Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 23 de junho de 2015

Quem ama a sua FAMÍLIA ABRANGENTE, ama-se a si mesmo


Quem ama a sua FAMÍLIA ABRANGENTE, ama-se a si mesmo
Texto: E perseveram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar (Atos 2.42,46,47).
A família abrangente trata - se da família que inclui membros por afinidade, ou seja, por laços afetivos. O grande exemplo deste tipo de família é a igreja primitiva, pois quem ama a sua família abrangente ama-se a si mesmo (At 2.46). Sociologicamente a família abrangente é também conhecida por família comunitária.
Colunas da Igreja de Atos
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2.42).
1- Doutrina dos apóstolos. Os apóstolos deram continuidade aos ensinamentos de Jesus, com isto a doutrina dos apóstolos trata se do ensino que eles receberam de Cristo.
Doutrina fala se de ensino transformativo, isto é, a aprendizagem motiva a prática. Sendo que na prática cristã o amor deixar de ser um simples sentimento e passa a ser motivação para ações frutíferas.
Portanto, doutrina dos apóstolos indica uniformidade da crença em relação a Cristo.
2- Comunhão. O termo no seu original se define como participação e integração.
A igreja primitiva vivenciava a necessidade de cada irmão, com isto participavam de suas dores e alegrias e se integravam no propósito de serem um como Jesus e o Pai. 
Então, comunhão significa compartilhar a própria vida com outras pessoas, neste caso com os cristãos.
3- No partir do pão. Indica que a igreja se alimentava em conjunto. Podendo descrever o suprir das necessidades de um para com os outros, ou o que se acredita, no partir do pão, se refere à ceia do Senhor. Em suma, no partir do pão, era uma festa do amor.
4- Nas Orações. A oração é além de tudo um diálogo entre o cristão e Deus.
Na epístola de 1 Timóteo, o apóstolo Paulo instrui a respeito da oração (2.1-8). E utiliza quatro termos para oração em apenas um versículo (v.1).
Deprecações, isto é, súplicas em favor da necessidade pessoal.
Orações, ou seja, diálogo ou preces.
Intercessões sugere aproximar-se com confiança.
E por último, ações de graças, isto é, uma atitude de louvor a Deus por todos os feitos para com os teus.
Três perguntas são frequentes quando a temática é a oração: Como orar? Quando orar? Para quem orar?
O monarca Ezequias deitado mesmo orou ao Senhor e obteve a resposta (Is 38.1-5).
A oração tem que ser feita em todo o tempo, pois orar não é um castigo é uma honra, por se trata de um diálogo existente entre a criação e o Criador.
Por fim, para quem orar? O apóstolo Paulo responde: pelos reis e por todos os que estão em eminência (1Tm 2.2).
Quem ama a família abrangente
Conforme o texto que ama a sua família abrangente, neste caso a igreja, se faz presente nas atividades desenvolvidas pela a igreja e não se isola.
 1- Presença. Há dois tipos de presentes: os parciais e os totais.
Os presentes parciais são aqueles que não se envolvem com as atividades. Estão presentes para serem vistos e até mesmo para serem reconhecidos.
Já os presentes totais são os que participam e que se entregam à causa. Não querem reconhecimento para si, mas para Cristo. Vivem conforme a palavra de João Batista; é necessário que Ele cresça e que eu diminua (Jo 3.30).
2- Não se isola. O deixar de participar das atividades da igreja é um isolamento social e espiritual. A igreja é um organismo vivo. A igreja não para de se mover e de crescer. Portanto, os membros da igreja não podem se isolar, mas devem se envolver com o crescimento do Reino de Deus.
A igreja é a família de Deus. A igreja como organização e como organismo é um perfeito exemplo de família abrangente. Ser membro desta família requer viver: na doutrina dos apóstolos, em comunhão, no partir do pão e nas orações. E quem ama a família abrangente está sempre presente e não se isola. . Pois, quem ama a sua família abrangente, ama-se a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário