Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 13 de janeiro de 2013

Conhecendo o chamado

Texto: E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Rm 8.30
Introdução
No contexto bíblico três são os chamados de Deus para com o ser humano. O primeiro chamado que Deus trata com o ser humano é o chamado para a salvação. Já o segundo corresponde ao chamado para o serviço. E por fim, o terceiro tipo de chamado é o da glorificação.
Após o pecado de Adão todos os homens tornaram pecadores, por isso, o primeiro chamado feito ao ser humano da parte de Deus é o chamado para que o mesmo volte a ter comunhão com o criador. Porém, não há um limite aqui, pois quando o indivíduo é chamado para ser salvo é lhe inserido por natureza o dever de propagar o evangelho, logo se concretiza o chamado para o serviço. Todavia, um dia o céu se abrirá e todos os que entregaram as suas vidas ao Senhor Jesus terão os seus corpos revestidos de glória e semelhantes ao corpo de Cristo (Hb 12.23, Rm 8.17,18).
I – Chamados à salvação.
No evangelho segundo Mateus estar escrito as seguintes palavras do Senhor Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” Mt 11. 28-30. O texto citado trata-se do chamado para ser aliviados das cargas provindas pelo pecado. O chamado à salvação corresponde ao chamado para ser livre de todo tipo de pecado.
1- O pecado causou separação entre o homem e Deus. O pecado não é um acidente é um ato de desobediência à vontade de Deus. Com o pecado de Adão todos os homens tornaram pecadores (Rm 5.12). O pecado poderá ser por omissão e por comissão. O pecado de omissão é quando deixamos de realizar o que agrada a Deus, como por exemplo: portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando (Tg 4.17). Já o pecado de comissão é a consumação daquilo que é proibido por Deus, por exemplo: não matarás (Êx 20.13). O pecado consumado proporciona consequências ao ser humano e a pior delas é a morte (Rm 6.23).
2- Somente em Cristo há salvação. Conforme o ensino de algumas religiões a salvação é possível mediante o desenvolvimento de boas obras. Porém, tal citação não é verídica, pois só há salvação no Senhor Jesus (At 4.12). Portanto, as obras não outorga salvação a ninguém, o que as obras fazem é confirmar que o individuo é salvo em Cristo (Rm 5.9-11, Tg 2.17,24).
3- Os elos da salvação.
São elos da salvação:
A= Fé. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem (Hb11.1).
Em suma, quando se trata da fé, podemos citar três dimensões que se relacionam com o elo da fé, são elas:
a)           Fé Natural - todas as pessoas dizem possuir uma fé e é claro que possuem, porém a nomeamos de fé natural ou comum.
b)           Fé Salvífica - É a fé da entrega total, quem possui esta fé não consegue viver sem Jesus.
c)            Fé Sobrenatural – é a fé que remove montanhas.
B= Arrependimento. É um ato de contrição profunda do coração, pela culpa de uma ação cometida com desejo de deixar o erro e praticar o bem.
C= Conversão. É a entrega total ao Senhor Jesus Cristo e como resultado a mudança de vida é completa; espírito, alma e corpo transformados pela a ação do Espírito de Deus.
D= Santificação. É a ação em que o individuo abandona o pecado e passa ter uma vida pura em toda maneira de viver.
a.            Santificação pretérita – estar relacionada ao momento da conversão.
b.            Santificação presente – santificamos mediante a palavra de Deus, a oração e a dedicação na casa do Senhor.
c.            Santificação futura ou total – quando deixarmos este corpo corruptível e tomar posse de um corpo incorruptível.
II – Chamados para servir.
1- Homens que tiveram um chamado nobre. Aos escolhidos Deus outorgou missões nobres para serem executadas.
Noé teve como missão executar a tarefa de construir uma arca e apregoar a mensagem de arrependimento (Gn 6. 13-22).
Jonas teve como missão executar a tarefa de pregar a mensagem de arrependimento em Nínive (Jn 1.2).
Moisés teve como missão guiar, proteger, amar, em suma, liderar um povo numeroso no deserto (Êx 3.8).
Davi teve como missão firmar o reino israelita (1 Sm 16. 12,13).
Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor (1 Re 19.16).
Os doze discípulos tiveram como missão pregar o evangelho primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10. 6-8).
2- Os benefícios que recebemos por servir a Cristo. Os benefícios por servir a Cristo são para a vida presente aqui na terra e para a vida futura nos céus de glória (Mt 19. 29).
A demonstração de que aqui na terra somos abençoados estar na citação do apóstolo Paulo ao escrever que em Jesus podemos todas as coisas (Fl 4.13).
3- Propósitos do chamado. Um dos propósitos do chamado é poder exercer uma missão nobre que glorifique ao Senhor Jesus.
E dentre outras podemos citar que o chamado de Deus em nossas vidas tem como propósitos:
a. O aperfeiçoamento dos santos (Ef 4.12).
b. E a edificação do corpo de Cristo (Ef 4.12).
4- Poder espiritual concedido aos que possuem o chamado. Aos chamados Deus outorga poder espiritual. Este poder não é para que o cristão venha a ser superior aos outros e se vangloriar, mas o poder é outorgado para que vidas venham a ser abençoadas e libertas em Cristo Jesus (Mc 16.16-18).
III – Chamados à glorificação.
1- Deus criou o homem para viver a eternidade. A obra prima de Deus (o ser humano) foi criado para viver eternamente ao lado do Senhor em uma vida santa e justa, porém os relatos bíblicos descreve que o homem não foi fiel ao pacto das obras (Gn 3.6,7), desobedecendo a palavra do Senhor: “não comereis dele e nem tocareis, para que não morrais” (Gn 3.3). Todavia, por intermédio de Jesus Cristo a promessa de vida eterna é outorgada ao individuo que receber a Jesus em seu coração (Jo 1.11;10.10;At 4.12;Rm 10.9).
2- Arrebatamento momento da glorificação dos salvos. O arrebatamento será a retirada da igreja deste mundo para encontra-se com Jesus e se unir com Ele eternamente. Neste episódio ocorrerá o chamado para a glorificação, ou seja, pessoas que receberam a Cristo e viveram para Cristo receberão da parte de Cristo a concretização da promessa de viver a eternidade ao lado do Senhor e seremos semelhantes a Ele (Jo 14.2; 1 Jo 3.2).
Conclusão
Portanto, aos que Deus chama, Deus capacita e envia para que o seu nome seja glorificado.
Três são os tipos plenos do chamado. Deus nos chamou aliviando o nosso julgo e perdoando os nossos pecados. E também, esperamos o dia em que a trombeta irá tocar e nós que estivermos vivos seremos arrebatados para estarmos com Cristo. Entretanto, enquanto estivermos aqui Deus nos chamou e nos tem capacitado para realizarmos o que é segundo a sua vontade em nossa vida. Tem você conhecimento do chamado de Deus em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário