Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Subsídio da lição – Elias e os profetas de Baal.


A palavra-chave para a 4ª lição deste 1º trimestre é “FALSO”. A palavra-chave, Falso corresponde a fingimento, dissimulação, dolo, ou seja, o contrário a realidade.
A verdade prática desta lição apresenta o episódio entre Elias e o os profetas de Baal como um marco definitivo que separaria a verdadeira da falsa adoração.
Pergunte aos alunos.
Qual o valor tem uma nota falsa de R$ 100,00?
Quais são consequências para alguém que pegou uma nota falsa de R$ 100,00?
Após as resposta de seus alunos enfoque que a adoração feita a um deus inexistente trás consigo graves consequências. Assim também como a pregação da palavra quando não enfoca as verdades bíblicas. Pois, uma das características da falsa adoração é a produção de pessoas com mau caráter.
I – CONFRONTANDO OS FALSOS DEUSES.
1. Conhecendo o falso deus Baal.
2. Identificando a falsa divindade Aserá.
Comentário: Observe um de meus comentários sobre o período dos Juízes onde que enfoco as divindades pagãs: “No período anterior mesmo sendo o momento histórico conhecido como o da conquista de Canaã os israelitas não conseguiram eliminar os seus inimigos e com isto tiveram que conviver com cananeus, filisteus e demais povos pagãos. Tais povos não requeriam dos israelitas o abandono de Deus, porém influenciavam os israelitas a práticas politeístas e como consequência a nação eleita deixava de servir a Deus e serviam a Baal e a Astarote (Jz 2.13). Baal era o principal deus adorado pelos cananeus, era considerado o deus da fertilidade, da chuva e da vegetação, enquanto Astarote era a deusa da guerra e da fertilidade e mulher de Baal. O culto a Baal envolvia o sacrifício de crianças (2 Re 21.3-6)”.
II – CONFRONTANDO OS FALSOS PROFETAS.
1. Profetizavam sob encomenda.
2. Eram mais numerosos.
Comentário: Profetizar sobre encomenda é falar aquilo que as pessoas querem e pagam para ouvir. Em nosso meio pentecostal muitas das vezes há ranchos de profetas onde que tais indivíduos tidos como profetas só falam aquilo que as pessoas querem de fato ouvir. Há casos de indivíduos terem suas casas e despesas pagas por crentes fanáticos.
Todavia, profetas que tem chamado de Deus não poderá ficar preso ou limitado ao sistema. Nem ao sistema religioso e nem ao sistema político. A obrigação do cristão é falar a verdade, pois a verdade trás consigo frutos e liberdade.
Como cristãos devemos buscar as qualidades essências nas pessoas e nunca valorizarmos a quantidade. O sistema religioso da época conseguia aglomerar pessoas em seus cultos pela quantidade de profetas e não por desenvolver um culto autêntico com qualidade.
III – CONFRONTANDO A FALSA ADORAÇÃO.
1. Em que ela imita a verdade.
2. No que ela se diferencia da verdade.
Comentário: Em 1 Reis 18.19, o profeta Elias marca com Acabe um desafio que deveria ser realizado com os profetas de Baal que era em número de 450 profetas mais 400 profetas de Aserá. Segundo dados históricos os profetas de Baal em suas reuniões tinham por costume ver a manifestação de fogo, ou seja, os cultos eram realizados em templos e por baixo havia um túnel e um pequeno número de homens tinha por função por fogo no momento em que os outros adoravam a Baal. Porém, para muitos nas reuniões de Baal havia manifestação de fogo, todavia isto não passava de uma farsa. Tendo conhecimento de causa o profeta Elias confronta os profetas para um desafio no monte Carmelo. No monte não teria como o fogo se manifestar de baixo para cima, porém o verdadeiro Deus atenderia com fogo, porém o fogo veria de cima para baixo.
Notemos que uma das marcas do culto falso é a tentativa de copiar o culto verdadeiro.
IV – CONFRONTANDO O SINCRETISMO RELIGIOSO ESTATAL.
1. O perigo do sincretismo religioso.
2. A resposta divina ao sincretismo.
Comentário: Sincretismo consiste em unir dois ou mais valores para alcançar um terceiro valor, o sincretismo religioso está muito ligado às culturas, pois valores de duas ou mais culturas se unem quando nasce uma nova religião. Isto ocorreu com os israelitas nos dias do profeta ELIAS.
Mais uma palavra:
Características do verdadeiro adorador. Deus procura por verdadeiros adoradores, portanto os autênticos adoradores deverão possuir as seguintes características:
a) o verdadeiro adorador tem uma vida de oração. A oração é o diálogo realizado entre o cristão e Deus, e de fato na oração também exercemos a gratidão a Deus pelos seus feitos na nossa vida.
b) o verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho. É reconhecido pelos outros pelo temor ao Senhor e como homem ou mulher de Deus.
c) o verdadeiro adorador é conhecedor da Palavra de Deus. A Bíblia é a palavra de Deus e a adoração é um ato de gratidão a Deus, portanto o verdadeiro adorador deverá conhecer a Palavra de Deus.
d) o verdadeiro adorador busca a excelência na adoração.  Em tudo que o cristão realiza busca agradar a Deus e assim fazendo está buscando a excelência na adoração.
e) o verdadeiro adorador abandona o pecado. Viver em pecado é viver longe da presença de Deus e não ter a adoração reconhecida por Deus, pois o pecado nos afasta da presença do Senhor.
f) o verdadeiro adorador não escolhe o lugar para adorar a Deus. O verdadeiro adorador sabe que a adoração não relacionada ao lugar, mas está relacionada ao nível e a característica da adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário