Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

EBD: O Homem Vestido de Linho


A presente lição tem como palavra chave, visão. O termo visão tem como significado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões e interpretação.
Algo sobre os anjos
Os anjos são teologicamente conhecidos como filhos de Deus por criação (Sl 148.5). No texto bíblico os anjos se encontram divididos em categorias, são elas: arcanjo, querubins, vigias e serafins.
 Arcanjo. Erroneamente muitos cristãos utilizam a seguinte palavra, arcanjos, para se referirem a esta categoria angelical, porém, o erro na citação ocorre pelo fato de apenas um arcanjo ser citado em toda a Escritura Sagrada.
O arcanjo Migue é mencionado na Bíblia com a seguinte função, trabalhar em prol do remanescente de Israel. É tanto que na citação de Paulo a respeito da vinda do Senhor Jesus a voz de arcanjo é mencionada (1 Ts 4.17), isto é, indicação de que a missão de Miguel corresponde diretamente com a nação israelita.
Querubins. O termo querubim do hebraico, qeruvim, tem por significado bendizer, louvar, adorar. Os anjos que compõe esta categoria estão associados com a santidade de Deus e a adoração a Deus.
Serafins. Tem por significado arder. E semelhante aos querubins guardam o trono de Deus e são também conhecidos como anjos adoradores. 
Vigias. São citados nos escritos do profeta Daniel (4.13,17,23) e corresponde com os anjos que promovem zelosamente os planos de Deus.
Na Escritura Sagrada algumas verdades sobre os anjos merecem total atenção por parte dos cristãos, são elas:
Os anjos são reais, mas nem sempre visíveis (Hb 12.22).
Os anjos adoram, mas não devem ser adorados (Sl 148.2).
Os anjos servem, mas não devem ser servidos.
I – UMA VISÃO CELESTIAL (10.1-3)
1- Foi revelada uma palavra a Daniel.
2- Daniel um homem de oração.
3- A tristeza de Daniel.
Comentário:
Deus é Senhor e tem o conhecimento total e completo do futuro. Sua revelação é infalível e não deixa nenhuma dúvida.
Na frase em destaque percebe-se que há uma magnífica definição do senhorio de Deus, onde Ele é apresentado com toda a ciência a respeito do mundo. Outro fator importante presente também é a ratificação da revelação infalível de Deus.
Palavra sobre a Bíblia revelação infalível de Deus
A aceitação da inspiração das Escrituras corresponde a provas externas e internas. As provas externas são aquelas autenticadas por ciências seculares, e por vidas transformadas pelo evangelho, enquanto as internas são as provas contidas no próprio livro Sagrado.
Por inspiração da Bíblia entende-se que os escritores (cerca de quarenta) foram capacitados por Deus.
1-    Provas Externas.
A Bíblia expõe passo a passo os impérios antigos fornecendo dados importantes para ciências como: a geografia, arqueologia, a história, a paleontologia e assim por diante.
Por mais que um cientista de tais áreas queira se opor a Bíblia em algum momento notará que a verdade dos fatos estão registrados na Escritura Sagrada. Um grande exemplo é a aceitação que a terra é esférica conforme escreveu o profeta Isaías.
Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar (Is 40.22).
Esta verdade só foi aceita no campo cientifico no século XVIII. Entretanto, o testemunho da ciência corrobora para a inspiração da Bíblia.
Outro exemplo de inspiração bíblica são as provas contidas nas vidas transformadas pela palavra de Deus.
2- Provas Internas.
Trata-se do testemunho da própria Bíblia. Pela sua unidade em que os sessenta e seis livros escritos por homens diferentes não se tornam livros diferentes, mas se complementam e simultaneamente se corroboram. Também pela sua exposição sem comparação em apresentar o que nunca tinha sido descrito no que se trata da salvação, do homem, e principalmente dentre tantos assuntos do próprio Deus. E por fim, das profecias e seus cumprimentos.
II – A VISÃO DO HOMEM VESTIDO DE LINHO (10.4,5)
1- Um homem vestido de linho.
2- Eis que uma mão me tocou.
3- O príncipe do reino da Pérsia.
Comentário:
O que deve ser enfatizado no presente tópico corresponde com a manifestação de Deus. Ou seja, o Homem vestido de linho, corresponde com a pré-encarnação de Jesus Cristo.
O termo teofania tem como significado a manifestação de Deus. O Senhor Jesus, segunda pessoa da trindade, é representado inúmeras vezes no Antigo Testamento por figuras e por teofanias.
A vestimenta, linho, indica santidade, pureza e justiça. Daniel com seus noventa anos de idade não resistiu a revelação e caiu com o rosto em terra, profundamente adormecido. Continuando a narrativa dos fatos percebe-se que alguém toca o profeta chegando a despertá-lo.
III – DANIEL É CONFORTADO POR UM ANJO (10.10-12)
1- Daniel é confortado por um anjo.
2- O conflito entre o Arcanjo Miguel e o príncipe do reino da Pérsia.
3- A hostilidade espiritual contra o povo de Deus.
Comentário:
O toque de Deus proporciona ânimo e fortalecimento para que os cristãos possam servir a Ele com temor e amor.
Palavra Final
Experiência trata-se de conhecimento de causa. E a experiência é gerada pela paciência que foi gerada pela tribulação. Logo, a experiência dará origem à esperança. Na bíblia a esperança cristã corresponde:
A esperança da ressurreição dentre os mortos.
A esperança da glória de Deus (Rm 5.2).
A esperança de uma nova dispensação (2 Co 3.12).
A esperança da justiça (Gl 5.5).
A esperança da salvação.
A esperança da vida eterna (Tt 1.2).
A esperança que está preservada nos céus (Cl 1.5).
Tudo está no controle de Deus e esta verdade nos torna cada vez mais dependentes dEle.
Filipenses 4.13: posso todas as coisas naquele que me fortalece. Texto que corresponde à maturidade. Três são os tipos básicos de maturidade: financeira, moral e espiritual. Paulo neste versículo mostra a sua maturidade espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário