Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Subsídio para as aulas da EBD – Caim era do maligno


Subsídio para as aulas da EBD – Caim era do maligno
A verdade prática é categórica em afirmar que quem ama de verdade não se deixa dominar nem pela inveja nem pelo ódio.
Inveja e ódio, dois elementos que se concretizam na destruição e são frutos de um coração que não teme a Deus.
I – CAIM, SEGUIDOR DE SATANÁS
Segundo uma tradição judaica Adão e Eva tiveram 60 filhos, 33 homens e 27 mulheres. Sendo que Caim foi o filho mais velho, cujo nome significa aquisição.
Seguem-se algumas características pessoais de Caim. Caim desenvolveu a atividade econômica liga a agricultura, pois foi lavrador da terra (Gn 4. 2). Na leitura do livro de Gênesis nota-se que as qualidades pessoais de Caim são reveladas das seguintes maneiras:
Primeiro, o primogênito de Adão e Eva, não foi íntegro na doação da oferta, pois o texto Bíblico descreve que Deus atentou para a oferta de Abel (Gn 4.3,4).
Segundo, Caim deixou ser guiado pela ira (Gn 4.5).
E terceiro Caim não teve controle próprio, pois arquitetou e executou a morte do seu irmão tornando-se o primeiro assassino na história da humanidade.
II – O CULTO DE CAIM
Conforme Gn 4.5 Deus não atentou para Caim e nem para a sua oferta. Portanto, a primeira coisa a se observar é que Deus rejeitou a Caim, o ofertante e depois que o ofertante foi rejeitado veio à rejeição da oferta.
Após ter a oferta rejeitada, Caim irou-se e teve o semblante descaído. De início o culto de Caim que não passava de uma formalidade religiosa (caso assim possa ser chamado) ou de uma obrigação, criou-se um mal estar que deu origem ao primeiro homicídio da história.
O líder cristão, assim como todos os oficiais de Deus, deverá tomar cuidar para deixar de ser adorador e torna-se um profissional religioso. Isto é, realizar mais pela obrigação do que pelo fato de ser adorador.
Pois, o cristão:
Adora a Deus quando prega.
Adora a Deus quando canta.
Adora a Deus quando evangeliza.
Adora a Deus quando visita.
Adora a Deus quando oferta.
Adora a Deus quando ministra ensino.
Portanto, a ação do cristão não poderá torna-se uma obrigação, mas deverá continuar sendo adoração ao Senhor, sendo esta em espírito e em verdade.
O indivíduo irado e com ódio pecará até mesmo no momento do culto. Logo, o pecado mesmo presente poderá ser controlado se este for o desejo do indivíduo.
III – CAIM NÃO GUARDOU O SEU IRMÃO
Por fim, Caim matou o seu irmão. E ao ser indago por Deus onde estava Abel, agravou mais ainda o pecado mentindo para Deus.
O maior problema após o culto em que Caim foi rejeitado se define na manutenção do sentimento pecaminoso. Com José percebe-se que após a rejeição haverá sempre a aceitação. Porém, Caim não teve a paciência e nem a dedicação para reverter os fatos.
O que deixa os leitores da bíblia com uma interrogação no que corresponde a vida de Caim está na marca do crime, e pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse (Gn 4.15b).
O contexto é claro no objetivo do sinal, para que ninguém ferisse a Caim. Porém, o que se interroga é como era o sinal. Portanto, sobre isto não há definição específica, mas o que se percebe é que Deus é misericordioso até mesmo em sua santa ira.
Palavra sobre adoração
O Senhor procura por verdadeiros adoradores
Quando Jesus anunciou o evangelho à mulher Samaritana e a mesma o interrogou sobre o lugar certo para a realização da adoração a Deus, Jesus nas suas palavras descreveu que Deus procura aqueles que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4. 23). Já no Salmo 101 está escrito, os olhos do Senhor procurarão os fiéis da terra, para que estejam com Ele. Logo, uma pessoa fiel adora o Senhor em espírito e em verdade e a tais pessoas Deus está à procura. Deus procura por adoradores e por pessoas fiéis.
Características da verdadeira adoração. A verdadeira adoração é realizada em espírito e em verdade (Jo 4.23). O termo em espírito indica o nível em que a adoração é realizada. Enquanto, o termo em verdade corresponde à sinceridade exercida no momento da adoração, pois a verdade é a característica de Deus encarnada na pessoa de Jesus.  A adoração não poderá ser realizada carnalmente, deverá ser em espírito, pois corresponde ao momento em que o cristão apresenta o corpo morto para o pecado e sendo o corpo agora templo do Espírito Santo. O corpo deverá ser apresentado em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1).
Características do verdadeiro adorador. Deus procura por verdadeiros adoradores, portanto os autênticos adoradores deverão possuir as seguintes características:
a) o verdadeiro adorador tem uma vida de oração. A oração é o diálogo realizado entre o cristão e Deus, e de fato na oração há o exercício da gratidão a Deus pelos seus feitos.
b) o verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho. É reconhecido pelos outros pelo temor ao Senhor e como homem ou mulher de Deus.
c) o verdadeiro adorador é conhecedor da Palavra de Deus. A Bíblia é a palavra de Deus e a adoração é um ato de gratidão a Deus, portanto o verdadeiro adorador deverá conhecer a Palavra de Deus.
d) o verdadeiro adorador busca a excelência na adoração.  Em tudo que o cristão realiza busca agradar a Deus e assim fazendo está buscando a excelência na adoração.
e) o verdadeiro adorador abandona o pecado. Viver em pecado é viver longe da presença de Deus e não ter a adoração reconhecida por Deus, pois o pecado afasta o cristão da presença do Senhor.
f) o verdadeiro adorador não escolhe o lugar para adorar a Deus. O verdadeiro adorador sabe que a adoração não está relacionada ao lugar, mas está relacionada ao nível e a característica da adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário