A
palavra-chave para a 2ª lição deste 1º trimestre é “Vocação”. A palavra-chave Vocação trata-se da escolha,
chamado e também da de disposição.
Elias
não é conhecido por seu passado anterior ao chamado ministerial e nem também é
conhecido por sua família. De fato há um silêncio bíblico no que corresponde à
família e o passado do profeta, mas no decorrer de sua trajetória Elias
torna-se um arauto nas mãos de Deus.
I – A IDENTIDADE DE ELIAS.
1. Sua terra e sua gente.
2. Sua fé e seu Deus.
Comentário: Nos dias atuais há
grande número de pessoas que migram de denominação para tornarem notórios, ou
seja, conhecidos. Porém, com o profeta Elias aconteceu diferentemente a região
em que ele nasceu e cresceu tornou-se conhecida por causa dele e não ele por
causa do local em que nasceu. Tisbe, lugarejo situado na região de Gileade.
A fé de
Elias é notória quando o mesmo coclama os profetas de Baal para um duelo que tinha
como finalidade provar quem era de fato o verdadeiro Senhor, o Deus de Abraão
ou Baal e, também no episódio da chuva.
O
próprio nome Elias já indica que Deus é Deus e era neste Deus verdadeiro e
justo que Elias confiava.
II – O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS.
1. Sua vocação.
2. A natureza do seu ministério.
Comentário: Cada ser humano tem
uma chamada especifica. Elias abrange esta verdade. No contexto bíblico muitos
homens foram chamados para desenvolverem algo para Deus. Tal atividade nós
chamamos de missão nobre. Para o seu período e posterior a ele Elias se notificou
por sua dedicação leal a Deus.
O
ministério de Elias era de natureza divina, pois na descrição bíblica
perceberemos a autoridade espiritual que tinha o profeta Elias. Para ser
detentor de tal autoridade espiritual, logo o profeta não agia de si mesmo, mas
sim com inspiração do Todo Poderoso.
III – ELIAS E A MONARQUIA.
1. Buscando a justiça.
2. A restauração do culto.
Comentário: o profetísmo é um
grande movimento entre o século nove e quatro a.C., onde que é considerado como
um dos pontos mais característico da religião bíblica. Elias faz parte da
primeira repartição da divisão do profetísmo a dos profetas anteriores. Período
em que a profecia tinha como ênfase olhar para trás, ou seja, para o que tinha
passado.
Acabe
foi confrontado duramente por Elias em seu ministério, porém isto ocorreu por
causa da maneira injusta de Acabe agir.
Elias
tinha como missão restaurar o altar de Deus em Israel. Porém, notemos que as
dez tribos se afastaram de Deus por serem movidas por seus líderes. Os lideres
temeram a perca da unidade das tribos e da submissão das mesmas para com o
reino do norte que construíram altares a outras divindades e também expulsaram
os sacerdotes de Deus de entre as suas tribos.
IV – ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA.
1. No Antigo Testamento.
2. No Novo Testamento.
Comentário:
No
Antigo Testamento o ministério de Elias é notável por duas causas: primeira,
Elais abriu o caminho para outros profetas e segunda, o ministério de Elias era
escatológica.
Com
Elias inicia se de fato a tradição profética.
Nos
dias de Jesus o profeta Elias era de fato um dos profetas com maior
popularidade no meio dos israelitas. Sendo assim Jesus enfatizou a conduta e
dedicação de Elias em suas citações. Portanto, o profeta Elias é citado e
respeitado na narrativa do Novo Testamento.
A
mensagem de Elias tinha como propósito o arrependimento dos israelitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário