Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Subsídio para as aulas da EBD – E Deus os criou Homem e Mulher


Subsídio para as aulas da EBD – E Deus os criou Homem e Mulher
O versículo do texto áureo permite a seguinte compreensão:
Ø    O primeiro mandamento (cultural) foi naturalmente obedecido.
Ø    E a vontade de Deus aos homens no que concerne a habitação foi concretizada.
Portanto, o ser humano foi criado para amar e glorificar a Deus.
I – COMO O HOMEM FOI CRIADO
O homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus, fato que ocorreu no sexto dia da criação. As ciências humanas proporcionam inúmeras definições a respeito do homem. Por exemplo, a filosofia e em especial o filósofo Aristóteles afirmava que o homem é um ser pensante, político e social. Porém, a Bíblia é a única fonte segura para a compreensão exata do ser humano.
Homem criado por Deus. Há teorias que inventam por modismo científico relatos que diferem da Escritura Sagrada no que concerne à criação do Homem. A teoria da evolução é a mais defendida pelos críticos do cristianismo, porém, a Bíblia indica com clareza que o primeiro homem e a primeira mulher foram criados à imagem de Deus, no princípio da criação (Mc 10.6), e não formados no decurso de milhões de anos de processos macroevolucionários (HORTON, 2003, p. 244).
Já para Bancroft (2006, p.205):
Não existe qualquer evidência digna de confiança de que o homem veio de baixo, como produto das forças ou potências da vida do universo material. Por outro lado, há poderosa evidência de que sua origem foi do alto, mediante o poder de Deus demonstrado na criação. A ocorrência da palavra hebraica “bara”, que significa criar, nessa conexão, mostra a separação absoluta entre a humanidade e o reino animal.
Conclui-se que o homem foi:
Criado perfeito.
Criado imortal.
E tinha como missão: governar a terra (isto é, governo geral, abrangendo o reino animal, vegetal...), cultivar o solo, guardar o jardim e adorar a Deus.
II – A CRIAÇÃO DA MULHER
A criação da mulher veio a ser o complemento da felicidade do homem, pois o homem seria um ser solitário. E não teria como multiplicar e encher a Deus.
Duas conclusões são retiradas: primeira, a solidão limita a felicidade; e, segunda, a solidão neste contexto não permite a propagação da espécie.
Com base em Eva (esposa perfeita criada por Deus), percebe-se que há diversos tipos de esposas. Entre os vários tipos de esposas, seguem-se alguns exemplos:
Nervosa: vive gritando, não sabe escutar e nem conhece o momento ideal de falar.
Fofoqueira: é conhecedora da vida de todos e é conhecida como o veículo móvel de comunicação da vizinhança por espalhar boatos.
Ciumenta: não confia no esposo e possui ciúmes de todos que aproxima do seu cônjuge.
Preguiçosa: não faz nada ou pouco dos deveres cabíveis a sua pessoa.
Ideal: é fiel, firme, prudente, piedosa, amorosa, submissa e além de tudo conhece a Deus. Aqui está o exemplo de mulher virtuosa que é admirada.
III – A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO
Monogamia corresponde ao processo social de união entre um homem e uma mulher. Já bigamia, é o desenrolar social da junção de um homem com duas mulheres.
Poligamia
Exemplo
Passagem bíblica
Consequências
Lameque
Gn 4.19
Invejas, intrigas, brigas e amargura.
Esaú
Gn 26.34,35
Elcana
1 Sm 1.4-8
Abraão
Gn 16

O circulo da vida corresponde ao nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer. Como haverá crescimento populacional se houver união entre pessoas do mesmo sexo? A bíblia define o pecado como tudo aquilo que separa o homem de Deus e também cita meios pelo qual o pecado é desenvolvido, e também é praticado.  Adultério, prostituição, fornicação e homossexualismo são práticas condenadas por Deus (Lv 18.22; Rm 1.26).
Os valores familiares sofrem ataques espirituais que provocam a violência no seio da família e cria uma contra cultura aos princípios de Deus para o lar cristão.
Os termos “uma só carne” indica que na união de um homem e uma mulher há de fato uma junção de culturas e de sentimentos que serão vividos em uma nova roupagem a roupagem do amor. Não haverá duas culturas e não serão dois sentimentos. Será de fato e na prática uma única carne.
Porém, nos dias modernos nota-se como a separação tem se multiplicado.
Divórcio
Causas
Consequências
Orgulho, infidelidade, ausência de amor, meios de comunicação e ausência de harmonia.
 
Os resultados de um relacionamento fracassado.
 

Para citação e debate no terceiro tópico: Cinco meios para um relacionamento fortalecido
Primeiro: Deus deverá estar presente no relacionamento.
Segundo: O trabalho de cada um deverá ser adequado à família.
Terceiro: Momentos para o diálogo deverá ser desenvolvido dia a dia.
Quarto: O culto doméstico deverá desenvolvido constantemente.
Quinto: A fidelidade deverá ser mantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário