Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Subsídio para as aulas da EBD – O Impiedoso mundo de Lameque


Subsídio para as aulas da EBD – O Impiedoso mundo de Lameque
A verdade prática é categórica em afirmar que o mundo de Lameque em nada difere do nosso; resistindo à glória de Deus, entregaram-se à devassidão, à violência e à resistência ao Espírito Santo.
Logo, assim como nos dias atuais há violência e resistência à glória de Deus, nos dias de Lameque existia a mesma coisa. O nome Lameque significa moço forte e foi este o primeiro polígamo.
I – UM MUNDO AINDA MARAVILHOSO
Ao ler que no início os homens vivam até mais do que 900 anos, percebe-se que existia naquele período um sistema de saúde que era perfeito, assim como a tecnologia era avançada.
Há uma contradição entre a cronologia Bíblica e cronologia científica, porém, percebe-se que a Bíblia traz informações importantíssimas como ao citar que Tubalcaim começou a dedicar-se à metalurgia, Jabal começou a dedicar-se, e deixou um legado no ramo da pecuária, Jubal começou a dedicar-se à atividade artística, o cântico (Gn 4.20-22).
Havia também naquele período fartura de pão, pois o segundo decreto de Deus é a providência. Deus outorgou ao homem no período antediluviano o que lhe era necessário.
Após a leitura: “e foram todos os dias de Metusalém novecentos e sessenta e nove anos; e morreu” (Gn 5. 27) surge da parte de muitos a seguinte pergunta: como isto é possível? No período antediluviano não há registro de chuvas, pois neste período os dias tinham a semelhança dos dias nublados de hoje, sem a forte influência do sol. O sol é fundamental para a vida na terra, porém a exposição extrema do mesmo causa nas pessoas o envelhecimento precoce.
 Portanto, os 969 anos de Metusalém está associado ao fator climático da época.
II – UM MUNDO TOTALMENTE DEPRAVADO
Após a desobediência de Adão a humanidade recebeu como herança do pecado; a morte, a culpa e a corrupção.
A corrupção nos estudos antropológicos significa depravação ou degeneração. A corrupção da natureza humana é descrita pela depravação total e pela incapacidade total. A depravação total indica que toda parte da natureza humana foi afetada pela transgressão, logo, o coração do homem é perverso. Já a incapacidade total enfatiza que o homem em si é incapaz de fazer qualquer bem espiritual.
A depravação se nota na devassidão do sexo, na violência e na resistência à graça de Deus.
O sexo torna-se pecado quando o mesmo não ocorre conforme a Palavra de Deus, pois no casamento e pós o casamento o sexo é uma bênção e não uma maldição.
Naamá filha de Lameque é citada em Gn 4.22, o que para os especialistas em interpretação Bíblica, esta citação indica que Naamá foi a primeira prostituta da história.
Portanto, os descendentes de Sete casaram com os descendentes de Caim, união que deu origem os gigantes na terra. Esta união não era por Deus aceita. O Espírito de Deus instruiu os homens do período a não afastarem de Deus (Gn 6.3), porém os mesmos resistiram ao Espírito Santo.
III – UM MUNDO CONDENADO À DESTRUIÇÃO
A pregação de Noé tornou-se marcante não apenas para o seu período, pois:
Ø  Teve a duração de 120 anos.
Ø  Noé pregou com a voz.
Ø  Noé pregou com as obras.
Logo, três lições são retiradas do pregador Noé: não importante o tempo que seja gasto para ganhar almas para Reino de Cristo, a pregação deverá ser realizada através de palavras ditas e através de obras praticadas.
Porém, mesmo com a duração em anos da mensagem de Noé, apenas ele e sua família entraram na arca, isto porque aquela geração estava corrompida. Logo, assim como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do Homem, portanto, é necessário que a Igreja pregue o Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário