Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Subsídio para as aulas da EBD – A Queda da Raça Humana


Subsídio para as aulas da EBD – A Queda da Raça Humana
O homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus. Antes do pecado o homem gozava de privilégios como obter alimentos de todas as árvores (Gn 3.18), o trabalho não era penoso (Gn 3.19) e pela viração do dia conversava com Deus (Gn 3.8).
O pacto adâmico tinha como promessa a vida eterna, como condição a obediência e como pena a morte. A aliança de Deus era com Adão e não com Eva, por isso, os olhos de ambos foram abertos somente após a desobediência de Adão (Gn 3. 7).
Pelo pecado de Adão a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Rm 6.12). A desobediência de Adão permitiu que a morte reinasse até mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão (Rm 6.14).
No período Antediluviano as consequências do pecado são nítidas. Se no capítulo três de Gênesis a descrição Bíblica trata – se da origem do pecado o capítulo quatro trata - se das consequências do pecado. No capítulo quatro há o registro do primeiro homicídio, onde que Caim mata o seu irmão Abel, e há citação de Naamá (Gn 4. 22) que para alguns estudiosos o nome citado desta personagem corresponde a origem da prostituição, ou seja, Naamá foi a primeira prostituta no contexto histórico da humanidade.
I – O PARAÍSO NO ÉDEN
A missão de Adão era tripla: governar a Terra, cultivar o solo e guardar o jardim do Éden. A palavra Éden, deriva do hebraico e significa deleite, e este foi o primeiro habitat do homem. Logo, no Éden deveria Adão desenvolver a sua missão. Sabendo que Adão era homem por Deus dotado com habilidades. Tais habilidades outorgavam ao primeiro homem a capacidade intelectual, a de saber discernir entre o bem e o mal. Porém, faltou a sabedoria a Adão.
Para chegar à sabedoria todo indivíduo necessitará passar por dois processos iniciais, que são: a informação e o conhecimento.
Informação + conhecimento = sabedoria.
Deus outorgou a informação, do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerei, Adão tinha o conhecimento, porém não soube discernir.
II – A TENTAÇÃO NO PARAÍSO
O ato pecaminoso de Adão outorgou à humanidade três heranças: a morte, a culpa e a corrupção. A morte para ser consumada é posterior à enfermidade ou a um desastre. As doenças são descrições informativas da existência do pecado original. O pecado original corresponde com a transgressão de Adão à Palavra do Senhor (Gn 3.16-19).
Duas perguntas surgem para início de conversa no presente tópico.
Qual a origem da tentação?
Por que o justo sofre?
Para Tiago nenhuma tentação é proveniente de Deus (Tg 1.13) e o sofrimento do justo está associado com a desobediência de Adão no Jardim do Éden, pois todos pecaram e distanciaram de Deus (Rm 5.12).
Para a maioria dos cristãos a tentação é apenas diabólica, porém, é notório que Tiago não enfatiza a origem da tentação à Satanás, mas expõe com clareza o indivíduo como fonte, isto é, pela própria concupiscência.
Os servos de Deus deverão fugir de três terríveis inimigos que tem levado muitos a serem vencidos pela tentação.
Eles são: o dinheiro, o orgulho e as questões sexuais.
O dinheiro é um bom servo, porém, é um péssimo patrão (1 Tm 6.10). Já o orgulho corresponde com o sentimento de superioridade e de independência. Enquanto, que o sexo tem se tornado um problema enorme no seio da sociedade. O sexo após o casamento e entre o casal não é uma maldição, mas uma benção do Senhor, porém quando ocorrido fora da instituição acima citada transforma se em um terrível mal.
Para vencer a tentação o cristão deverá ser dependente de Deus, desenvolver uma vida de oração, prática constante da fé e conhecer a Palavra do Senhor (Jo 17.17).
III – O JUÍZO DE DEUS
Observe as consequências do pecado:
Para a serpente. A serpente passou a comer do pó da terra (Gn 3.14). Texto bíblico que permite entender que a serpente era um animal normal aos demais com a presença dos membros inferiores e superiores.
Para a mulher. Sofreria com a maternidade e se tornaria submissa ao marido.
Para o homem. A culpa pela entrada do pecado no mundo o que torno a terra maldita, a perca do cumprimento da promessa da vida sem o sofrimento da morte e trabalho doloroso.
Porém, mesmo com a queda do homem, Deus não abandonou a humanidade. Pois, no momento em que dialogava com o primeiro casal após a queda, Deus fez a seguinte promessa: nascerá um que pisará na cabeça da serpente. Para o cumprimento desta promessa Deus teve como auxílio inúmeras mulheres, e entre elas Eva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário