Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Subsídio da lição – Elias, o tisbita.

A palavra-chave para a 2ª lição deste 1º trimestre é “Vocação”. A palavra-chave Vocação trata-se da escolha, chamado e também da de disposição.
Elias não é conhecido por seu passado anterior ao chamado ministerial e nem também é conhecido por sua família. De fato há um silêncio bíblico no que corresponde à família e o passado do profeta, mas no decorrer de sua trajetória Elias torna-se um arauto nas mãos de Deus.
I – A IDENTIDADE DE ELIAS.
1. Sua terra e sua gente.
2. Sua fé e seu Deus.
Comentário: Nos dias atuais há grande número de pessoas que migram de denominação para tornarem notórios, ou seja, conhecidos. Porém, com o profeta Elias aconteceu diferentemente a região em que ele nasceu e cresceu tornou-se conhecida por causa dele e não ele por causa do local em que nasceu. Tisbe, lugarejo situado na região de Gileade.
A fé de Elias é notória quando o mesmo coclama os profetas de Baal para um duelo que tinha como finalidade provar quem era de fato o verdadeiro Senhor, o Deus de Abraão ou Baal e, também no episódio da chuva.
O próprio nome Elias já indica que Deus é Deus e era neste Deus verdadeiro e justo que Elias confiava.
II – O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS.
1. Sua vocação.
2. A natureza do seu ministério.
Comentário: Cada ser humano tem uma chamada especifica. Elias abrange esta verdade. No contexto bíblico muitos homens foram chamados para desenvolverem algo para Deus. Tal atividade nós chamamos de missão nobre. Para o seu período e posterior a ele Elias se notificou por sua dedicação leal a Deus.
O ministério de Elias era de natureza divina, pois na descrição bíblica perceberemos a autoridade espiritual que tinha o profeta Elias. Para ser detentor de tal autoridade espiritual, logo o profeta não agia de si mesmo, mas sim com inspiração do Todo Poderoso.
III – ELIAS E A MONARQUIA.
1. Buscando a justiça.
2. A restauração do culto.
Comentário: o profetísmo é um grande movimento entre o século nove e quatro a.C., onde que é considerado como um dos pontos mais característico da religião bíblica. Elias faz parte da primeira repartição da divisão do profetísmo a dos profetas anteriores. Período em que a profecia tinha como ênfase olhar para trás, ou seja, para o que tinha passado.
Acabe foi confrontado duramente por Elias em seu ministério, porém isto ocorreu por causa da maneira injusta de Acabe agir.
Elias tinha como missão restaurar o altar de Deus em Israel. Porém, notemos que as dez tribos se afastaram de Deus por serem movidas por seus líderes. Os lideres temeram a perca da unidade das tribos e da submissão das mesmas para com o reino do norte que construíram altares a outras divindades e também expulsaram os sacerdotes de Deus de entre as suas tribos.
IV – ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA.
1. No Antigo Testamento.
2. No Novo Testamento.
Comentário: No Antigo Testamento o ministério de Elias é notável por duas causas: primeira, Elais abriu o caminho para outros profetas e segunda, o ministério de Elias era escatológica.
Com Elias inicia se de fato a tradição profética.
Nos dias de Jesus o profeta Elias era de fato um dos profetas com maior popularidade no meio dos israelitas. Sendo assim Jesus enfatizou a conduta e dedicação de Elias em suas citações. Portanto, o profeta Elias é citado e respeitado na narrativa do Novo Testamento.
A mensagem de Elias tinha como propósito o arrependimento dos israelitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário