Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Subsídio da lição – Um homem de Deus em depressão.


A palavra-chave para a 5ª lição deste 1º trimestre é “DEPRESSÃO”. A palavra-chave, Depressão, é um distúrbio mental caracterizado por desanimo, sensação de cansaço, ansiedade em grau maior ou menor.
A verdade prática está definida da seguinte maneira: “os conflitos de Elias o levaram a enfrentar períodos de depressão e tristeza. Mas o Senhor ajudou-o superar”.
Os conflitos proporcionam insucesso ou sucesso. No caso do profeta Elias o conflito gerou de inicio em seu ministério a tristeza, porém Deus o ajudou a superar a crise emocional.
Sobre Elias assim escreveu Tiago:
“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra” (Tg 5.17).
Buscamos nos personagens da bíblia o heroísmo e não percebemos a fragilidade humana presente neles. De fato eram homens que consagraram as suas vidas a Deus, porém além de tudo eram homens sujeitos a paixões. Observe:
Abraão é considerado o pai da fé falhou ao mentir (Gn 20.1-11).
Davi é varão conforme o coração de Deus (At 13.22), porém falhou ao pecar com uma mulher casada (1 Sm 12.7-10).
E da mesma forma como Elias, assim também Moisés e Jonas sofreram depressão (Nm 11.14,15; Jn 4.3).
As causas da depressão são:
ü  Genérico,
ü  Estilo de vida,
ü  Alimentação,
ü  Estresse.
Sintomas:
ü  Humor deprimido,
ü  Isolamento social,
ü  Comportamento autodestrutivo,
ü  Tentativa de suicídio.
I – ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS.
1- Um homem espiritual.
2- Um homem sentimental.
Comentário: Dois motivos define Elias como um homem espiritual: seu ministério e sua vida devocional. O ministério de Elias é profético e por ser um profeta logo se define que Elias era um homem espiritual. Por outro lado Elias tinha uma vida de intima comunhão com Deus em oração.
“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra” (Tg 5.17). No versículo citado notamos duas verdades sobre a humanidade de Elias: primeira, Elias era homem e a segunda Elias era sujeito às mesmas paixões que nós.
II – AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS.
1- Decepção.
2- Medo.
Comentário: Decepção é provinda de esperar algo e ocorrer o contrário. Elias esperava o arrependimento de todo o povo inclusive da família real, porém isto não ocorreu. Primeiro Elias se decepcionou e segundo teve medo. O medo foi gerado pela decepção.
Para análise e debate: “os gigantes também possuem seus momentos de fraqueza!”.
Também é fundamental neste tópico conhecer os limites que nos cercam. Faça aos alunos a seguinte pergunta: Quais são os principais temores (medo) que sufocam os cristãos? E em seguida leia 1 Pedro 5.7.
III – AS CONSEQUENCIAS DOS CONFLITOS.
1- Fuga e isolamento.
2- Autopiedade e desejo de morrer.
Comentário: Ao fugir Elias se isolou. O isolamento de Elias mostra que ele estava deprimido. Uma das marcas de uma pessoa deprimida é buscar o isolamento. Entretanto, somos seres sociais e devemos viver em grupo.
E pediu em seu ânimo a morte (1 Rs 19.4) para os psicólogos tal desejo só é manifestado em uma pessoa com depressão profunda.
IV – O SOCORRO DIVINO.
1- Provisão física.
2- Provisão espiritual.
Comentário: Um dos decretos de Deus é prover o necessário para os seus servos. Primeiro Elias precisava de alimento, logo Deus outorgou alimento ao profeta e segundo o profeta precisava de provisão espiritual.
Dentre algumas dicas para vencer a depressão, segue – se algumas:
ü  Parar de se culpar.
ü  Perder o medo e principalmente o do envelhecimento e da morte.
ü  Dividir as preocupações com pessoas certas, ou seja, não se isolar.
ü  Praticar exercícios físicos.
ü  Evitar o uso de drogas.
ü  Comer e dormir bem.
 
Porém, tais atitudes desenvolvidas sem santificação e sem se posicionar no altar serão supérfluas, pois devemos lançar sobre Ele toda nossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7).
Dicas para a aula:
“os gigantes também possuem seus momentos de fraqueza!”

Com a frase acima peça aos alunos para citar três personagens da bíblia que foram gigantes na fé, porém tiveram seus momentos de fraqueza e que fraquezas foram estas? – faça esta pergunta na introdução.
 E quais lições poderemos tirar para nós? – faça esta pergunta na conclusão após lê a frase mais uma fez.

Um comentário: