Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Quem ama a sua Família Extensiva, ama-se a si mesmo

Texto: Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande.

Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos. Assim, os consolou e falou segundo o coração deles (Gênesis 50.20,21).
A família extensiva é aquela que se estende em proporção numérica. Inicia-se com a família nuclear que se torna receptiva para com outros membros. Os filhos crescem e casam, somando à família o genro e a nora. Dos filhos vêm os netos, vêm os primos, e assim, a família vai aumentando proporcionalmente.
No contexto Bíblico um bom exemplo de família extensiva é a de José. Entraram no Egito 70 pessoas (Gn 46.27; At 7.14) e após 430 anos saíram 600 mil homens (Êx 12.37). A família nuclear de Jacó cresceu para cumprir a Palavra do Senhor ao patriarca Abraão (Gn 15.5).
Panorama da vida de José
O patriarca José é notável na Bíblia Sagrada por sua inteligência e sabedoria (Gn 41. 39) e por possuir o Espírito de Deus (Gn 41.38).
1- José e a confirmação da Promessa. Anterior ao nascimento de Isaque Deus tinha falado a Abrão que sua descendência serviria a um povo em cuja terra seria peregrina por quatrocentos anos (Gn 15.13) e José foi enquadrado no cumprimento desta profecia.
Conforme a última e mais extensa história de Gênesis, a de José, este personagem é um elo importantíssimo entre a promessa e o cumprimento.
2- José é lançado na cova. José foi lançado na cova (Gn 37. 24), por três motivos.
Primeiro motivo, os irmãos de José o lançaram na cova por que José tinha sonhos (Gn 37. 5-11), no contexto atual muitos são jogados na cova por possuírem sonhos.
Segundo motivo, José era amado de seu pai e isto provocava a seus irmãos (Gn 37. 3).
E como terceiro motivo, José tinha promessa de Deus. E Deus escolheu a pessoa de José para livrar ao povo de Israel de um período de crise.
3- Na obediência Deus outorga conquista. José foi por Faraó respeitado e admirado e por isso recebeu nome de Zafenate-Panéia, que provavelmente significa Deus fala e Deus vive (Gn 41.45), logo, por ser obediente a Deus o patriarca José foi exaltado.
Quem ama a família extensiva
Com base na ação de José para com os seus irmãos, quatro atitudes se tornam notáveis, e elas são; reconhecimento das limitações dos membros da família, reconhecimento do plano de Deus para com a família, ação provedora e a ação consoladora.
1- Reconhecimento das limitações. Não há perfeição no ser humano. Não há família perfeita. O que se torna possível é a existência de famílias que sejam felizes.
Os irmãos de José intentaram o mal, porém o servo de Deus não deixou com que as ações maléficas de seus irmãos atrapalhassem as ações de quem de fato ama a sua família. Pois, reconhecer é perdoar as limitações do outro e somar com atitudes promissoras de bênçãos.
A falta de perdão é maléfica para a alma, logo a ausência do perdão deve ser evitada. É notável a existência de doenças psicossomática no seio da sociedade, estas são enfermidades orgânicas com causa psicológica, como por exemplo:
Pele – irritação, alergias, coceiras, vermelhidão.
Estômago – má digestão, enjoos, vômitos, azia.
Intestino – diarreia.
Garganta – Irritação, tosse, dificuldade para respirar, dor e inflamação.
Sistema imunológico - gripe, herpes, etc.
Cabeça - dores, enxaqueca.
Sendo que algumas destas doenças estão relacionadas com a ausência do perdão.
2- Reconhecimento do plano Divino. Além do perdão outorgado aos seus irmãos, percebe-se que José também tinha como conhecimento, que a ocorrência dos fatos tinham sido conforme a vontade de Deus.
É necessário que o servo de Deus saiba reconhecer o plano do Senhor para com a família extensiva, pois quem ama sua família perdoa.
3- Ação provedora. O objetivo de Deus em prosperar os seus servos fiéis é para que haja manutenção do lar, também para que ocorra a obra evangelizadora, e para que haja auxílio aos necessitados. 
Conforme o texto de Gênesis 50.20, percebe-se que os irmãos de José necessitavam do seu apoio em todos os sentidos. Pois, quem ama a sua família extensiva sustenta os necessitados.
4- Ação consoladora. As palavras de José foram consolo para os seus irmãos. Na socialização familiar é necessário que haja consolo para aqueles que necessitam. Assim fez José para com os seus irmãos ao dizer: agora, pois não temais. O consolo se inicia com uma palavra descritiva e se conclui com uma ação.

Por amar aos seus irmãos, o patriarca José reconheceu as limitações dos seus familiares, reconheceu o plano divino, sustentou e consolou os membros da sua família. Por amar a família extensiva, cabe a cada componente da mesma, amar o seu próximo. Pois, quem ama a sua família extensiva, ama-se a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário