Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 7 de junho de 2015

Subsídio para a E.B.D: A Última Ceia


Subsídio para a E.B.D: A Última Ceia
Alimpai-vos, pois do fermento velho para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo nossa páscoa, foi sacrificado por nós (1 Co 5.7).
O fermento simboliza a influência do pecado. Sendo que o pecado é tudo aquilo que nos separa da pessoa de Deus. Na páscoa judaica o povo deveria tirar o fermento da casa ao preparar o banquete (Êx 12.15).
A verdade prática: A páscoa comemorava a libertação do Egito. A ceia do Senhor celebra a libertação do pecado.
Portanto, a palavra chave para compreender a santa ceia é libertação, ou seja, quando o povo se reuni na santa ceia o mesmo celebra a libertação do pecado.
I – ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ÚLTIMA CEIA
1- A instituição da páscoa judaica.
2- O ritual da páscoa judaica.
Comentário:
Os israelitas foram conduzidos a regiões férteis, logo os anos de dor não correspondem aos 430 anos de passagem da nação israelita no Egito. Para compreender de Gênesis 50. 26 a Êxodo 1.8 possui uma abrangência mais ou menos de 300 anos. “Depois, levantou –se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José, o qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito e mais poderoso do que nós” Êx. 1.8,9.
Ao passar os 300 anos, agora com uma nova liderança sobre as terras egípcias os israelitas foram submetidos a trabalhos pesados, porém quanto mais os israelitas eram afligidos tanto mais se multiplicavam (Êx 1.11,12). 
Segunda medida contra os israelitas foi à ordem do rei do Egito às parteiras das hebreias para matar os meninos para que o número de homens dos israelitas não aumentasse. Sendo assim Sifrá e Puá desobedeceu a voz do rei por temerem a Deus (Êx 1. 15-17).
As perseguições aos israelitas despertaram os mesmos para clamarem ao Senhor e o clamou subiu a Deus. E os resultados da oração foram (Êx 2. 24,25):
a) “e lembrou – se Deus do seu concerto com...” o termo lembrou – se, utilizado no texto não quer dizer que Deus tinha esquecido da promessa a Abraão, mas que os israelitas tinha esquecido da promessa e enveredado por caminhos que desagradavam a Deus, como por exemplo: a idolatria egípcia.
b) “e atentou Deus para os filhos de Israel” quando o texto utiliza a termologia que atentou, refere que a ação de Deus em atentar para os israelitas correspondia a reparar, observar, prestar atenção, refletir e até mesmo ficar atento nas consequências do clamor dos israelitas, isto é, se os mesmo tinham se arrependido dos seus pecados e se de fato teriam voltado para Deus.
c) “e conheceu – os Deus” ao atentar para os filhos de Israel Deus os conheceu e visualizou no povo o arrependimento e o sofrimento.
Conforme Dt 16.1-4:
A páscoa deveria ser realizada no mês de abibe, pois foi em abibe que Deus tinha tirado a nação de Israel do Egito. Ofertas deveriam ser sacrificadas ao Senhor: ovelhas e vacas. Não poderia comer levedado. Comeria pães asmos. E não poderia consumir fermento durante sete dias.
Já conforme Êx 12 na instituição da primeira páscoa aparece as ervas amargosas (v.8), que outorgam lembranças de dias amargos, ou seja, da escravidão no Egito.
II – A CELEBRAÇÃO DA ÚLTIMA CEIA
1- A preparação.
2- A celebração e substituição.
Comentário:
Está escrito na revista: a páscoa judaica marcou a libertação do sofrimento do cativeiro egípcio, agora Jesus, através do seu sofrimento, libertaria a humanidade da escravidão do pecado.
Deus atenta para os filhos de Israel (Êx 2. 25) e levanta um libertador o qual foi guardado por um ato milagroso e no seu devido tempo chamado para agir conforme a sua vontade.
Da mesma maneira nos dias atuais, Deus continua agindo em prol do seu povo. As promessas de bênção ao serem prometidas são categoricamente cumpridas, pois Ele é o mesmo e não mudou e nem mudará (Hb 13.8). A entrada dos israelitas no Egito foi ato de Deus em proteger o seu povo, sendo assim também a saída deste povo foi ato de Deus em cumprir as suas promessas e proteger o seu povo.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre (Sl 121. 8), conforme o salmo acima citado, assim foi com o povo de Israel, pois quando a  nação entrou no Egito foi por um ato protetor de Deus para que a nação recém formada e que estava ainda em crescimento tivesse segurança, e após 430 anos Deus levanta Moisés para livrar e guiar o seu povo em direção a terra prometida. Portanto Deus guardou a entrada e a saída dos israelitas do Egito.
Assim, como Deus ouviu o clamor dos israelitas estar atento para o clamor da sua igreja. A nação israelita tinha como missão centrípeta mostrar as nações do mundo quem era de fato o Deus de Abraão, Jacó e Isaque. Israel foi liberto da escravidão do Egito. Para a igreja é outorgada a missão de propagar a mensagem de vida e salvação na pessoa de Jesus. Ao ministério de propagação do evangelho façamos com oração para que Deus liberte os escravos do pecado.
III – OS ELEMENTOS DA ÚLTIMA CEIA
1- O vinho.
2- O pão.
Comentário:
O Vinho representa o sangue do Senhor Jesus, logo é o símbolo da Nova Aliança.
Já o pão representa o corpo de Jesus, simbolizando a entrega de Cristo por nós, outorgando-nos uma Nova vida.
Resumo:
A Ceia é obrigatória
A= É ordenada por Cristo (1 Co 11. 23-26)
B= Observada pela Igreja Primitiva (At 2. 42; 20.11)
Santa Ceia é um memorial (1 Co 11. 26)
Santa Ceia é um anuncio profético (1 Co 11. 26)
Como Participar da Santa Ceia
A= de maneira digna (1 Co 11.27)
B= sem julgamentos (1 Co 11. 31)
C= em ordem (1 Co 11. 33)

Nenhum comentário:

Postar um comentário