o profeta e ensina-nos que quando acreditamos nos profetas de Deus alcançamos a prosperidade (2 Cr 20.20).
III – O PODER DA PALAVRA DE DEUS.
1. A escassez humana e a suficiência divina.
2. Deus, a prioridade maior.
Comentário: E tudo quanto fizer prosperareis (Sl 1.3). A viúva desfrutou da prosperidade divina por receber em sua casa o profeta Elias. Abaixo, segue-se alguns passos fundamentais para desfrutarmos da autêntica prosperidade.
Primeiro: a prosperidade só será possível se formos fiéis a Deus nos dízimos e nas ofertas (Ml 3.10;Dt 28.2).
Segundo: a prosperidade será possível se cuidarmos da obra missionária. Tenho como experiência a igreja em que pastoreamos a 8 anos e 8 meses tal verdade, pois quando nos dedicamos a obra missionário ao abrirmos uma congregação Deus multiplicou suas bênçãos sobre os membros da igreja de tal forma que bens foram conquistados pelos membros.
Terceiro: a prosperidade torna-se possível quando nos dedicamos à amizade e respeito àqueles que Deus tem levantado na sua obra. Não conheço amigo de pastor que não seja abençoado.
Portanto, para alcançar a prosperidade é necessário que sejamos fiéis a Deus nos dízimos e nas ofertas, que invistamos na obra missionária e que sejamos amigos de nossos líderes.
IV – O PODER DA ORAÇÃO.
1. A oração intercessória.
2. A oração perseverante.
Comentário: Empecilhos que bloqueiam as orações.
A oração de inúmeros personagens na bíblia sagrada foi atendida, porém, há muitas orações que não são atendidas pelas seguintes verdades:
a)  Quando oramos com palavras repetitivas e vazias:

b)  Quando oramos com coração ambicioso: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.3).

c)  Quando oramos com amargura no coração por alguém: “quando estiverdes orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas” (Mc 11.25-26).
 
Motivos que permite Deus atender as nossas orações.
a)  Orar segundo a vontade de Deus: “e esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” (1 Jo 5.14).
 
b)  Orar em nome de Jesus: “e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”  (Jo 14.13,14).
 
c)  Viver em plena comunhão com Deus e com sua palavra: “se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7).
 
A oração intercessória é aquela que fazemos para o bem de alguém, enquanto que a oração perseverante é aquela que não se limita ao tempo.
Dicas para a aula:
Leve para a sala de aula imagens que demonstra a soberania de Deus.
Peça a seus alunos para citarem momentos na história em que a soberania de Deus foi manifestada.
Peça a seus alunos para citarem momentos em suas vidas em que a soberania de Deus foi manifestada.
Conclua com a seguinte frase: “assim como Deus foi com Elias Ele será com cada um de nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário