Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Bênção para as nações


Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Bênção para as nações
Texto: E será que, se ouvirdes a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus. (Dt 28. 1,2).
Do monte Gerizim Deus outorgaria bênçãos aos israelitas. Gerizim é uma palavra de origem hebraica que significa terra estéril. Porém, para que houvesse a concretização da bênção Divina era necessário que o povo se atentasse para as condições definidas por Deus. E ao serem fiéis ao que Deus tinha condicionado o povo desfrutaria toda sorte de bênção.
As condições
Duas são as condições citadas por Moisés que conferiria a convalidação da promessa de bênção; o ouvir a voz do Senhor e o cuidado em guardar os mandamentos.
1- Ouvir a voz do Senhor. O termo ouvir não corresponde apenas ao fato de escutar sem outorgar atenção, mas corresponde com o ouvir com atenção, ou seja, pronto para mudar de atitudes.
A voz do Senhor é proferida pelos santos profetas. E é pregada pelos mais dignos pregadores. Logo, é de responsabilidade de cada cristão, assim como seria de responsabilidade dos israelitas, ouvir e praticar a Palavra de Deus.
2- O cuidado em guardar os mandamentos. Os mandamentos são entendidos em duas divisões básicas; o relacionamento com Deus e o relacionamento com o próximo.
No que corresponde ao relacionamento com Deus, três condições são inseridas:
Primeira condição, os israelitas deveriam amar a Deus acima de todas as coisas (amar abrange ações como a adoração).
Segunda condição, não comparar deuses fictícios ao Senhor.
E, terceira, não tomar o nome do Senhor em vão.
Já no que corresponde ao próximo os israelitas deveriam amar, sendo que este amor iniciaria na própria casa, ou seja, no seguinte fato honrar pai e mãe.
Portanto, se os israelitas guardassem os mandamentos outorgados por Deus, os mesmos desfrutariam de toda sorte de bênção.
A abrangência da Bênção Divina
A benevolência do Senhor se expressaria em todos os domínios da vida: na cidade e no campo, na descendência do homem e dos animais, na preparação da alimentação, nas viagens, nos conflitos e em celeiros fartos.
1- Abençoado na cidade e no campo. Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo (v.3). Habilidades para o trabalho no campo, assim como em atividades na zona urbana são outorgados por Deus. Logo, Deus é quem prospera toda atividade desenvolvida por aqueles que são obedientes à sua Palavra.
2- Abençoado em sua descendência e na descendência dos animais. Portanto, não haveria ser estéril no meio dos israelitas. Pois, Deus abriria a madre da mulher outorgando-lhe filhos, abriria a madre das ovelhas, assim como dos animais, outorgando-lhe multiplicação dos bens, e por fim, a terra não seria estéril.
3- Abençoado no preparo dos alimentos. Deus em qualquer circunstância retiraria a morte da panela, assim como concretizaria o milagre da multiplicação (2 Rs 4.40,41; Mt 14.17,21).
4- Abençoado nas viagens. As viagens são sempre lembradas com os desafios inerentes à mesma, como por exemplo: os acidentes e os furtos. Logo, os israelitas seriam abençoados, pois Deus outorgaria proteção, não permitindo furtos, fato social que era constante naquele período.
5- Abençoado em meios aos conflitos. Sociologicamente conflito tem como significado luta inconsciente. Porém, conforme o texto o conflito aqui presente corresponde com algo consciente, isto é, armadilha e ciladas, mas se por um caminho os inimigos saírem contra o cristão, por sete eles terão que fugir (v.7).
6- Abençoado com celeiros fartos. O versículo 8, enfatiza duas fontes de riqueza; o trabalho é a primeira fonte de riqueza, e em tudo que puseres a tua mão, e a segunda fonte é a terra, e te abençoará na terra que te der o Senhor. Logo, não haveria falta de mantimento, pois Deus possibilitaria o trabalho e o fruto da terra para os obedientes aos seus mandamentos.
Palavra Final
Para que as bênçãos do Senhor os acompanhassem os israelitas não deveriam desviar nem para direita e nem para a esquerda e as bênçãos se concretizaria no fato em que Deus abriria o bom tesouro para dar chuva em seu tempo, em suma Deus tornaria o povo cabeça e não cauda, onde estes estariam por cima e não por baixo, emprestaria a muitos e não tomaria emprestados (Dt 28.12,13). Portanto, o cristão não poderá esquecer que eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: bênção para as nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário