Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 21 de dezembro de 2014

EBD: O Tempo da profecia de Daniel


EBD: O Tempo da profecia de Daniel
Conforme a verdade prática; o tempo do fim é a ocasião em que Deus fará com que o seu Reino triunfe sobres todos os poderes do mal.
Sobre o Reino de Deus é necessário compreender que:
O Reino de Deus é um dom presente. Pois, o Reino de Deus não se limita ao domínio dinâmico de Deus, mas é utilizado para designar e abranger a dádiva da vida e da salvação pelo intermédio do Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O Reino possui o Rei presente. Deus é o Senhor do Reino, logo, Deus é quem busca, Deus é quem convida, Deus é paternal e Deus é quem julga.
Em terceiro o Reino não é a Igreja, mas a Igreja é criada pelo Reino e dá testemunho do Reino, pois a Igreja é a agência do Reino e é a guardadora do Reino.
A presente lição tem como palavra chave, ressurreição, que tem como significado, ato de ressurgir ou ressurgir, retorno da morte à vida.
I – O TEMPO DA PROFECIA (12.1)
1- Qual é o tempo (v.1).
2- A libertação de Israel.
3- Os anjos no mundo hoje.
Comentário:
A expressão tempo (v.1) refere-se com o período da grande tribulação. Sobre este período escreveu o pastor Claudionor de Andrade:
Período de aflição e angústia incomum que terá início após o arrebatamento da Igreja. A grande tribulação terá a duração de três anos e meio (Dn 9.27). Ou seja, abrangerá a última metade da septuagésima semana de Daniel.
A grande tribulação recebe ainda os seguintes nomes: Dia do Senhor, dia da ira de Deus, angústia de Jacó e aflição.
Sobre os anjos é necessário compreender que eles são: seres pessoais (Lc 1.19), são emotivos (Jó 38.7), são inteligentes e possuem vontade própria e poder de decisão (Is 14.12-14; Jd v.6).
Para Bancroft:
Sem dúvida, os anjos foram criados espíritos inteligentes, cujo conhecimento teve início em sua origem, continuando a se ampliar até os nossos dias. As oportunidades de observação que os anjos têm, e as muitas experiências que, nesse sentido, conforme podemos supor devem ter tido, juntamente com as revelações diretas da parte de Deus, devem ter-se adicionado grandemente ao acúmulo da sua inteligência original.
São designações aos anjos, ou seja, há anjos com designações específicas: como os anjos de juízo (Gn 19.13), anjo destruidor (1 Cr 21.15), anjo vigilante (Dn 4.12,23), anjo do Concerto (Ml 3.1), anjo das águas (Ap 16.5), anjo do vento (Ap 7.1), os sete anjos (Ap 8.2), anjo do altar (Ap 16.7).
II – RESSURREIÇÃO E VIDA ETERNA (Dn 12.2-4).
1- Ressurreição.
2- As duas ressurreições.
3- A ciência se multiplicará (v.4).
Comentário:
Os tipos de Ressurreição
     A ressurreição é analisada de duas formas, como milagre e como o início do processo eterno.
1- Ressurreição de mortos
     Trata-se da ressurreição de pessoas que por ação de Deus retornaram a vida. Exemplo: Lázaro, o filho da viúva de Naim ...
2- Ressurreição dentre mortos
     Esta compreende cada uma por sua ordem a iniciar por Cristo, aos que ressuscitaram por ocasião da ressurreição do Senhor Jesus, aos que serão ressuscitados no arrebatamento, as duas testemunhas e os mártires da Grande Tribulação.
3- Ressurreição dos mortos
     O tipo de ressurreição que é abrangente. Para o grande dia o dia do juízo final.
 Já sobre o aumento da ciência o texto bíblico corresponde com o conhecimento sobre os conteúdos expostos no livro do profeta Daniel. (Caro professor, deixo como dica: relembrar os temas estudados no livro de Daniel, entre eles, o sonho de Nabucodonosor e a interpretação realizada por Daniel e também as setenta semanas).
III – A PROFECIA FOI SELADA (12.8-11)
1- A profecia está selada.
2- O tempo do fim.
3- Humildade e finitude.
Comentário:
Toda a Palavra de Deus possui veracidade. A profecia selada indica que Deus não deixou segredo nenhum a respeito nos anunciados escatológicos descritos na obra de Daniel.
Concluímos reescrevendo o que foi citado na introdução do subsídio da primeira lição: Daniel foi um jovem levado cativo para a Babilônia, e no desenrolar histórico o jovem no império no qual foi conduzido se transformou em um grande líder e tornou-se reconhecido como um grande profeta de Deus. O profeta Daniel foi usado por Deus para revelar fatos que o alça ao título de profeta contemporâneo, pois sua mensagem corresponde com fatos que aconteceram, estão acontecendo e hão de acontecer.
O livro de Daniel poderá ser dividia em duas partes: a narrativa e a apocalíptica.
Na narrativa (Daniel 1-6) os relados da obra correspondem com a vida de Daniel e com relatos de pessoas próximas do profeta.
Já na segunda parte, a apocalíptica, temas como as setentas semanas, o anticristo e o prenúncio do tempo do fim, tornam-se centrais.
Referência:
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
BRACROFT, Emery H. Teologia Elementar: Doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário