Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Sacerdote


Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Sacerdote
Texto: Então respondeu Eli e disse: vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste (1 Sm 1.17).
O apóstolo Paulo instrui o jovem Timóteo a respeito da oração (1 Tm 2.1-8) utilizando quatro termos para a compreensão do valor da oração em apenas um versículo (v.1). Deprecações, isto é, súplicas em favor da necessidade pessoal. Orações, ou seja, diálogo ou preces. Intercessões sugere aproximar-se com confiança. E por último, ações de graças, isto é, uma atitude de louvor a Deus por todos os feitos para com os teus.
A presente narrativa (1 Sm 1), faz contraste entre um sacerdote e uma esposa triste por não ter filho. Ana desenvolveu ações sacerdotais, pois ela realizou deprecações para suprir as suas necessidades. Já o sacerdote Eli em sua palavra outorgou bênçãos à pessoa de Ana.
Atribuições do sacerdote
No Antigo Testamento o homem deveria aproximar se de Deus através de um sacrifício e manter-se junto de Deus por meio da intercessão. O sacerdote era responsável pelo sacrifício e também pela intercessão. Logo, o sacerdote era o elo entre o homem e Deus. Ao contrário do profeta que era o elo entre Deus e o homem.
1- Sacrifício.  A principal função que vem a nossa mente do sacerdote é o sacrifício. Pois, o sacerdote tinha como principal função a de sacrificar, ou seja, oferecer vítimas a Deus. Porém, o sacrifício era incompleto, pois o sacerdote se apresentava constantemente perante Deus com sacrifícios.
No dia dez do sétimo mês, no contexto histórico da nação israelita no Antigo Testamento o sumo sacerdote tinha a oportunidade de entrar no Santo dos Santos para interceder por meio do sacrifício o perdão para com o povo (Êx 30.10, Hb 9.7, Lv 16).
2- Intercessão. Se a principal função de um sacerdote era o sacrifício. A ideia fundamental do sacerdote era a de um mediador entre o homem e Deus. Isto é, o sacerdote levava a Deus as necessidades dos homens e por meio de orações colocava o indivíduo diante de Deus. O homem chegava-se a Deus por meio de um sacrifício e se mantinham diante de Deus por meio da oração. Tanto o sacrifício e a intercessão cabiam ao sacerdote e por meio de tais ações o indivíduo aproximava-se de Deus.
Por meio do sacrifico Deus perdoava o indivíduo e pela intercessão Deus santificava o indivíduo. Seria hoje a conversão que é à saída do homem do mundo e também seria a santificação que é à saída do mundo de dentro do cristão. Logo, o perdão do pecado do povo era realizado por meio do sacrifício e por meio da intercessão.
Orações que não são respondidas
Porém, há muitas orações que não são atendidas pelas seguintes verdades:
a) Orações que são feitas com palavras repetitivas e vazias.
b) Orações que são feitas com corações ambiciosos. “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.3).
c) Orações que são feitas com amargura no coração por alguém. “Quando estiverdes orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas” (Mc 11.25-26).
Orações que são respondidas
Porém, há muitas orações que são atendidas pelas seguintes verdades:
a) Orações que são feitas segundo a vontade de Deus. “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” (1 Jo 5.14).
b) Orações que são feitas em nome de Jesus. “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.” (Jo 14.13,14).
c) Orações que são feitas enquanto há plena comunhão entre cristão com Deus e com a palavra. “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7).
Palavra Final
Sacerdotes são homens e mulheres que dedicaram suas vidas para exercerem um ministério sólido e perfeito. Porém, o sacerdócio perfeito e superior foi exercido pelo Senhor Jesus para que a igreja passasse a ser o representante direto dEle com a responsabilidade de pregar, ensinar e interceder por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário