Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: chamado para liderar


Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: chamado para liderar
Texto: E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez (Êxodo 18.21).
A leitura dos livros que compõe o Pentateuco permite ao leitor da Escritura Sagrada, a aprendizagem necessária a respeito da liderança. Liderança corresponde ao ato de conduzir alguém a um lugar. E no Pentateuco a vários exemplos do ato de conduzir o outro a um lugar. Porém, o ponto máximo no que corresponde a este tema, se encontra no Êxodo, principalmente no instante em que Jetro aconselha o seu genro Moisés.
No encontro de Jetro com Moisés, quatro lições são extraídas para que nos dias hodiernos, ocorra da parte dos líderes uma liderança que agrade a Deus.
Líderes possuem Mentores
Mentores são referências pessoais, logo são exemplos para outros. Moisés tinha como referência o seu sogro Jetro. Descendente de Midiã, um dos filhos de Abraão com Quetura. O nome Jetro deriva do hebraico e significa excelência.
Os mentores são líderes que se destacam e como exemplo, Jetro mentor de Moisés, Moisés mentor de Josué.
São mestres do ensino da Palavra e como exemplo, Paulo mentor de Timóteo.
Porém, a referência para todo líder deverá ser o Senhor Jesus Cristo, pois em tudo Ele foi tentado, mas em data pecou (Hb 4.15), e sobre Ele escreveu Paulo:
Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo (1 Co 11.1).
Os mentores passam a ser exemplo do palmilhar cristão. Pois, os mesmos por meio dos seus ensinos expressam para aqueles que são motivados a chegarem a pontos mais distintos da liderança. Jetro foi sacerdote, já Moisés, foi líder de mais de três milhões de judeus no deserto, por um período de quarenta anos.
Líderes e a palavra OPA
No contexto administrativo a palavra opa, transmite o seguinte significado: observação, percepção e atenção. Líderes que se tornam referência para as novas gerações se destacam pela sabedoria expressa, sendo que a origem de tal sabedoria é determinada pela observação que para Salomão em seus escritos a observação corresponde a tudo que foi criado por Deus, assim como observar as ações do próprio Deus. A sabedoria também é obtida pela percepção, isto é, por meio da aprendizagem alcançada pela ação direta dos sentidos. E por fim, a sabedoria na vida do líder torna-se notória com a atenção que o indivíduo possui para com os outros que estão em seu entorno.
  Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? (Êxodo 18.14).
Jetro, atendo observou a ação de Moisés, que não era edificante para com os liderados. A observação foi gerada pelo sentido da visão, vendo, e a atenção veio no conselho a Moisés, não é bom o que fazes (Êxodo 18.18b).
Líderes escutam
Jetro aconselha a Moisés e este por sua vez escuta as palavras de seu sogro e mais ainda, as põe em prática (Êxodo 18.24).
Moisés parava para escutar o povo. Moisés parou para escutar os conselhos de seu sogro Jetro. Líderes que não escutam estão destinados ao fracasso.
Com Moisés se aprende que é necessário escutar tanto aos liderados, assim como aos líderes.
A boa comunicação se notabiliza na facilidade das pessoas em ouvir e a competência que não poderá faltar em todos os líderes é a facilidade para ouvir.
Líderes distribuem tarefas
Homens foram separados para conduzir o povo de Israel no deserto como auxiliares de Moisés. Porém, sobre alguns estavam o limite de mil, outros cem, outros cinquenta e outros dez.
A aprendizagem que se absorve corresponde ao limite de cada líder. Alguns com habilidades maiores irão liderar mil ou mais de mil, já outros irão liderar uma quantidade menor, porém ambos estarão agradando a Deus em conduzir pessoas a um lugar seguro.
Porém, antes de escolher os líderes dos grupos, Moisés deveria analisar se estes eram:
1- Capazes. Deus chama e Deus capacita os chamados, porém, é necessário que cada pessoa se prepare para fazer aquilo que Deus o nomeou.
2- Tementes a Deus. O temor ao Senhor é o princípio de toda sabedoria (Pv 9.10).
3- Homens de verdade. Isto é, não entregues a mentira.
4- Que aborreçam a avareza. Ou seja, que tenha um apego exagerado ao dinheiro.
Portanto, a estes os líderes nos dias hodiernos distribuem tarefas tendo como foco o crescimento do Reino de Deus na terra.
Palavra Final
Por fim, homens e mulheres são chamados por Deus, para que o nome do Senhor seja glorificado e para que pessoas sejam salvas e edificadas. Portanto, o cristão não poderá esquecer que Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: chamado para liderar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário